ÚLTIMOS

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Melhor Trem Fantasma do Mundo?! E o Blog sobre Paralisia do Sono

   Não existe filme de terror na história humana, capaz de provocar mais terror do que uma paralisia do sono, acompanhada de uma dose de alucinação típica desse estado.

   Muitas perguntas aparecem relacionadas a paralisia do sono. Já fiz alguns posts sobre o tema, mas como não é o objeto principal desse blog, sempre é bom lembrar que existe gente boa tratando especificamente sobre o tema. É o caso do blog Paralisia do Sono - Tudo Sobre Paralisia do sono. O site Universo Racionalista também fez um excelente e meticuloso post sobre o tema.

     Vale lembrar que a paralisia do sono é a manifestação de um mecanismo natural do nosso corpo, para nos proteger dos movimentos que fazemos durante os sonhos mais intensos(fase REM do sono). Diferente do sonho lúcido, nossa consciência não está mais imersa no sonho, vivenciando aquela realidade, mas se depara com o corpo ainda em estado de Atonia Muscular. Significa que todo o corpo está submetido a rigidez que é típica dos sonhos vívidos da fase REM, impossibilitando nossos movimentos, porém com a mente já desperta. Toda a amplitude dessa atonia ou paralisação muscular é visceralmente sentida.

Presenças malignas e sensações de pressão sobre o peito, sufocamento, total rigidez e alucinações, são manifestações bem típicas de paralisia do sono com alucinações. Na imagem, cena do filme "Fogo no Céu".

      Na situação de ser acometido pela paralisia, podem acontecer as alucinações(2*), digamos, dignas de botar qualquer grande filme de terror no chinelo!... Filmes como O Grito, O Chamado, Exorcista, Atividade Paranormal... irão parecer brincadeira de criança. Essas alucinações são poderosas e podem causar pânico àqueles que desconhecem tal fenômeno. Esqueça luzinhas dançando, túneis se abrindo ou pequenos borrões...

      Os sintomas típicos de esmagamento da rigidez do sono, podem vir com um belo pacote de alucinações auditivas, risadas macabras, sensação de presença perversa... sufocamento... que tal flagrar uma velha bruxa e gorda sentada sobre seu peito?! Um bater de asas sombrias logo ao seu lado, fazendo seus cobertores levantarem?! Rá!



       Agora se um dia isso lhe acontecer, procure se lembrar: "é tudo criação mental sua". Um mero fenômeno de transição entre o sono e a vigília, conhecido como paralisia do sono(com ou sem suas respectivas alucinações). Lembre-se de não ter um ataque cardíaco por isso. Não se trata de bruxa, demoinho ou ET de Varginha querendo brincar com o seu sexo(bem, talvez seu subconsciente queira rsrs o meu é bem sacana!).

       É importante ressaltar que nos casos de paralisia do sono crônica, deve-se procurar auxílio com um médico especializado na área de Medicina do Sono. Existe tratamento e como eu sempre lembro por aqui, a qualidade do sono deve estar sempre em primeiro lugar.

Esqueça qualquer pretensão Hollywoodiana de provocar algum "terror"  na sua mente.  O maior "Trem Fantasma do Mundo" já está pronto pra ser acionado a qualquer instante no seu cérebro. Na imagem uma cabeça empalada que guardo aqui na minha cabeceira. 1*     

1* Brincadeirinha rsrsrs a imagem é uma foto tirada no espetacular "Portal da Escuridão", do Beto Carrero World. A fotografia foi tirada no hall de entrada(antes do labirinto hehehhhehe).

2* Essas alucinações são bem mais poderosas que as alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas.

Fontes:

Sacks, Oliver. A Mente Assombrada. Companhia das Letras - São Paulo - 1ª Edição.

http://blogparalisiadosono.blogspot.com.br/

http://universoracionalista.org/paralisia-do-sono/

http://sonhoslucidos.forumeiros.com/t148-desmistificando-paralisia-de-sono-o-grande-erro-sobre-wild

http://www.sonhoslucidos.com/search/label/Paralisa%20do%20Sono

17 comentários :

  1. Sempre achei que as alucinações hipnagógicas são aquelas que se tem durante a paralisia não?

    "2* Essas alucinações são bem mais poderosas que as alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Vou ter que rever meus posts anteriores comentando sobre o tema. O livro do Oliver Sacks que estou lendo, A Mente Assombrada, é bem explícito, ressaltando as diferenças.

      Excluir
    2. Marlon, eu queria sanar uma duvida voce que e experiente.. Tem como ter sonho lucidos apenas com realyt shecks e se o metodo WBTB e eficaz..

      Grato

      //Leonardo

      Excluir
    3. É possível, mas pelas pesquisas q andei lendo, em termos estatísticos não é dos mais eficientes, quando aplicado isoladamente.

      No caso do método WBTB, assim como o MILD e outros métodos já existe uma eficiência maior. Porém é fundamental que a pessoa vá experimentando qual tipo tem mais afinidade/eficiência.

      Além disso é mto importante anotar os sonhos no Diário e ter qualidade de sono :)

      Excluir
    4. Hmm, legal obrigado pela resposta ja fiz meu diario no meu blackberry... E to comessando hoje com o metodo WBTB e o que da pra mim testar de momento.. Obrigado pela resposta

      E sobre esse artigo realmente muito macabro se algum dia eu ter essa paralisia eu vou ter um infarto (durmo com a luz acessa u.u')..

      //Leonardo

      Excluir
    5. Olá. Sou péssima com internet, mas gostaria de me corresponder. Meu nome artístico é Regina de Oya, sou pintora e trabalho com arte. Tive dois sonhos lúcidos em duas semanas. Semana passada e a dois dias atrás. Interessantes para se contar, no primeiro deles uma mulher que uso como modelo vivo estava vestida de Iemanja (vi muitas imagens de orixás naquela semana). Assim que fiquei lúcida ela me apontou uma porta para que eu entrasse e visse. Quando entrei vi oum espetáculo tão maravilhoso que não consigo descrever:
      Uma enorme sala em chamas (a casa da minha vizinha teve um incêncio a um mês atrás, na vida real) mas as chamas não queimavam, não me assustavam, não havia fumaça. Só beleza. Das paredes esculturas de mais de dois metros criavam vida e tentavam sair das paredes, no meio do fogo. Foi tão maravilhoso que nem sei se consigo reproduzir coisa tão bela em arte. Procurei entrar por portas nos dois sonhos, e pedir para ver números nas duas ocasiões, e alguém sempre aparecia para me dar os números, procurei me lembrar e anotei o que pude.
      Grande abraço. Quero receber notícias do seu site.
      Regina

      Excluir
  2. Obrigado pela divulgação do meu blogue sobre a paralisia do sono, Márlon. Como dizem aí no Brasil: Valeu! :)

    Sucesso para este projeto sobre os sonhos lúcidos, todos os posts estão bem trabalhos - muitos detalhes e boas imagens a acompanhar os raciocínios.

    Cumprimentos,
    Carlos Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Brigadão aí Carlos! Tamus juntos companheiro.
      Grande abraço e bons sonhos pra ti!

      Excluir
  3. Algum tempo atrás, eu acordei de madrugada, me mexendo normalmente, mas vi um vulto de uma mulher que desapareceu na hora que eu mexi o olho. Não teve paralisia, mesmo sem paralisia do sono, pode se ter alucinação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel,

      Claro, pode sim. Existem vários tipos de alucinações. Como tu estava despertando, é bem típico desse período as alucinações hipnopômpicas. Essas alucinações são mais complexas que as alucinações hipnagógicas. Podem ocorrer "presenças malignas", monstros, aranhas e coisas do gênero :)

      Excluir
  4. Pois é como voce fala, vou lhes contar que eu fiquei muito assustado por um pesadelo que quando acordei (ou ainda nao acordava?) ví uma menina parada na esquina da minha cama, era uma menina vestida com um vestido antigo e de costas! Pulei do susto! Por essa vissao eu fiquei com muito medo por um tempao dormí com as luces encendidas por um tempao (e moro sozinho rsrsrs)
    Pois é que agora eu comprendo que isso foi um produto da minha mente uma imagem hipnogónica ou hipnopomica?
    Gracas ao livro do stephen laberge eu vencí o medo, em uma ocacao sonhei com essa menina e falei com ela pra nao assuatarme mais, ela nao me respondeu nada so' ficou chorando! e depois disso nenhum pesadelo mais!
    Parabéns a todos os leitores desste blog.
    Burundango ;)

    ResponderExcluir
  5. Pesadelos eu os procuro, sao como montanhas russas, sua adrenalina sobre. Ha medo, mas quando termina eu fico feliz e aliviado de ser apenas um pesadelo.

    Pesadelos dizem mais sobre o estado psicologico da pessoa do que sonhos normais, no meu caso pelo menos.

    ResponderExcluir
  6. Pouco haver com o tema da postagem, mas leiam isso!

    http://super.abril.com.br/blogs/crash/sonhar-deixa-voce-mais-inteligente-veja-como/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

    Matéria da SuperInteressante sobre sonhos. Saiu hoje!

    ResponderExcluir
  7. Um fazendeiro adolescente americano que na década de 30,tinha sérios problemas quando dormia se sentia preso na cama, via imagens terriveis etc. Um de seus relatos que dizia ter sonhado com um elefante sinistro e amedrotador entrando por seu quarto, em outro caso uma velha com aprencia assombrosa... 30 anos depois na mesma epoca da guerra fria, e quando começou a surgir o assunto alienigena nos cinemas, na TV etc,o mesmo homem já mais velho teria ainda os mesmos problemas ao dormir, mas agora suas paralisias eram com imagens de seres extraterrestres!
    Existe até um estudo americano que diz que 72% dos relatos de abduções e raptos alienigenas não passam de pura alucinaçãodessas pessoas, pois se analisarmos bem, até antes da década de 50 não se ouvia sobre esse assunto na midia, com o estouro da tecnologia esse assunto começou a se tornar mais comum e se tornou parte da "cultura humana" de forma geral, logo as porque não as pessoas poderiam ter paralisia com essas imagens alienigenas!?

    ResponderExcluir
  8. O medo que eu tenho da paralisia, acho que não vale a pena me arriscar a ter sonho lúcido. Parabéns pelo blog, ficou show!!! Fã de vcs já u,u

    ResponderExcluir
  9. Cara eu tive uma epoca da minha infancia que tive neuras apos um sonho, eu sonhei que criava um super parque de diversao aquatico com formato de polvo misturando com roda gigante, mas para fazer tal feito eu pedi 1 centavo para cada pessoa no planeta, mas veio uma grande tsuname e quebrou o park, mas fikei com a divida, apos acorda, nao consegui diferenciar realidade do sonho, acreditei realmente por cerca de 15 min que realmente devia tal valor, e que pensava varias formas de pagar que nao dariam certo, isso me deixava desesperado e com falta de ar, so que se repetiu umas 3 vezes ainda e parou. Mas depois nao conseguia durante o dia engolir saliva, nao sei o pq, mas tive de ficar com um copo dagua durante uma semana para me recuperar, pois sem engolir saliva vc resseca a garganta e tem uma ansia de asfixia

    ResponderExcluir
  10. queremos o chat no home ae marlon.. por favor neh cara

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...