ÚLTIMOS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Um Assombroso Caso Real

     Bernard sempre fora um pai e marido exemplar. Um amigo e companheiro daqueles que a gente sabe que pode contar sempre com ele.

     Pai de dois filhos, o menor Vitor, com bastante frequência, não resiste a companhia e aconchego da cama do pai e da mãe.



     Quando em uma manhã Bernard desperta, sente de imediato o filhinho embaixo do seu corpo e salta desesperado da cama. Olha para cama, encontrando Vitor inerte e com o rosto todo roxo, sem esboçar qualquer reação... por mais que Bernard tente estimular o filho, não acontece reação alguma e o pai grita pela esposa, caindo em prantos.

     Vilca, a esposa, chega rapidamente no quarto e encontra o marido inconsolável. Olha para cama... porém não entende o que está acontecendo:

- Amor, pelamordedeus o que houve??

    Em meio as lágrimas Bernard aponta para o Vitor e balbucia que matou o filho acidentalmente, com o peso do corpo, enquanto dormia...




- Olhe de novo! Foi só um pesadelo, ele está bem!

    Bernard olha novamente e mais uma vez encontra o corpinho do filho sem vida. O rosto escuro pela asfixia. Cai em prantos novamente.

    A sequência de eventos se repete por algum tempo até que finalmente, enquanto Bernard está agachado em lágrimas ao pé da cama, sente uma pequena mãozinha tocar seu ombro. Vitor está de pé ao lado dele são e salvo.



    Esse caso aconteceu recentemente com um casal de amigos que não faziam idéia da existência das alucinações hipnagógicas. Já me referi algumas vezes a elas aqui no blog, mas essa história realmente me chocou. E fiz questão de trazer - com os nomes fictícios e autorização do casal.

    É um caso real que ilustra muito bem uma situação em que o corpo está desperto, mas o cérebro ainda está trabalhando em uma fase intermediária entre o sono e a vigília. O corpo está plenamente acordado, mas  a mente ainda está com certa sintonia de sono...

    Bernard comentou comigo: "Márlon, eu acho que agora faço alguma idéia, pelo menos uma amostra, do quanto deve ser difícil para uma mente esquizofrênica se desvencilhar de construtos mentais."

    Vale ressaltar que esse meu amigo não é praticante de sonhos lúcidos, nem mesmo tem grande interesse pelo tema. Muito menos estava tentando ficar consciente num sonho. A alucinação hipnagógica simplesmente pegou ele completamente desprevenido.

    Sobre a terminologia,  a denominação de alucinação hipnagógica pode ser usada para se referir tanto a alucinação hipnopômpica(ao despertar) como a hipnagógica de fato(ao adormecer). Realmente existe essa classificação, mas a alucinação visual relacionada ao sono é denominada assim ou também, na psiquiatria de alucinação autoscópica.

    No próximo post, irei investigar de maneira aprofundada essas alucinações e também comentarei um caso que aconteceu comigo e outro que presenciei.

Fontes:


http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/ataques_de_sono_imprimir.html

http://www.boehringer-ingelheim.pt/songhanight/glocario/glos1.htm


http://pt.wikipedia.org/wiki/Alucina%C3%A7%C3%A3o

http://www.sonhoslucidos.com/2011/03/alucinacoes-hipnagogicas-hipnopompicas.html



20 comentários :

  1. Interessante hein..incrível como nosso cérebro é capaz de nos enganar.Essa noite eu sonhei que tive um SL, foi um sonho em que eu descobri que estava sonhando mas ao mesmo tempo não fiz nada do que faria caso realmente estivesse num sonho lúcido, e depois ainda tive um falso despertar em que perguntei pra mim mesmo se eu tinha acabado de ter um SL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk boa heim Carlos! Acho intrigante quando isso acontece. Tu lembra se estava com o sono atrasado das noites anteriores?

      Excluir
  2. Márlon, tenho um amigo que tem sonhos lucidos com uma certa frequencia, acho que a média dele é de 2 a 3 sonhos lucidos por semana, mas vez ou outra ele acorda com o seu corpo totalmente paralisado, apenas consegue mexer os olhos, e ele diz que quando isso aconteçe apareçe uns seres estranhos como que demonios para atormentalo, eu já disse a ele que isso é alucinação, mas ele diz que é tudo muito real e ele disse que certa vez apertaram tanto o seu braço que quando ele saiu da paralisia do sono o braço realmente estava doendo, é um pesadelo acordado que ele tem, acho tudo isso muito estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! E aí Carlos André!

      A paralisia do sono sim pode vir acompanhada das alucinações hipnagógicas. Talvez seja uma das combinações mais assombrosas para quem desconhece a natureza desses estados.

      Quando a paralisia é crônica, como parece ser o caso desse teu amigo, é recomendável procurar uma consulta médica especializada.

      Existem bons profissionais especializados e muitos laboratórios do sono. Os hormônios sintéticos também estão aí e penso que podem já ter desenvolvido algo bem interessante.

      Sobre acordar dolorido... a paralisia pode ter se desencadeado quando ele estava numa posição desconfortável e acordar com a dor seria inevitável. Sem falar na memória da dor...! O beliscão mais dolorido que já ganhei foi num sonho lúcido kkkkkkk

      Excluir
  3. Que horror! Imagina o desespero!?

    Sobre o comentario aqui em cima, paralisia do sono me da medo. Trauma pelo episodio com a minha mãe, eu comentei aqui uma vez, ela não conseguia acordar, sair do sonho... Pra ela foi uma "experiencia de passar para o plano espiritual" mas depois eu expliquei mais ou menos o q era...

    Marlon, meu bom... Que q eu faço!? Eu não consigo dormir com esse calor, tenho tido sono picado, meia hora, 3hrs, 2hrs... Intervalos de 20min a 2hrs entre um sono e outro... Eu to acostumada mas isso dificulta as coisas pra mim... Quero sonhar poxa... Não q não sonhe, mas sonho lucido assim não dá...

    Ah, queria comentar uma coisa. Outro dia lembrei do primeiro livro q eu li na vida e eu adorei. O titulo era "Sonhos de arrepiar", se não me engano... O autor eu não lembro. Mas a historia é sobre um garoto q mora num orfanato e numa noite num sonho encontra um cara num lugar estranho e daí em diante ele e alguns colegas começam a compartilhar sonhos lucidos. Todas as noites eles se encontram no mesmo lugar, onde o chão de terra batida é verde. E eles usam um metodo proprio pra chegar la: não comem carne vermelha, não podem brigar nem ficar com raiva de ninguem e antes de dormir eles pensam em musicas suaves e visões abstratas. Li esse livro ha no minimo 13 anos, mas me lembro dele até hoje =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Bom te encontrar por aqui de novo :)
      Espero que tua mãe esteja melhor.

      Nem me fale em problemas com a qualidade do sono. Meu Diário por exemplo também está um deserto total faz tempo :(

      Mas a verdade é que não existe segredo pra gente voltar a dormir q nem um bebê.

      Pensando nesse nosso problema e de outros onironautas com problemas pra dormir bem, vou atrás das superdicas dos médicos especialistas em Medicina do Sono:

      - Procure se deitar e levantar em horários regulares todas as noites.

      - Vá para a cama somente quando estiver com sono, não usando a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se; para essas atividades, prefira a sala ou outro ambiente.

      - Evite ficar na cama sem dormir; se necessário, levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar nacama rolando de um lado para outro gera estresse e piora a insônia.

      - Tente realizar atividades repousantes e relaxantes depois do jantar. Tome um banho e diminua a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar.

      - Evite o uso de álcool e de cafeína pelo menos 6h antes do seu horário de dormir.

      - Evite o uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.

      - Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham o seu sono à noite.

      - Não leve problemas para a cama.

      - Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios intensos pelo menos 4h antes de dormir.


      Sobre o calor, o recurso é um ventileco ou ar condicionado... não tem jeito né :(

      Fonte:
      http://www.sonhoslucidos.com/2011/06/higiene-do-sono-recomendacoes-para-uma.html

      Excluir
  4. Agora que li sobre isso, me lembro de ter tido uma dessas uma vez quando eu era criança. Não foi nada demais, mas pra mim foi um tanto assustador. Parecia que hora eu estava sonhando, e outra hora parecia ser algo real.

    ResponderExcluir
  5. legal seu blog, abrange bem o assunto.
    parabéns!
    Passa no meu, eu falo sobre sonhos que eu sonho
    (llinternauta.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Olá, tive um sonho lucido esta noite, mas acordei logo no começo (infelizmente), foi assim:

    sonhei q tinha ido jogar futebol e quando voltei meu vizinho estava asaltando minha casa. Comecei a bater nele, bati tanto q ele ficou desfigurado, entao pensei "isso ta muito estranho, só pode ser um sonho". Então fiz o teste de realidade olhando para as maos, e tinha um monte de fantasminhas saindo da minha mao kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Só que fiquei muito eufórico e acabei acordando... Esta noite, se eu perceber que estou em um sonho vou esfregar as mãos!

    ResponderExcluir
  7. entrando no blog pela primeira vez usando pc, só acessava pelo celular... é lindo Márlon *-* !!!
    eu vim te fazer umas perguntinhas meu amigo. eu to estudando os métodos q aliás vc detalha muito bem aqui, vou experimentar todos até achar o melhor pra mim, e tenho tentado ir dormir no mesmo horario (acordar é q pega kkkk). o rc q eu escolhi foi de virar chave na fechadura, é o q eu mais faço e lembrea q escrevi aqui sobre um sonho q eu tive em q fiz isso e tomei consciencia q era sonho? então. será q pode dar certo ou melhor escolher outro? aceito sugestões!
    outra pergunta: o fato de eu me lembrar bem de velhos sonhos e tem uma mente muito fertil q não para e as vezes nem me deixa dormir de tanto q funciona pode ser uma arma ou uma armadilha pra ter sonhos lucidos?
    mais uma: minha mãe se interessou por sonhos lucidos e queria tentar, mas ela toma remedios pq tem depressão e sindrome do panico. ela toma muitos remedios mesmo!. e ja teve paralisia do sono duas vezes, e tem muitos pesadelos. será q mesmo fazendo uso dos remedios e tendo esse historico ela consegue bons resultados?
    lindo seu blog Márlon, paixonei *-*
    desde ja obrigada e bons sonhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, seja sempre bem-vinda :)

      A chave na fechadura pode ser algo que funcione bem, é questão de ir tentando. Qualquer método ou técnica, é importante a gente ir experimentando pra ver o q fica mais compatível ou q exista mais afinidade.

      Pode ser que tua mãe consiga também. Pra saber as implicações de alguns medicamentos, só conversando com um bioquímico ou um médico da área da medicina do sono... no máximo acho que dá pra pesquisar quais componentes estão atuando e ver se tem influência no sono.

      Mas acho mais fácil ela mesma ir tentando anotar os sonhos num diário. Caprichando no triptofano da banana e vit b6 tbém :)

      Brigadão pelos elogios e volte sempre!

      Abs e bons sonhos pra ti e pra tua mãe ;D

      Excluir
  8. olá marlon! se puder por favor me ajude... a alguns meses atras me interessei por sonhos lucidos ainda mais depois que assisti o filme A ORIGEM que alias recomendo para quem gosta de filmes fascinantes e sobre sonhos, então comecei a treinar minha mente para ter os sonhos.depois de algum tempo consgui ter um que durou por volta de cinco minutos e desde então tive e estou tendo varios sonhos mas assim que eu tomo consciencia do sonho tudo se apaga e paro de sonhar algumas vezes entro na paralisia e nao consigo voltar a sonhar.gostaria saber como fazer durar mais...
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Tenho recomendado para prolongamento do sonho lúcido as técnicas: rodopio, abrir portas e esfregar as mãos. Clicando ali nos marcadores ao lado em "Técnicas de Controle" devem aparecer com detalhes como fazer :)

      Abs e bons sonhos pra ti!

      Excluir
  9. Ola Marlon!
    Conheci a definição para "Sonhos lucidos" a pouco tempo. Até então eu não sabia que isso tinha um nome ou base científica.
    Sempre consegui controlar meus sonhos e já muito criança tinha minhas próprias técnicas para me livrar de pesadelos e acordar na hora que eu queria. Achava que era algo normal, até que comecei comentar com as pessoas e descobri que ninguém que eu conhecia conseguia fazer o mesmo.
    Encontrei o termo "Sonho lúcido" por acaso e por não saber o que era fui procurar e imediatamente me identifiquei. É engraçado para mim, ver tantas pessoas usando "técnicas" para conseguir fazer isso, enquanto faço tão naturalmente, em praticamente todos os meus sonhos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna! Seja bem-vinda onironauta!

    É interessante como uma larga fatia do bolo de sonhadores lúcidos teve esse início parecido como o nosso. Esses pesadelos na fase infantil, acabam sendo uma característica bem recorrente.

    Tem uma entrevista com a Beverly D'urso, dentro do post "A Mestra dos Sonhos" que tenho certeza q tu vai se identificar um bocado, especialmente naquela parte sobre a infância dela.

    Mas eu tenho que admitir que o uso de certas técnicas, como por exemplo o MILD ou o Tholey realmente dão um belo upgrade na frequencia dos sonhos lúcidos. Os reality checks também ajudam.

    Controle por exemplo, seja para manipulação ou prolongamento da experiência; o uso das portas que foi um mecanismo que acabei criando naturalmente(dada a presença constante de CASAS nos meus sonhos) é de uma eficiência brutal.

    Fiquei curioso pra saber tua rotina como é? Qualidade do sono, alimentação, esportes... Costuma anotar teus sonhos num Diário? Chegasse a aplicar alguma técnica descrita aqui no blog?

    Tens algum experimento interessante pra relatar? Se tiver algo relacionado a memória, consciência, desenvolvimento de habilidade motora, criação artística, please não deixe de relatar por aqui ou pelo meu email: marlonjatahy@sonhoslucidos.com

    Essas trocas de experiências são muito valiosas para todos nós :)

    Abs e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  11. Fale Márlon, td bom? já acompanho seu blog há algum tempo. Começei me interessando por sonhos lúcidos, mas por motivos existenciais preferi partir para o fenômeno de projeção da consciencia. Estudei e me preparei para as experiencias q poderiam ocorrer ao tentar fazer esse tipo de coisa. Li relatos sobre as piores visões q se pode ter num estado de transe, na maioria eram alucinações visuais (como do seu amigo), por isso fiz um acordo comigo de q jamais tentaria abrir os olhos qdo estivesse assim e mesmo nunca tendo passado por isso antes, resolvi aplicar as técnicas e partir pra prática. Apesar de ser cético, me submeti rigorosamente ás condições "espirituais" q eles recomendam e de fato tive algumas vivências interessantes, como tomar pequenos choques, ouvir sons, ver imagens (acordado, mas de olhos fechados) e sentir membros "fantasmas" se despreendendo do físico, meus sonhos lúcidos tb se tornaram espontaneamente mais frequentes.

    Continuo tentando, porém só vou me convencer qdo olhar pro meu próprio corpo na cama ou dar uma volta como alma penada e assustar alguém he he. Vc tb se interessa pelo assusnto de projeção astral? Acha q é possível sair do físico ou é tudo alucinação?

    Parabéns pelo blog, não existe melhor conteúdo na net sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  12. Márlon, eu nunca consigo dormir mantendo um pensamento fixo na cabeça, preciso necessariamente me deixar levar pelas imagens q se formam aleatoriamente antes de adormecer, ou seja, quanto mais desconcentrado melhor. Já me esforcei muito mas acabei desistindo. Será q o problema é comigo ou eu entendi errado essa parte do método?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também é assim. Se eu ficar concentrado dimais nas imagens, não durmo. Minha cabeça chega até a latejar se eu me demorar nesse exercício de visualização. No meu caso, quanto menos eu pensar, melhor e mais rápido pra dormir. Fecho os olhos e mergulho no sono profundo sem pensar em nada, somente em dormir.

      Excluir
  13. Eu tenho estas alucinaçoes a cada 3 dia algo assim ocorre cmg
    acordo na madrugada vendo coisas sem estar sonhando .. o pior e q eu nao consigo definir q eh um sonho so depois de alguns minutos q eu caio na real e muito ruin ter isso e assustador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juan,

      Nesses casos, como o teu, em que há dificuldade de discernir e acontece cronicamente, o ideal é procurar um médico com especialidade em Medicina do Sono.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...