ÚLTIMOS

domingo, 24 de março de 2013

Existe um Perfil dos Sonhadores Lúcidos?

    Pesquisadores brasileiros e alemães já apresentaram alguns estudos bem interessantes sobre sonhos lúcidos. Alguns deles, visando identificar se certas pessoas, podem ter mais facilidade que outras, para se tornarem conscientes nos sonhos. A pesquisa brasileira, liderada por Sérgio Rolim, sob supervisão de Sidarta Ribeiro(pela UFRN), foi divulgada recentemente aqui no blog.

Será que existem algum conjunto de fatores psicológicos ou comportamentais que favoreçam a ocorrência de sonhos lúcidos? Na imagem um estudo mapeando o cérebro de um sonhador lúcido, durante o estado mental do sonho lúcido.

     Daniel Erlacher e Michael Schredl, psicólogos Ph.Ds, pesquisaram pelo Instituto Central de Saúde da Mente(Mannheim), a possibilidade de certos tipos de pessoas serem mais propensas, a ter sonhos lúcidos. Essa pesquisa entrevistou detalhadamente mais de 400 pessoas sobre suas experiências com sonhos. Também pesquisou uma série de informações acerca da personalidade do entrevistado.

      Como resultado dessa pesquisa alemã, 82% dos participantes relataram que pelo menos uma vez em suas vidas, haviam conseguido ficar conscientes em seus sonhos e um terço vivenciava essas experiências com frequência.

      Não ficou claro alguma relação especial entre as ocorrências de sonhos lúcidos com traços de caráter. Porém, foi possível identificar que em média, pessoas mais abertas a novas experiências - uma das cinco dimensões da personalidade humana - e aquelas com maior frequência de pesadelos, em média, revelaram-se com maior propensão a ficarem conscientes em seus sonhos.

Pessoas mais abertas a novas experiências: "Abertura é o interesse pela arte, emoção, aventura, ideias fora do comum, imaginação, curiosidade, e variedade de experiências. Este traço distingue as pessoas imaginativas das “terra-a-terra” e convencionais. As pessoas com elevada abertura são intelectualmente curiosas, apreciadoras da arte, e sensíveis à beleza. Elas tendem a ser, comparadas com as pessoas “fechadas”, mais criativas, a prestar mais atenção aos seus sentimentos e a terem opiniões não convencionais".*



      Pesadelos frequentes, especialmente na infância, sempre foi algo bastante relatado por sonhadores lúcidos experientes(Beverly D'Urso por exemplo e diversos sonhadores lúcidos que frequentam o blog). Pessoalmente, meu primeiro sonho lúcido foi de fato enfrentando um pesadelo.

       É interessante também ressaltar que pela troca de experiência entre os sonhadores lúcidos, por aqui, no Fórum e em outras comunidades, a anotação dos sonhos ou seja, a aplicação de um interesse pelos sonhos em si, acaba favorecendo o reconhecimento da estrutura do sonho. Obviamente os resultados acontecem de modo mais consistente, com o uso em conjunto do Diário de Sonhos, algum Método mais compatível e o uso de um Reality Check.

       Verena Kast cita em seu livro, A Linguagem Enigmática do Inconsciente, aponta a maior facilidade que certas pessoas possuem para recordar de seus sonhos. Seriam aquelas pessoas com maior estímulo das suas capacidades imaginativas: pessoas como pintores amadores, estudante de artes ou aqueles com tendências a devaneios diurnos... Gosto de lembrar sempre que esse é o primeiro passo para qualquer interessado em ter sonhos lúcidos: boa qualidade de sono para melhorar a recordação dos seus sonhos.

Free-Lipe, é um sonhador lúcido experiente, com boas contribuições para o blog e comunidades de Sonhos Lúcicos, possui forte ligação com a arte musical.


         De certa maneira tudo parece convergir novamente para algo que rotineiramente é tema entre os sonhadores lúcidos: uma vida desperta mais lúcida ou consciente, implicando em maiores chances de sonhos lúcidos.

         Pessoas que parecem optar por transcender o automatismo rotineiro de suas vidas, tornando- se tornando mais reflexivas, sujeitas a divagações, devaneios ou pelo menos um uso mais intenso da criatividade imaginativa...  ...talvez possam mesmo, acabar se beneficiando desse perfil, para obtenção de acesso, ao estado mental dos sonhos conscientes.



Fontes:

VOSS, Ursula. O Enigma dos Sonhos Lúcidos. Revista Ment&Cérebro. Ano XIX. Nº 241. Editora Duetto. 2013.

KAST, Verena. SONHOS - A Linguagem Enigmática do Inconsciente. Editora Vozes. 2010


http://www.sonhoslucidos.com/2011/08/fatores-determinantes-para-recordacao.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Five_(psicologia)

36 comentários :

  1. Muito bom. Clareou minha mente sobre a facilidade que tenho para lembrar dos sonhos mesmo anotando apenas os lúcidos no meu diário onírico. Por me entreter demais com devaneios, criação de ambientes, de criaturas, de situações e etc., acabo adquirindo essa facilidade. \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alexandre. Realmente parece ser uma característica mais constante nas pesquisas. Yeah!
      Tu já participa do nosso Fórum? Certeza que tu vai gostar da troca de experiências q a gente faz acontecer por lá.
      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  2. Meu primeiro sonhos lúcidos vieram com pesadelos na infância. Com um tempo eles foram o maior meio de ativação da lucidez, mas hoje mal tenho pesadelos, talvez por ter começado a entender mais sobre o mundo onírico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Lucas! É bem isso mesmo. Por isso ser tão comum sonhadores lúcidos que tiveram suas primeiras experiências ainda na infância. De acordo com a Ursula Voss, existe a hipótese do cérebro ainda estar mais suscetível a entrada da consciência nas fases REM. Como se a não consolidação das estruturas cerebrais da infância fosse um fator favorável a essas ocorrências.

      Excluir
  3. engraçado que quando conheci o blog eu não recordava dos meus sonhos a meses ... ai quando comecei a pesquisar e sem diário ( pq sou um safado em questões que exigem muita disciplina) comecei a lembrar mais claramente...chegando em uma noite a lembrar de dois sonhos e meio rsrsrs... e gostaria de perguntar pra vc Marlon...eu não tenho muita certeza mas acho que tive um lapso de sonho lucido...eu cochilei no meio da tarde e entre os despertares me lembrei de 3 sonhos rápidos...mas o ultimo foi estranho pq eu estava prestes a fazer sexo com uma mulher que não me recordo quem...e eu estava em duvida por questões das consequências que isso iria gerar...mas nesse momento eu senti que eu tive a capacidade de escolher...não sabia exatamente que era um sonho ...mas a minha consciência veio e eu falei no sonho dane-se eu quando fui despertei na mesma hora...acho que a minha lucidez se realmente foi durou uns 3 segundos....estranho mas me deu um gás pra continuar tentando...

    já ia me esquecendo...seu blog é sensacional...o melhor conteúdo brasileiro que vi...espero que você tenha forças para mantê-lo por muito tempo...afinal grande parte do meu estudo vem daqui....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Brigadão pela força Eric!

      Realmente, quando nos interessamos pelos sonhos em si, nossa capacidade de recordação tende a aumentar. É o que diz a renomada psicóloga da área, Gayle Delaney. Ela e a dra Jayne Gackenbach tbém apregoam o grande valor da insistência em anotar os sonhos num Diário de Sonhos.

      Para nós sonhadores lúcidos então, isso passa a ser crucial. ;)

      Seja sempre bem-vindo Eric. O que tu encontrar de pesquisas interessantes sobre o tema, não deixe de mostrar tbém viu. Do Fórum tu já participa?

      Excluir
  4. Quando o Márlon morrer nos Hackeia o blog e continua com ele .. Kkkkkkkkkkkkk

    Mais vai demorar muito para morrer.. Pelo menos eu acho xD Kkkkkkkkkkkkk

    ~ Minato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afffmaria cumpadi! TOC-TOC-TOC pela primeira observação e amém pela segunda!! ;D

      Excluir
  5. Marlon,tem alguma tecnica pra eu nao durmir enquanto estou no estado de hipnagogia(nao sei se é assim que escreve XD ) no metodo WILD? eu ja conto a re spiração :P
    ótimo blog continue o bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Brigadão.
      Sobre o estado hipnagógico, normalmente é um tipo de ocorrência muito esporádica pra se chegar a desenvolver alguma técnica de controle. O mais comum é ser difícil de identificar que é isso que está acontecendo.

      Excluir
  6. Ate que efim posso dizer a vocês que tive o meu primeiro sonho lucido!!!!
    vou fazer um breve relato...estava sonhando que estava em um resort na índia XD...e que tinha um guepardo andando no pátio que separa do quarto onde estava minha mulher e minha filha por um blindex ...ai gritei para ela não sair do quarto e ela saiu... o bixo pulou e correu atrás dela... ai ouvi um grito e sai correndo para dar a volta foi quando me atinei que estava sonhando e fiz o rc de prender a respiração ....respirei normal ai veio realmente a lucidez...fiquei eufórico e quase acordei...lembrei de esfregar as mãos e voltei...eu estava tao feliz que mal podia acreditar ai resolvi fazer o teste da mão e uma era de mulher e a outra era de criança eu acho...e olhei no espelho ....eu me vi so que com a cara destorcida...e ainda tentei lembrar como eu tinha chegado la...eu não sei pq quis fazer todos...mas acho que foi que eu pensava que eu nunca iria conseguir e custei a acreditar que era verdade...mas o estranho e que parecia que eu tinha caído de um sonho em outro...e que a minha realidade era a do guepardo atacando minha esposa...mas deixei de lado...decidi voar...com custo consegui...tinha um cara que tinha pele de tigre...passei a mao no braço dele e senti os pelos....ai decidi acorda para ver como minha esposa estava...mas em vez disso perdi a lucidez e o sonho continuou de onde ele tinha parado... não escrevo tudo aqui pq seria muito grande...mas o que eu queria era mesmo falar com vcs que consegui...e o estranho que essa noite fiz tudo errado...não fiz rc durante o dia...bebi...so fiz um rc na hora de dormir r desejei acordar durante o sonho....desculpa os erros e o texto sem nexo mas é que to muito empolgado...foi tantas sensações que nem sei o que escrevo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrsrs que demais grande Eric!! Parabéns companheiro Sonhador Lúcido. Teu relato é bem contagiante e tenho certeza q mtos vão se identificar. Bem do jeitinho como normalmente é da primeira vez ;D

      Que euforia boa heim! E aposto que está até agora meio "chapado" com a experiência não é?!

      Sobre justamente nesse dia tu não estar fazendo coisa alguma direito, creio que seja justamente essa a resposta. Tu simplesmente estava totalmente relaxado. Sem ansiedade alguma e a mente muito disposta e forte.

      Mas não deixe de manter o Diário ativo, o método e reality check! ;D

      Os reality checks por vezes nem serão o mecanismo pelo qual a gente faz a consciência ser ativada no sonho, mas são bem importantes pra nos salvares de "falsos despertar", como parece que foi o q aconteceu lá pelo final do teu sonho. Que foi bem grande por sinal.

      Abraço e bons sonhos!

      Excluir
    2. fala grande Marlon...to mesmo cara chapado ate agora...sem conseguir acreditar no que vi...e a euforia quase me fez acordar...as sorte que tive tempo de pesquisar muito antes de ter esse primeiro sl...então estava com as técnicas na ponta da língua...agora queria saber o que deu na minha cabeça pra fazer tantos testes assim...rsrsrs vlw pela força...vou continuar com os métodos e o diário...agora viciei rsrsrsrs

      Excluir
    3. Tu estava consciente enquanto fazia todos? Pelo que entendi tu ficou lúcido antes de fazer o 1o reality check.

      Pode ter sido algum receio de perder a lucidez. Quando a gente está fazendo o reality check também está mantendo um foco se equilibrando um pouco, distraindo da euforia...

      Olhar para as mãos já é uma maneira de prolongar o sonho. Não é apenas um reality check. Assim como manter uma dinâmica de movimento ou planejar algo em especial pra se fazer no sonho, quando ainda desperto.

      Excluir
    4. eu acho que fiquei consciente após o primeiro rc...pq eu falei pra mim mesmo que eu estava sonhando e fiz o primeiro rc...ai foi como o soco na cara...realmente estava muito difícil manter a lucidez...inclusive depois do primeiro rc a felicidade era tanta que começou a escurecer tudo (foi onde esfreguei as mãos)engraçado que eu fui meio relutante em olhar para as mãos...não sei se era uma espécie de medo do que eu iria ver...

      agora queria fazer uma pergunta meio viajante ( deve ser pq vi inception ontem de novo...mas acredito que deve ter algum estudo nisso que vou falar....

      mas igual eles falam no filme de inserir a ideia na cabeça da pessoa ( sei que o filme é muita fantasia) mas como somos nos e o nosso sub no sonho não seria possível inserir uma ideia pro nosso sub para ajudar em alguma coisa...tipo eu fumo e tenho dificuldade de acordar...quando eu ainda acordado planejo a hora de acordar muitas vezes da certo...so de falar pra mim a hora que eu quero acordar...agora e se eu falasse isso diretamente para meu sub consciente ?logico que precisaria de uma frequência maior de sonhos e algum tipo de técnica? mas o que eu queria saber se tem algum estudo sobre isso

      Excluir
    5. Oi Eric

      Desconheço algum estudo nesse sentido. Mas talvez o Robert Waggoner tenha algo no livro dele sobre autodesenvolvimento... Lucid Dreaming - Gateway to the Inner Self.

      Acho que foi a melhor idéia referente a autodesenvolvimento que já li Eric. No meu próximo sonho lúcido também vou começar a fazer experiências.

      Normalmente nosso subconsciente não responde as questões que fazemos. Pelo menos não com o uso da linguagem normal. O q é comum são acenos de cabeça, respostas monossilábicas... porém sugerir algo, para que de alguma maneira surta efeito no estado desperto, realmente é fascinante ;D





      Excluir
  7. Eu tento mais nao consigo ter um sonho lúcido eu me lembro dos meu sonhos quase todas as noite mais nao consigo sacar que tudo aquilo e um sonho mais tudo bem eu tenho uma pergunta oh sonho lúcido são tam reais quanto a realidade como se eu estivesse mesmo na sena que eu estiver vendo ótimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara tive um so...não sei se a intensidade muda...mas tbm tinha essa duvida...no meu foi bem real...mas não tanto igual a realidade...e no dia seguinte fica como sendo uma coisa que vc fez a um ou dois dias atrás...vc lembra o que vc fez mas não tao nitidamente...e a medida que vc vai se esforçando vc vai lembrando mais...

      Excluir
    2. Aí Eric vlw pela resposta espero que tenhamos muitos sonhos lucidos boa sorte aí

      Excluir
  8. Márlon,sobre sonhos compartilhados,
    se eu estiver em um sonho lucido e gritar o nome de um amigo e ele aparecer no meu sonho,significa que ele saiu do sonho dele e entrou no meu?
    ou simplesmente é uma projeção dele no meu sonho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que acontece nos sonhos é estruturado pela nossa própria mente. Sonhos compartilhados por enquanto apenas em filmes :)

      Excluir
  9. Depois de ver quando o sonho acontece fui ver que o meu foi na primeira hora pq acordei mais ou menos uma hora uma e meia depos q dormir

    ResponderExcluir
  10. olá márlon!só queria te dizer q o seu blog está de parabéns

    ResponderExcluir
  11. Oi sou elisangela,esse blog é o meu favorito.
    Estou lendo uma hq incrivel chamada Sandman,recomendo para todos os onironautas.Conta a história de Sandman também chamado de Morpheu,João Pestana,Oneiro e claro,Sonho.Leiam sandman de Neil Gaiman,o livro mais dedicado aos sonhos sejam eles lúcidos ou não.É uma realidade vista atraves dos sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisangela, brigadão e seja bem-vinda!

      O Sandman é uma arte bem encantadora heim! Acredita que ainda não li? Só umas espiadas nas livrarias rsrsrs
      Mas sei bem por vários amigos que é um show. Tbém sou nerd fã de quadrinhos(mais da Marvel e um pouco da DC).

      Qual das histórias tu mais recomendaria, como aquela mais marcante para um sonhador lúcido?

      Atualmente estou devorando os livros do Phillip Dick. Comecei com o UBIK, Os Três Estigmas de Palmer Edrich e agora estou no Caçador de Andróides. O cara era um gênio. Estimula demais nossa imaginação e com o pezão na realidade, pois é Ficção Científica pura!...

      Excluir
    2. Oi Márlon,é a Elisangela,gosto muito de assistir filmes,principalmente de fantasia como Matrix,Transformers,Os Vingadores,mas principalmente gosto quando essas histórias ficam na minha mente quando vou dormir.Recomendo Sandman de Neil Gaiman da DC comics que estou lendo e até agora é a melhor história de sonhos contada pelo próprio senhor dos Sonhos (SANDMAN,ou Morfeu,vários filmes fazem referência a essa história,Matrix,por esemplo). Sandman é um dos Sete perpétuos:Sonho,MOrte,Delírio,Desejo,Desespero Destino e Destruição.Morfeu é o Herói da história,rss.ele é uma personificação do sonho ele é um homem alto,pálido e seus olhos são pretos com pontos brilhantes.A história se desenvolve em dois mundos:a Terra e o subconsciente da s pessoas chamado O Sonhar,Morfeu é o Rei desse lugar.Tem uma frase que ele fala q eu achei muito bonita é"Sonhem!Sonhos moldam o mundo,sonhos recriam o mundo todas as noites!"

      Excluir
  12. Olá, eu chamo-me Ana, tenho sonhos lúcidos frequentemente, inclusive a noite que passou. Não há coisa que deteste mais, eu sei que estou a sonhar e consigo controlar tudo, mas não gosto. Eu fico repetidamente a lembrar-me do que vi na net para acordar de um sonho lúcido e faço-o, porém, às vezes, mesmo que isso resulte, eu adormeço logo a seguir e acontece o mesmo. É uma situação claustrofóbica e exasperante, não recomendo. Para além disso, ainda sou sonâmbula, o que não facilita nada, hoje por exemplo, acordei na cozinha a segurar uma faca, dirigi-me para o quarto, mas o cansaço era tal que adormeci a meio da pequena "viagem" e continuei como estado sonâmbula, sonhando então que estava a olhar para o meu braço todo cortado e a pingar sangue.
    É muito aborrecido estar-se contra os sonhos lúcidos, porque tudo o que fazemos é estar constantemente a acordar e a adormecer. Depois, há outra parte que detesto, sonhar que acordo, verifico sempre o relógio para ver se acordei realmente, pois nos sonhos lúcidos os nossos movimentos com pequenos aparelhos são sempre muito abatalhoados e as horas não fazem o mínimo sentido.
    Bom, é isto que eu tenho a dizer sobre o assunto. Sim, é possível que eu não goste por ainda ser nova e ter propensão a que os sonhos se tornem pesadelos, mas mesmo quando não acontece, continuo a não gostar.
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Caso tu tenha problemas com sonambulismo e outros distúrbios de sono, é recomendável procurar um médico especializado em Medicina do Sono. Fica o alerta, especialmente por esse caso que tu relatasse.

      Sobre a situação de estar lúcida num sonho e não curtir é realmente muito estranho, pois deveria ser a situação em que tu sabe que tudo é criação mental tua!... O limite para usufruir de um universo mental todo teu é a tua própria força criativa... caso isso siga interferindo na qualidade do teu sono, de repente um psicólogo especializado na área dos sonhos poderia ser de boa valia.

      Abraços e melhores sonhos pra ti!

      Excluir
  13. Olá, Marlon, me chamo Luiza, tenho 19 anos e adoro seu blog.
    Bem, estava lendo o comentário acima, e eu tenho vários sonhos lúcidos, desde criança. Geralmente sinto dor de cabeça quando acordo, será normal? Sempre noto que estou sonhando quando acontece algo absurdo no sonho, antigamente eu descobria que era um sonho e acordava. Agora prossigo sabendo que é apenas sonho, mas não o consigo controlar totalmente.
    Também falo muito dormindo. Se conversam comigo enquanto durmo, eu respondo e não lembro de nada no dia seguinte. E raramente tenho sonambulismo, nunca fiz nada perigoso, mas geralmente acordo em pé ao lado da cama, na porta, mexendo na mesa... Nunca sai do meu quarto. Sabe alguma coisa se tem a ver com sonhos tão lúcidos que meu cérebro me faz sair andando por aí?
    Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá Luiza, seja bem-vinda!

    Sentir dor de cabeça quando acorda, como tu diz não é algo normal. Mesmo no caso dos sonhos lúcidos não acontece qualquer tipo de efeito colateral.

    Casos os episódios de sair da cama aconteçam com frequencia, as dores de cabeça persistam ou qualquer outro sintoma q te perturbe o sono continue é recomendável procurar um médico da área da Medicina do Sono.

    Brigadão pelo elogio! Seja bem-vinda aqui, como no nosso Fórum de Sonhadores Lúcidos tbém ;)

    Abs e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. tenho 19 anos e tenho sonhos lucidos desde os 11 começou com um pesadelo e eu sabia que estava sonhando,sempre tinha o mesmo sonho mais em lugares diferentes.
    A partir dai ja tive varios sonhos lucidos até hoje eu tenho,para mim é uma experiencia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. É normal ter sonhos lúcidos quase todos os dias?

    ResponderExcluir
  19. Todos que vivenciam isto tem acesso a bons materiais para livros/blog de ficção levem em consideração esta otica

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...