ÚLTIMOS

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Qualquer sonho pode virar um Sonho Lúcido?

    Uma questão bem interessante levantada por um onironauta: "Todo e qualquer sonho que temos pode se tornar um sonho lúcido(...)?" "(...)ou apenas os que realmente se tornam é que de fato poderiam, pois são diferentes em algum aspecto?"


Será possível identificar um padrão, em certos tipos de sonhos que os tornem mais suscetíveis a se transformarem em sonhos lúcidos? Na imagem, o EXCELENTE filme do Star Trek - Além da Escuridão.


    É uma questão que invariavelmente nos leva a refletir. Será que existe um perfil especifico de sonho que somente, necessariamente esse tipo, poderia se tornar um sonho lúcido...?!

    Para começar, é preciso fazer um levantamento, daqueles sonhos lúcidos anotados no "Diário de Sonhos", buscando por algum padrão. Creio que por volta de alguns meses, já seria uma boa base para  se analisar, caçando a existência ou não de padrões, nos sonhos lúcidos anotados.

    A resposta me parece avançar no sentido de que não é o tipo de sonho que vai determinar a possibilidade do acesso da nossa consciência, mas sim um conjunto maior de fatores externos.

    De fato, certos tipos de sonhos, como os pesadelos, podem facilitar. Bem como aqueles sonhos com temas recorrentes, com o uso do Método de Tholey, também podem ajudar a induzir um sonho lúcido.


Temas recorrentes podem de fato auxiliar na indução de sonhos lúcidos. O método de Tholey, possui em alguns de seus passos, o uso dessa ferramenta.



    Porém, a lucidez em casos como esses, irá acontecer não em função do "tipo de sonho", mas sim por causa das técnicas utilizadas na indução, associadas é claro a esses sonhos em especial. Mas é um subconjunto de tipos de sonhos apenas. Sem as técnicas e as pesquisas do Paul Tholey, essas espécies de sonhos, por si só, não favoreceriam a indução.

    Exemplificando(casos hipotéticos):

    Observo que em meu Diário de Sonhos, nos últimos 3 meses, venho sonhando bastante com o meu trabalho. Passo a aplicar o Método de Tholey, aproveitando-me dos temas repetitivos.

     Por fim, consigo ter meus sonhos lúcidos, com base na estratégia adotada.

 
     Numa outra situação, observo que ao assitir filmes de terror ou suspense, meus sonhos ficam mais vívidos, recheados com medo e ansiedade... passo então a aplicar o Método de Tholey, mais uma vez, aproveitando-me das emoções/temas recorrentes.

     Novamente, obtenho êxito na estratégia.


     Em uma conclusão precipitada, vou especular afirmando que é exatamente a verificação de existência de sonhos com temas recorrentes que determinarão ao sonhador lúcido, a possibilidade de enquadrar certos tipos de temas e assim, abrir-se-á a oportunidade de aplicar com maior eficiência o Método de Tholey. Sob essa perspectiva, fica claro que não é o padrão do sonho em si que implicará na ocorrência do Sonho Lúcido, mas sim uma análise apurada dos padrões dos sonhos, com aplicação de métodos de indução(em especial o Tholey).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...