ÚLTIMOS

domingo, 21 de abril de 2013

Indução de Sonhos Lúcidos pelos Sentidos: Método SSILD

     O Método  SSILD significa Senses Initiated Lucid Dream que traduzindo temos "Indução de Sonhos Lúcidos pelos Sentidos. Pode-se perceber claramente a semelhança com o MILD, WILD e WBTB que são os métodos mais tradicionais. 

Cena do excelente filme sobre sonhos lúcidos: Waking Life.

      Essa técnica está ganhando bastante popularidade entre os sonhadores lúcidos e portanto, senti-me na obrigação de publicar ele por aqui. O criador, Cosmic Iron, alegou ter reunido uma vasta quantidade de onironautas chineses(cerca de 60.000) e que a técnica foi sendo aprimorada com o relato das trocas de experiências. O que é algo que procuramos fazer por aqui e no Fórum.

      Vale lembrar que de acordo com as últimas pesquisas epidemiológicas, foi na China onde se identificou o maior índice(93% dos entrevistados) de pessoas que já tiveram sonhos lúcidos. Comparativamente, no Brasil estamos nos 47%... na Austria 21%,  e na Alemanha 51%. Nos EUA as pesquisas oscilam entre 57% até 84%.




Uma cena bem típica de um sonho, em que voamos descontroladamente rsrsrs  cena do filme Waking Life.



1. Durma programando-se para despertar pela 4ª até a 6ª hora de sono.

2. Desperte no horário programado(pode ser usado um despertador).

3. Escolha uma posição diferente para voltar a dormir. Pode ser de barriga para cima e feche os olhos (o objetivo é ficar numa posição que não é usada normalmente)

4. Durante aproximadamente 20 segundos, preste atenção na escuridão por trás das suas pálpebras. Caso enxergar qualquer coisa estranha como luzinhas, imagens geométricas coloridas ou coisas do gênero, mantenha a atenção nelas. Caso não observar nada diferente, não se preocupe e vá apenas para o próximo passo.

5. Durante 20 segundos, dê atenção na sua audição, investigue cada som que você possa estar ouvindo, na sua casa, no vizinho, na rua, tente "aumentar o volume" dos sons que estão distantes, procure por qualquer som estranho e caso consiga ouvir algum, concentre sua atenção nele. Se não achar coisa alguma, continue normalmente.

6. Durante 20 segundos, a atenção deve se voltar para seu corpo e nas sensações que você está sentindo. Sinta cada parte do seu corpo, uma por vez. Perceba qualquer estímulo que você está sentindo, procure por sensações fora do comum, como um sentimento de peso ou leveza de alguma parte do corpo ou vibrações. Se acontecer de não perceber algo fora do comum, não se preocupe.

7. Repita o ciclo dos passos 4 ao 6 mais ou menos 5 vezes, deite na sua posição normal e volte a dormir, convicto que terá um sonho lúcido essa noite.



O método SSILD se aproveita da estrutura de outros métodos como MILD, WBTB e WILD.  No gráfico um exemplo de como as fases REM tardias, ao final dos ciclos dos sono, após a 6a hora, são as melhores para obter sonhos lúcidos.



Varias coisas podem acontecer essa noite, e aqui estão as mais comuns:

- Você vai ficar lúcido sem motivo algum num sonho.

- Você vai perceber a estranheza do sonho e ficar lúcido.

- Você vai acordar sentindo fortes vibrações pelo corpo, nesse caso apenas fique parado e tente voltar para o sonho com lucidez, como no DEILD.

- Você vai ter um despertar falso, lembre-se de sempre fazer um "Reality Check" ao acordar, para transformar esses despertares em ótimos sonhos lúcidos.

Vale lembrar que nosso Fórum de Sonhadores Lúcidos relatou experiências muito bem sucedidas com o método.

Agradecimentos especiais ao CosmicIron pela criação, pesquisa e experimentações com o método e também ao onironauta "Sonhador Proeficiente", frequentador do Fórum.

      
Fontes:

http://cosmiciron.blogspot.com.br/2013/01/senses-initiated-lucid-dream-ssild_16.html

http://files.meetup.com/1675783/Lucid%20dreaming%20frequency%20and%20personality.pdf
   
http://sonhoslucidos.forumeiros.com/t168-ssild-sonho-lucido-induzido-pelos-sentidos


19 comentários :

  1. Bastante interessante, gostaria de saber se é necessário algum tempo fora da cama ao acordar na sexta hora de sono, igual ao WBTB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriel, pelo que li não é necessário. Basta apenas seguir os passos. ;)

      Excluir
  2. E será possível depois da quarta hora do sonho??? Isso sería bastante bacana já que eu de segunda a sexta geralmente durmo entre 5 e 6 horas as noites...
    Parabéns desde o México!
    Burundango ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. México?! Arriba arribaaaa! ;)

      Pode experimentar, mas normalmente prejudica mto a qualidade do sono. Sugiro q faça num fim-de-semana ou feriado pra não estragar o dia rsrsrs

      Excluir
    2. Sim! México! Rsrsrs
      Tenho exatamente o ano 2013 tentando com sonhos lúcidos, já tenho tido algúns e como voce fala todos foram em fins de semana :/ a causa disso acho que sao poucos, por isso é que gostaria alguma técnica pra aproveitar ous pucos periodos REM nas primeiras fases do sonho.
      parabens pra o Marlon Jatahy! Esste é o melhor blog de sonhos lúcidos que tenho lido em español e portugues!
      Burundango ;)

      Excluir
    3. Bievenido amigo ;)

      Normalmente os sonhos lúcidos acontecem nas fases REM tardias. Isso é lá pela 6a hora de sono em diante... porém quando o sono é fracionado, utilizando sonecas, pode-se aplicar técnicas como o WILD, VILD e o DEILD... talvez o CAT. Tens q ver o que fica mais conveniente pra ti. Ou que tu se adapta ou tem mais afinidade.

      Tem q ir testando, experimentando uma a uma ;) Sugiro períodos de até 1 mês. Caso os resultados não sejam bons, passe para outra técnica ;D

      Não deixe de anotar teus sonhos e fazer reality checks, ou testes de realidade.

      Por fim, é importante planejar experimentos. Coisas como se olhar num espelho, voar sobre uma cidade desconhecida, soltar raios dos olhos etc ;))

      Excluir
    4. Obrigado pela sua resposta:
      Tenho tentado o MILD com resultados mais ou menos bons, mas o provlema é que generalmente so' durmo em promedio 6 horas, entao so' posso conseguir sonho lúcido nos fins de semana... Gostaria de ter mais! Por isso é a minha pergunta rsrsrs, já tenho tentado o WILD, mas so' em sonecas depois do almoco rsrsrs so' consigo ter sonhos muito cortos onde todo parece quadrilho e acordo muito rápido!
      Agradezco muito as suas dicas, pessoalmente posso dizer que a técnica de abrir portas funciona! Eu já tenho feito, é so virar a cabeca e voce acha portas! Eu já tenho achado pessoas com quem queria sonhar quando abro portas, virado de escenario quando abro portas e assim! Outro experimento é atravessar espelhos! Curiosamente quando tento ver a mina imagem no espelho, a minha persona nao se refleja (nao sei como se escreve essa palavra em portugues rsrsrs) nao (será que em sonhos sou um vampiro? rsrsrs) mas com a vontade de pular pra o espelho eu atravesso ele! essa sensacao de sentir um leve vento no rostro é indescriptível! Sabe um fato curioso? Sempre quando atravesso o espelho do outro lado me acho em uma casa velha e muito grande que nao conheco na minha vida... deso no suelo (nao sei isso outra vez) e volto a cabeca e vejo o espelho estragado com os pedacos do vidrio no chao, procuro na casa e acho muita gente desconhecida acho outros espelhos e faco a mesma coisa atravessar espelho, do outro lado está outra casa velha! em um sonho quando atravessé o espelho do outro lado na casa velha estava o Mick Jagger!! rsrsrsrs
      So' uma coisa nao consigo nao, nos sonhos e acho estranho, nao posso voar! nao posso nao so' pulo alto rsrsrsrs
      Parabéns pra voce Marlón o seu blog é o melhor que tenho lido em inglés, español y portugués! por isso gosto de entrar seguido e curtir por aqui.... Que saudades do Brasil! povo maravilhoso! tomara algúm dia voltar! rsrsrs
      Burundango ;)

      Excluir
    5. Opa! Brigdão pela força companheiro!! :)

      Excluir
  3. Eu seguir esses passos, e o interessante foi que, no meu sonho eu estava namorando com uma mulher que eu nunk tinha visto, e vi tambem varias pessoas desconhecidas pra mim e no meu sonho eu sabia que estava sonhando, mas nao conseguia controlar o que estava acontecendo, era como se metade de mim soubesse que era sonho e a outra metade estivesse me forçando a acreditar que era real, neste dia eu acordei duas vezes e conseguir voltar pro sonho continuando de onde eu tinha parado, algo que eu nunk tinha conseguido, pra mim, nao parecia sonho, parecia mais com uma lembrança do que ja havia acontecido, e eu também acredito em vidas passadas, e eu tenho um pouco de certeza de que aquelas pessoas que eu vi e daquela mulher que eu estava loucamente apaixonado, era lembranças da minha vida passada!!!
    O que voce acha? Voce acredita nisso tambem? Ou eu estou enlouquecendo?? rsrs...
    Porque eu vi em varios sites que voce so sonha com pessoas que voce de alguma forma viu em qualquer lugar, seja na tv, em revistas, ou no seu dia a dia!!
    E eu posso garantir que aquelas pessoas eu nunk tinha visto na minha vida......
    *Aguardando Resposta*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelo,

      A curiosidade é bem importante pra gente continuar mantendo nossa mente ativa, buscando se desenvolver e aprimorar habilidades... mas é importante procurar manter um bom nível de rigor nas informações q vão chegando.

      Minha opinião(e é meramente minha opinião) é que a vasta quantidade de informações que recebemos pode ficar em grande parte armazenada no subconsciente.

      Quando sonhamos a estrutura do sonho, bem como muitos personagens podem ser criados a partir desse banco de dados monumental. E muitas dessas informações nós nem vamos ter consciência q estava guardado. Claro que também haverá sempre espaço(num cérebro saudável) para criações fabulosas, afinal nossa parte criativa/imaginação reina durante as fases REM do sono. :)

      Excluir
    2. Olá Márlon, sou eu novamente, eu so queria relatar o sonho que te tive ontem, foi meu primeiro sonho lúcido, depois de tantos dias de espera, eu conseguir um pouco do que eu queria, eu havia baixado um livro chamado: "Sonhos Lúcidos em 30 dias",
      faz algum tempo que eu estou seguindo os passos desse livros, e tambem ja vi algumas postagens neste blog, que me ajudaram mais, mas vou logo contar o meu sonho, foi bem assim: eu estava em uma mercadinho com meus amigos, ai eles estavam conversando com um funcionario do mercadinho, ai de uma hora pra outra veio na minha cabeça que era um sonho, dai eu comecei a rir de felicidade, e fiquei me perguntando se era sonho mesmo, ai eu disse vou testar, a alegria era tanta que eu nem sabia o q fazer pra testar, entao comecei a derrubar as coisas das prateleiras kkk sai derrubando tudinho, dai os kras do mercadinho começaram a atirar em mim, ai sair correndo pra fora, qd me dei conta estava em cima de uma montanha, nessa hora eu ja estava querendo acordar, ai decidir fazer a ultima coisa q eu queria, ai sair voando, mas acordei..... Estou muuuuiiittooo feliz, mesmo por ter durado tao pouco!!!
      A pergunta é: Tem alguma maneira d eu durar mais tempo nos sonhos lucidos? Como?
      Pq eu percebir q qd vc ganha a lucidez no sonho, vc começa a acordar, pq??

      *Aguardo as duas Respostas* :) Agradeço desde já...

      Excluir
  4. Usei o metodo SSILD 4 vezes, mas infelizmente não surtiu efeito
    nenhuma vez, ai depois de uma semana pensei com meus botões
    em algo que podia dar certo, incorporar o metódo SSILD em uma
    meditação diária... BATATA, funcionou direitinho!
    Estava em um tipo de consultório, com o pessoal do curso de
    design na recepção, ai sai pra fora encostei em uma grade e
    saquei um cigarro, espera ai... eu não fumo!!! Voltei
    pra dentro e confirmei que era tudo um sonho, explorei bem
    todo o local, portas, salas, escadas, janelas etc (gosto de
    explorar o hambiente e me surpreender com os locais e as
    vezes pessoas que surgem e encontro), depois de uma checada
    por todo o local voei até encontrar algo interessante e curtir
    o sonho depois de um tempinho sem ter um SL descente!
    Tive que adaptar o metódo da melhor maneira que pudesse
    funcionar comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Kami! Mto interessante o teu relato e me levou a refletir se não está acontecendo contigo o q acontece comigo de ter sonhos lúcidos mais intensos, numa frequencia mais ou menos fixa? Por exemplo, olhando meu histórico, eu tenho "supersonhos Lúcidos" a cada 30 dias...

      Excluir
  5. Olá, sou novo no seu blog, me interessei muito pelo tema abordado, entre essas e outras, queria que você me tirasse uma dúvida, mas se sinta à vontade em me dar dicas ou críticas se achar necessário...

    Bom, eu sempre tive a chamada paralisia do sono, tem épocas em que é mais frequente, como também tem épocas que também é mais raro. Eu nunca cheguei a ter alucinações, vou aproveitar a oportunidade para ilustrar o que acontece comigo durante esse fenômeno: Eu acordo, estou consciente, mas não consigo me mexer, sinto minha respiração, e fico assim durante alguns segundos até que consigo me mover, e eu não consigo abrir os olhos, na verdade eu nem tento rsrs, quando acontece isso, é tudo escuro, às vezes eu tenho alucinações leves fazendo com que eu veja várias cores misturadas, e alguns sons agudos.

    Enfim, há um certo tempo atrás, tentei ter sonhos lúcidos, mas do meu jeito através da paralisia do sono, na primeira vez eu deitei na minha cama de tarde, tentei ficar o mais relaxado possível, me desliguei do mundo real e comecei a imaginar um campo vasto de flores bem agradável, quando percebi eu estava pensando era no meu colégio, andando pelos corredores, até que do nada, eu caio em mim e fico totalmente lúcido, no caso eu tentei relaxar de novo, e foi quando eu tive a paralisia do sono, eu podia ter continuado a ter a paralisia e tentado dormir, mas eu fiquei com medo e resolvi acordar aumentando o volume da minha respiração.

    Uns dois depois eu novamente tentei ter um sonho lúcido, eu novamente deitei de tarde na minha cama, desta vez com um pouco de sono, e me relaxei imaginando coisas agradáveis, quando eu percebi, eu estava praticamente sonhando mas tendo a noção de que eu estava sonhando, no caso, eu estava em uma calçada, e na minha frente tinha um carro com um cara dentro (não vi quem era, pois não vi seu rosto e nenhum semblante), e ele estava me chamando pra entrar dentro do carro, eu fiquei em dúvida se entrava, acabei entrando, e foi quando eu fui começando a entrar em um sono profundo, mas novamente fiquei com medo e tentei acordar, eu consegui acordar saindo do carro, foi quando eu levantei de um vez, e fiquei me lamentando por ter tentando acordar, nessa que poderia ter sido minha primeira experiência de sonho lúcido.

    Desde então, eu não tive mais paralisia do sono, até um tempo atrás, eu voltei a ter, mas agora, eu estou estranhando pois quase toda noite tenho paralisia do sono somente antes de dormir, eu particularmente acho bem pior, e não sei por que anda acontecendo isso... Eu venho reparando também que tenho uma certa dificuldade de segurar meu sono. Eu queria saber por que eu estou tentando paralisia do sono novamente, com mais frequência, e somente antes de dormir, agora.


    Queria também que você fizesse uma analise do que aconteceu comigo durante essas minhas duas primeiras tentativas de ter um sonho lúcido, dentro do possível claro.

    Meus sonhos geralmente são de perseguição, eu sempre estou perseguindo ou sendo perseguido por algo, sempre com um perigo eminente, vejo mortes e mutilações, e a grande parte dos sonhos em que consigo me recordar é sempre assim, tem algum motivo em especial? Grato.

    Seu blogger está de parabéns, muito bem organizado, vou divulgar ele para meus amigos que também se interessam em sonhos lúcidos, obrigado de verdade.

    ResponderExcluir
  6. Pô Márlon, tu responde todo mundo menos eu cara, assim é difícil hein kkkk.

    Cara, parabéns pelo Blogger, estou começando a ler suas postagens antigas e estou muito impressionado com seu ponto de vista, nota 10.

    ResponderExcluir
  7. Essta técnica é verdaderamente efectiva! Eu já tenho tentado em tres noites e em dois tive sonhos lúcidos, na minha situacao é muito útil. Como informacao adicional (que já escreví antes em essta entrada do blog rsrsrs) no comheco eu tentei com o MILD, nos primeiros dias eu conseguí sonhos, mas depois já nao tive mais, outra coisa é que so' conseguía nos fins de semana...
    Com essta técnica conseguí en días se segunda-sexta! fácil! so' despertei as 5 da manha fize a técnia foi dormir e as 645 quando acordei tive 3 sonhos lúcidos!
    Lí em outro blog que a diferenca de outras técnicas que é necessario ter habilidades pra relajación, reflexao, visualizacao, etc etc, essta técnica nao exije tanto assim, é so' fazer sem muito esforco (pois já nao volta a dormir) e voce tem sonho lúcido! no meu caso foi assim!
    Meu conselho é nao dessitir e provar com todas as técnicas até achar a melhor pra cada um de nós.
    Burundango ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal!!
    Resolvi comentar aqui pois estou tendo dificuldades em identificar se estou num sonho lúcido ou não, mesmo realizando os reality checks.
    Hoje foi minha primeira tentativa de ter um sonho lúcido e acho que consegui (usei o método MILD).
    Minha dúvida é que não sei se eu estava num sonho lúcido ou se eu sonhava em estar num sonho lúcido (doidera kkkk) por que no meu sonho eu jogava GTA no computador e quando olhei para a palma da minha mão para realizar o reality check elas estavam listradas com vermelho e amarelo e o relógio marcava 08:76. O estranho de tudo isso é que não fiz por vontade própria, acho que eu estava tão empolgado em ter um sonho lúcido que acabei sonhado com isso e no meu sonho de sonho lúcido eu fiz o reality check.
    Não sei se vocês vão entender mas é a única forma que eu consigo explicar, foi a coisa mais estranha que já aconteceu na minha vida. Queria que vocês me ajudassem a identificar o que ocorreu nesse sonho, se foi um sonho lúcido ou não, e dizer o que vocês acham que eu devo fazer, porque vou tentar usar o método SSILD hoje na minha segunda tentativa de obter um sonho lúcido.
    Além disso, devo registrar esse sonho estranho que tive ou não? Pergunto isso pelo fato de não saber se foi um sonho lúcido.

    Abç!!

    ResponderExcluir
  9. Eu consegui meu primeiro sonho lucido com essa tecnica! Foi a primeira vez que eu ouvi falar de sonhos lucidos. Foi pesquisar no google, achar esse site, ler esse post e ter um sonho lucido.

    Sou foda kkkkkk mas não deu pra fazer muita coisa não. Eu só flutuei, andei em paredes, transei com uma mulher e fiz le parkour/free runing pelas ruas do meu bairro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...