ÚLTIMOS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Por um Sono Melhor

   Esse texto foi cedido por gentileza das nutricionistas Danusa Yannes e Fárida Nichele Cortez. Especial para quem deseja buscar uma qualidade maior de sono ou combater a insônia. Para conseguir ter sonhos lúcidos é fundamental não ter dificuldade para deixar o sono chegar.

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA INSÔNIA

Aproveite algumas dicas das nutricionistas para conseguir induzir seu sono com mais facilidade. Existem orientações básicas que podem facilitar a chegada do sono e assim ter um sono de mais qualidade para obtenção de um sonho lúcido.




 -     Perca peso. O sobrepeso ou obesidade atrapalham o sono.
    Não ingira grandes quantidades de alimentos à noite. Faça refeições pequenas e de fácil digestão. Aproveite para consumir mais salada, frutas e cereais integrais e evite carnes vermelhas, alimentos gordurosos e lanches rápidos como pizza, cachorro-quente, x-salada.
    Pratique atividade física moderada regular, durante o dia. O cérebro produz endorfina, uma substância responsável pela sensação de bem-estar e melhora qualidade do sono!
    Tome um banho quente antes de deitar, ajuda a relaxar.
    Durma em ambientes com ausência total de luz, para melhorar a produção do hormônio do sono (melatonina). A temperatura do quarto também deve estar adequada.
    Caso tenha televisão no quarto, desligue na hora de dormir.
    Evite atividades muito estimulantes à noite que possam atrapalhar o sono.
    Procure deitar e levantar no mesmo horário todos os dias.

Evite alimentos estimulantes após as 17 horas:
    Café, chá mate e chá preto, chá verde, chimarrão, guaraná, refrigerantes a base de cola e guaraná, são fontes de cafeína e xantina que estimulam o sistema nervoso central.
    Bebidas alcoólicas, ao contrário do que se pensa, não favorece o sono. Uma dose de álcool pode ajudar a pessoa tensa a relaxar, mas o sono que segue não é um sono normal e reparador.



Bananas são uma ótima opção como fontes de Triptofano. Somadas a vitamina B6(fígado bovino, frango, peixes, amendoin, cereais integrais, etc..), fazem bombar a seretonina.


Utilize alimentos fontes de TRIPTOFANO, especialmente à noite:
O Triptofano é o aminoácido que vai formar o neurotransmissor serotonina, que por sua vez é responsável pela formação da melatonina que irá garantir um sono profundo e reparador. Suas fontes são:
•    Cereais integrais: arroz integral, pão integral, farinha de linhaça, aveia em flocos e quinoa em flocos.
•    Frutas: banana e abacate (porção: 2 colheres de sopa à ¼ da fruta pequena).
•    Sementes oleaginosas como castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, sementes de girassol (porção: 1 pires de cafezinho raso em 1 lanche durante o dia).
•    Soja: leite de soja líquido ou em pó (1 xícara ao dia, com café, cacau ou mingau de aveia).
•    Cacau em pó – adicionar nas frutas (banana e abacate), com leite de soja (mingau, vitaminas).



Algumas receitas especiais para combater a insônia: Suchá para Insônia e Chá de Maracujá.



USO DE PLANTAS MEDICINAIS

O QUE ESCOLHER: Melissa, flor de camomila e flor seca de maracujá (passiflora) são as mais efetivas, porém capim-limão, maçã desidratada e erva doce também são indicadas.

COMO PREPARAR: Escolha 1 ou 2 ervas. Use 1 colher de chá ou sobremesa de cada. Sempre faça uma infusão, ou seja, ferva a água, desligue, acrescente a erva, abafe por 10 minutos e coe. Beba por volta de 1 hora antes de dormir.

RECEITAS:
SUCHÁ PARA INSÔNIA
•    1 colher de sobremesa de camomila seca
•    1 colher de sobremesa de melissa seca
•    1 maracujá (só a polpa)
•    1 colher de chá de mel ou adoçante à gosto.
•    1 ou mais cubos de gelo (se desejar que o suchá fique gelado)
•    1 xícara de chá de água
Prepare o chá: coloque a água no fogo e, assim que ferver, desligue e junte a camomila e a melissa. Tampe a panela. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Bata com os outros ingredientes, coe novamente e beba todo rendimento da receita. Rende: 1 copo (300 ml)






CHÁ DE MARACUJÁ

•    1 polpa de maracujá azedo fresco
•    1 litro de água

Preparo: ferva a polpa do maracujá com a água por 5 minutos. Desligue e coe para beber. Pode ser adoçado com mel ou adoçante para diabéticos e quem quer emagrecer (sucralose ou stévia).

FONTE:
http://danusaefarida.blogspot.com.br/


19 comentários :

  1. E aí onironautas! Chat nesse momento no Fórum :)
    http://sonhoslucidos.forumeiros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlon descobri seu blog dias atrás e estou adorando. O blog é interessante e provocativo. Minha dúvida e em que horário seria mais conveniente ingerir o triptofano?

    ResponderExcluir
  3. nós devemos consumir alimentos ricos em triptofano ao longo do dia. Bons níveis de triptofano levam a uma boa produção de melatotina de noite
    Danusa

    ResponderExcluir
  4. oi marlon eu visito seu blog a um bom tempo. mais so tve tempo pra tentar ter sonhos lucidos agr eu tenho uma duvida: a alguns dias atras eu sonhei tentando ter sonhos lucidos atraves da paralizia eu tentei umas tres vezez depois fikava.td escuro i surgia luz bem forte. dpois acordei... sera q isto eh meu cerebro mi mandando aplicar o metodo wild? ou foi so uma resposta por durmir perguntando como ficaria lucido em um sonho?
    desde ja obg.
    i seu blog eh legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alyson bem provável que tenham sido imagens de alucinações hipnagógicas... quando se tenta induzir o sonho lúcido dessa maneira está sujeito a flagrar algumas fases híbridas entre o estado desperto e o sono.

      Recomendo sempre métodos como o MILD, Tholey, WBTB... são bem mais simples e MUITO eficientes.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  5. Feliz Aniversário Marlon, pelo menos eu acho que é..

    38 anos na cara, já da pra se aposentar e escrever o livro hehe..

    Flw u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão Daniel :)

      E o livro virá sim. Só preciso de mais um passo nas minhas técnicas de indução. Valeu! :D

      abs e bons sonhos!

      Excluir
    2. A Técnica de Tolhey tem esse nome por causa do criador depois..

      A sua se chamará Jatahy? U.U

      Excluir
  6. Sonhadores lúcidos de plantão, não percam o excelente artigo que saiu da pesquisadora Ursula Voss, na revista Mente&Cérebro de fevereiro(2013):
    http://www2.uol.com.br/vivermente/sumario/

    O artigo é da própria pesquisadora, diretamente extraído da Scientific American, tratando só sobre as pesquisas dela e as mais recentes sobre SONHOS LÚCIDOS :)

    ResponderExcluir
  7. Ei Márlon! Cara, comentei umas vezes aqui no seu blog alguns meses atrás. Eu tinha tentado ter um sonho lúcido, mas não obtive resultados imediatos, por esse motivo, desisti. Mas enfim, anteontem tive meu primeiro sonho lúcido. Foi incrível, a melhor experiência da minha vida! Então mandei pro seu email, só que depois fiquei pensando, por ser muito grande, vc poderia não querer postar aqui no blog. Então criei um blog apenas para contar as minhas experiências sobre o assunto. Eu realmente quero ter 'experiências' rsrs, quero ter mais sonhos lúcidos. Enfim, peço permissão para deixar meu blog aqui para compartilhar com vocês a minha experiência, que foi maravilhosa. Abaixo o link:

    meusonhoslucidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. E aí Gabriel! Parabéns pelo teu primeiro e espetacular sonho lúcido! Dei uma espiada no teu blog e já vou colocar ele de referência agora mesmo por aqui.

    Tinha pensado em algo parecido na Liga de Onironautas: http://ligadeonironautas.blogspot.com.br/ essa idéia de fazer post com relatos de sonhadores lúcidos seria bem bacana.

    Eu procuro fazer de modo bem comedido por aqui. Normalmente quando acontece algum experimento novo eu apresento o relato.

    Acho muito importante estimular experimentos que possam contribuir no desenvolvimento dessa nossa área tão fascinante. Experiências envolvendo a memória, coordenação motora, níveis de consciência, criatividade, simulação e probabilidade, etc..

    Precisamos incentivar isso e claro principalmente difundir da melhor maneira possível essa habilidade de manter a consciência enquanto sonhamos. Chegará o tempo em que o estranho será aquele que ainda não experimentou ficar consciente enquanto sonha rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, agradeço. Realmente não vejo a hora disso acontecer e da hora em que eu tiver meu segundo, terceiro, quarto, rs, não vejo a hora de ter mais sonhos lúcidos. Aprecio sua colaboração de me compreender e fazer deste seu blog tão bacana de visitar (tem muito conteúdo, parabéns!). Quando eu tiver mais sonhos lúcidos, aviso aqui no seu blog ;)

      Excluir
  9. Marlon, quando pude responda a minha dúvida no fórum ( http://sonhoslucidos.forumeiros.com/t307-quantos-por-cento-do-nosso-cerebro-usamos-em-um-sonho#2337 ) foi uma dúvida que me veio a cabeça..

    ResponderExcluir
  10. Caramba Marlon, eu tava lendo a sua postagem da caixa mágica, e vi que você comprou em Aracaju hehe. Eu moro em Aracaju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe foi tive aí entre o natal e ano novo ;D
      Terra muito lindiaaa!!

      Excluir
  11. OLÁ MARLON TUDO BEM VÉI? CARA EU COMECEI A PRATICAR A TÉCNICA MILD E THOLEY ,NOS PRIMEIROS DIAS BELEZA OBTIVE BONS RESULTADOS JA TIVE 2 SONHOS LÚCIDOS E ESTOU CONSEGUINDO RECORDAR VARIOS SONHOS, FAÇO SEMPRE O REALITY CHECK E TENHO MEU DIARIO SÓ QUE JÁ FAZ UMS 3 DIAS QUE ESTOU COM INSONIA ACHO QUE É POR CAUSA DA ANSIEDADE POR MAIS RESULTADOS. NO COMEÇO ME RECORDAVA DE 6 SONHOS PASSOU PRA 3 , DEPOIS FRAGMENTOS DE SONHOS E AGORA NÃO ESTOU CONSEGUINDO MI RECORDAR É NORMAL MANO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema crônico com insônia sempre recomendo um bom médico da área de medicina do sono. Aqui no blog até comentamos a respeito, com as orientações dos especialistas, a higiene do sono e tal, mas caso mesmo observando isso o problema persista, tens que procurar um médico com essa especialidade.

      Excluir
  12. Grande Marlon, estou te escrevendo para agradecer.

    Você sabe que tenho sérios problemas em dormir há muitos anos. Você havia me falado da melatonina, no começo não dei bola, depois comecei a buscar artigos na internet até que resolvi comprar.

    Vejam a matéria http://www.istoe.com.br/reportagens/317231_O+SUPER+HORMONIO

    Estou há quase 4 meses sem tomar remédio para dormir, o que não acontecia há muito tempo.

    Comprei a melatonina da Biovea, uma empresa que atualmente é anunciante do www.2dmentes.com. Quem quiser comprar vá ao blog e na coluna da direita aparece a propaganda. Preços ótimos e os resultados foram fantásticos.
    Mais uma vez obrigado e um grande abraço,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Giba! Magina brother! Bom demais saber dos teus progressos. E é impressionante como um simples horário de verão pode fazer tanto estrago na gente.

      Vou repassar essa tua experiência para o pessoal do Forum e do Face também. Pelo jeito é mesmo uma alternativa forte que não pode deixar de ser considerada. Lembra q eu mesmo numa viagem, tomei pra compensar o "jet lag" e foi esmagador rsrsrs

      Abração Giba!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...