Propósito, Reflexão e Autossugestão para ter Sonhos Lúcidos
Uma das técnicas com maior sucesso para indução da consciência nos sonhos, em experimentos em laboratórios de sono, foi a utilização em conjunto de: propósito ou intenção, a reflexão e a autossugestão.A pesquisa que aponta para o grande sucesso da combinação desses três elementos, envolveu 5 grupos, com 34 homens e 56 mulheres, o estudo, realizado em 1992, foi conduzido por Schlag-Gies, pela Universidade de Saarland na Alemanha.
O propósito de voar sempre pode ser uma opção para uma bela noite de sono... Na imagem, uma das espetaculares cenas de vôo do excelente filme Man of Steel.
O "escore" alcançado, numa escala de 1 até 27, foi de 18 pontos/requisitos, o que se pode considerar de alto nível, quando comparado as demais técnicas MILD(4-6), WBTB(5/6) etc.. Vale lembrar que cada ponto atingido na escala era equivalente ao cumprimento de algum requisito em especial.
Fazendo um comparativo, o Método de Tholey chegou a 15 pontos. Esse último foi recentemente comentado aqui e é inevitável perceber que são bem semelhantes, afinal o Tholey de certo modo, também envolve propósito, autossugestão e reflexão!...
A pesquisa atingiu score equivalente a eficiência de 15 pontos/requisitos, classificando-a como de eficiência "moderada", sendo que essa pontuação, reunia uma série de 27 pontos/requisitos. Métodos como MILD, WBTB e Reality Checks variaram entre 5 e 8 pontos apenas e foram considerados de baixa eficiência.
![]() |
Saarland University, Alemanha, onde mais uma vez os alemães sairam na frente, com pesquisas envolvendo técnicas de indução da consciência nos sonhos. |
Nos posts seguintes, buscarei tratar com esses elementos, para favorecer maior ocorrência de sonhos lúcidos.
Fonte:
STUMBRYS, Tadas e outros. Induction of lucid dreams: A systematic review of evidence. 2012. Conciouness and Cognition 21.