ÚLTIMOS

domingo, 28 de abril de 2013

Tecnologias atuais para indução de Sonhos Lúcidos

   A impressão que eu normalmente tenho, logo após ter um Supersonho Lúcido, é de que os jogos do futuro serão assim. Não existe game ou qualquer droga capaz de reproduzir o que nosso cérebro é naturalmente capaz de fazer, especialmente considerando, a ausência de efeitos colaterais.



   O mais próximo do que esse futuro poderá ser, foi apresentado em Vanilla Sky e o Passageiro do Futuro. Também o gênio da ficção científica Phillip Dick nos apresentou simulações fascinantes com Vingador do Futuro e Os Três Estigmas de Palmer Edricht. Matrix também nos trouxe algo bem interessante.

   Mas como ainda estamos apenas engatinhando nessas tecnologias mirabolantes, resta-nos aproveitar o que encontramos no presente, ou seja nossas tecnologias já desenvolvidas.


Cena do ótimo filme "O Passageiro do Futuro", baseado num livro do Stephen King.



Métodos de Indução

   Nossos métodos de indução, desenvolvidos por LaBerge, Tholey e várias outras, derivadas dessas(ou não) por diversos sonhadores lúcidos experientes, servem como uma das principais ferramentas de indução.
Vamos citá-las, pois todas estão bem difundidas pelo blog: MILD, Tholey, WBTB, WILD, DEILD, CAT, FILD, VILD E SSILD.

   Além das técnicas de indução, temos várias outras surgindo a todo momento, por criação de novos ou experientes sonhadores lúcidos. Nesse ponto é importante ressaltar a importância da troca de experiências que procuramos fazer no Fórum e no Grupo do Face.

A troca de experiências entre os sonhadores lúcidos segue como uma das mais poderosas ferramentas no desenvolvimento da habilidade de induzir sonhos lúcidos. 




Máscaras de Indução

   Outra linha interessante que já está no mercado, são as máscaras de indução. Aparentemente elas lembram qualquer máscara tapa-olho de dormir, comumente usados em viagens de avião ou mesmo para dormir em quartos não tão escuros. Essas máscaras já foram analisadas aqui no blog. Eu mesmo adquiri a versão européia REM - Dreamer e assim que tiver os resultados com ela irei apresentar aqui.
    A tão falada Remee, apesar de barata, parece que deixou muito a desejar no sentido de ser um retrocesso tecnológico e não apresentar recursos que a Nova Dreamer e a REM - Dreamer já possuiam.

Em português o filme foi denominado "Sonhando Acordado". Trata por meio de um drama o tema dos sonhos lúcidos e problemas de relacionamento. 


Suplementos
   
   A galantamina(já tratada por aqui) segue sendo vendida nos EUA como suplemento, enquanto aqui no Brasil ainda é vendida como remédio e com retenção de receita médica. Ainda estou tentando entender direito porque isso acontece. Não acredito que a medicina/bioquímica possam ser áreas tão pouco científicas e divergirem de modo tão gritante, num tema que é delicado.
   Em todo caso já experimentei o suplemento e de fato, em 5 experimentos, consegui ficar consciente tendo um Supersonho Lúcido, um sonho lúcido normal com média duração e nos outros 3 apenas lembrei bem dos meus sonhos.
   Ainda farei experiências, envolvendo um controle mais rígido e provavelmente, numa segunda fase, envolvendo a máscara de indução.



Aplicativos

  Através do I-Phone e do Android, é possível se utilizar de programas que podem monitorar e/ou estimular a indução de sonhos lúcidos. Também já abordei o tema aqui no blog, mas ainda não realizei experiências com eles. Acho incrível os relatórios que podem ser gerados pelos programinhas e ainda estou recebendo feedbacks de sonhadores lúcidos sobre suas experiências com esses recursos.



14 comentários :

  1. indo baixar os aplicativos, espero q faça algum efeito e tbm novo método ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Blza Crstian! No aguardo dos resultados :)

      Excluir
    2. Sempre ;) Márlon, me responde uma coisa (se der) em uma postagem anterior vc estava falando sobre acordar na sexta hora de sono, então se eu vou dormir 00:00 e tenho que acordar 06:00 para ir para a escola, isso explica pq é nessa hora q nós ficamos tristes de acordar de um sonho bom, um sonho vívido? pq é na sexta hora de sono +/- q temos esses sonhos bons e vívidos? (não sei se vc entendeu a pergunta)

      Excluir
    3. E aí Cristian!

      A partir da 6a hora de sono, nossas fases REMs se tornam maiores. Pela 7a, 8a hora de sono pode chegar até 45 min de sonhos intensos e vívidos! :))

      É fundamental aprender a dormir bem. Não ficar forçando o corpo e a mente, privando-os do tempo de sono que é tão precioso. Já existem pesquisas confirmando a estreita relação entre o sono e a memória.

      Pelo teu relato então, é muito importante prestar mais atenção se esse tempo de sono está sendo suficiente para ti. Algumas pessoas até podem se sentir muito bem com apenas 6h de sono, mas é mais comum serem pessoas mais idosas(e que normalmente tiram sonecas).

      Excluir
  2. Márlon, já pensou em fazer vídeos ou um hangout sobre sonhos lúcidos? Seria legal, já q a gente tem poucos vídeos no youtube sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Ei Márlon, eu sou novo nesse mundo de sonhos lúcidos...

    Bom, eu acredito que tenho o distúrbio da paralisia do sono sim, apesar de alternar às vezes o números de relatos que eu tenho deste evento, é sempre constante... Tem épocas que eu tenho a paralisia do sono praticamente todos os dias. Antigamente era mais quando eu acordava, que aproveito a relatar que quando comecei a ter esse evento, eu sofri bastante viu rsrsrs. Logo que eu me deitava, tinha a sensação de que estava perdendo a sensibilidade do corpo, via vultos, manchas turvas e a chamada paralisia do sono, eu pensava que isso tudo era real, e que eu estava morrendo! rsrs

    Hoje em dia eu tenho a paralisia do sono mais quando vou dormir, e queria transformar esse incômodo em uma experiência gratificante, como o sonho lúcido, eu pelos meus meios já tentei ter sonhos lúcidos, o que não deu muito certo. O mais perto que consegui foi a ultima vez, ontem, eu estava dormindo de bruços quando tive paralisia do sono logo que adormeci, geralmente eu tenho apenas alucinações auditivas, (visuais eu não tenho porque descobri que conseguia abrir os olhos há pouco tempo atrás, e mesmo assim prefiro não arriscar rsrsrs), bom, no caso eu tentei me imaginar em um campo sereno, e estava até conseguindo, mas quando cai em mim, percebi que estava começando a entrar em sonho, mas eu estava perdendo o essencial, a minha consciência de que estava acordado! Era como se eu tivesse voltando a um sonho normal. Acabei ficando assustado e acordei.


    Apesar dessas minhas experiências pífias, queria que você Márlon e/ou algum frequentador experiente desse site, me oriente da melhor forma possível a ter um sonho lúcido, qual método devo seguir e etc.

    Valeu e o seu blog está de parabéns cara, vou divulgar para meus amigos que também se interessam bastante no assunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa brigadão pela força e seja sempre bem-vindo!

      O blog sobre paralisia do sono q botei de referência no sites recomendados é mto bom e certeza q tu vai gostar.

      Tem um pessoal no fórum q domina mto o método WILD e talvez seja interessante pra ti ;) Além é claro dos tópicos relacionados aki no próprio blog :)

      Particularmente para quem tem alguma frequencia de paralisia do sono eu recomendo experimentar o WILD.

      Excluir
  4. primeiramente parabéns pelo site
    e mesmo sendo off-topic, eu gostaria de relatar algo..
    até hoje, em todos os meus sonhos lúcidos, eu visitei apenas lugares ou proximidades em que eu já estive na vida real..
    alguém mais passa por essa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo visitar casas da minha infância...

      Excluir
  5. Eu tenho algo semelhante a sonhos antes de dormir. Acontece que estou consciente do que ocorre e com esforço posso modificar qualquer coisa no sonho, além de sentir o vento e ao toque, e as vezes saiu do meu corpo (creio que seja uma ilusão). Ainda ocorre de não conseguir me mover e estar de olhos abertos e vendo coisas estranhas como seres mitológicos, talvez porque adore mitologias, grega e nórdica. Só o ultimo tem uma duração que chamaria de média ou longa.
    Isso seria sonhos lúcidos? No começo ficava assustado, e não só pela presença de alienígenas e demônios, mas por está paralisado e com falta de ar, além de uma forte dor no peito.
    Isso acontece desde a minha infância, creio que tenha começado aos 8 anos, ainda lembro de alguns. Um eu estava deitado e não me mexia, de repente uma cabeça completamente escura me encarava em posição horizontal de sentido oposto a minha; outro uma luz piscava pela janela como se fosse uma sirene policial, mas tinha um som de nave espacial. Ainda lembro de uma vez que levantei! e dei de cara com o Bafometh, dei um grito "Mãe" e acordei, estava lá eu em pé e minha mãe só perguntou o que houve, no outro dia. É isso ou preciso de um medium, padre, pai de santo, médico, yoda, etc...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, relaxa amigo, isso é apenas paralisia do sono, pode ser meio pertubador mas não causa nenhum problema de verdade, dá uma busca nos sites relacionados q vc vai encontrar mais sobre isso.
      abraços!

      Excluir
  6. Márlon socorro pelo amor de deus eu nao consigo por nada neste mundo ter um somho lucido ja tentei induçoes os metudos tudo me ajuda

    ResponderExcluir
  7. Visite-nos no fórum ou em nosso xat, podemos te dar algumas dicas de como deve proceder com seus exercícios de inicio e criar uma forma mais prática e alternativa para o seu caso : )

    ResponderExcluir
  8. Marlon esses dias estava pulando na cama elastica quando fui dormir eu fiquei pensando nela e muito legal eu sabia que era sonho e eu podia acordar quando eu quisesse eu pulava bem alto mas quaze toda vez caia mas eu era imortal e voltava

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...