ÚLTIMOS

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

É difícil ter sonhos lúcidos?

     De acordo com os pesquisadores/cientistas na área e eles são "os caras" que mais correm atrás de sonhadores lúcidos eficientes - pagando até ¢50 euros por noite(laboratório de uma pesquisa da Ursula Voss/Alan Hobson), é difícil conseguir bons sonhadores lucidos.

Imagem do filme Minority Report, baseado num conto do genial Philip K. Dick.


     Vejam o caso do Bruno Grego, na pesquisa do Sérgio Rolim. A média dele é de 2 noites com sonhos lúcidos por semana. Considero uma média alta, de sonhador lúcido de grau avançado. Tomei a liberdade de convencionar assim, com base no que vamos encontrando nas pesquisas e num engano comum sobre o que de fato é estar consciente num sonho.

     Um engano bem comum é aquele de que dominar a narrativa de um sonho ou realizar feitos mirabolantes, significa que ficou consciente. Parece-me bem mais razoável pensar nisso como "controle". E controle, como vivo defendendo, é diferente de consciência.

     Vou até citar o que comentam dois dos pesquisadores que estão no front dessas pesquisas(Voss/Hobson):

"Nós ficamos surpresos como é difícil reproduzir as ocorrências de sonhos lúcidos para os laboratórios de sono. Do nosso grupo inicial de 20 pessoas que alegavam experimentar a consciência nos sonhos, pelo menos 2x por semana, somente 3 conseguiram a lucidez e apenas UMA vez.(...)"

Imagem extraída da pesquisa dos pesquisadores, Dr(a)(s). Ursula Voss e Alan Hobson. É possível sem maiores explicações, identificar o estado mental Acordardo(WEC), o estado mental de sonho lúcido(Lucid), e o estado de sonho normal em REM.



     Imaginem a frustração dos onironautas e dos pesquisadores ao se depararem com essa dificuldade. Apesar das diferenças entre noites de sono num laboratório, cheio de eletrodos e pessoas te observando dormir, comparando com um boa noite de sono no aconchego de casa... os resultados, na minha opinião até que nem foram tão ruins assim.

      Fato é que tanto os métodos de indução quanto as tecnologias continuam se desenvolvendo. Nesse ano por exemplo, em meu Diário de sonhos, venho acompanhando uma sensível melhora no índice de ocorrências. É possível que as recentes pesquisas, apontando uma maior eficiência da reunião de elementos, como o propósito/intenção, reflexão e autossugestão tenham me auxiliado a focar uma metodologia mais eficaz.



Referências Bibliográficas/Fontes:

STUMBRYS, Tadas e outros. Induction of lucid dreams: A systematic review of evidence. 2012. Conciouness and Cognition 21.

VOSS. Ursula, HOBSON Alan. Romain Holzmann, Inka Tuin. Lucid Dreaming: A State of Consciousness with Features of Both Waking and Non-Lucid Dreaming.  Fonte: http://www.journalsleep.org/ViewAbstract.aspx?pid=27567

LaBerge, Stephen. Signal-verified lucid dreaming proves that REM sleep can support reflective consciousness Intenational Journal of Dream Research, volume 3, nº 1. pg 26-27 (2010).

   

33 comentários :

  1. Post interessante Marlon! Gostei da parte que enfatizou a respeito de controle x consciência; é fato, pois tem um diferencial danado aí, muita gente, as vezes acaba por se confundir ainda o que é realmente sonhar lúcido e tudo varia de um grau de consciência/percepção e controle em determinados sonhos. Eu mesmo vos digo que já fui levado por enredos/fragmentos de sonhos diversas vezes sem exercer controle algum, apenas tendo noção como um sonho lúcido, as vezes vividos ou até mesmo embaçados/nublados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa brigadão Reizen!

      Pela tua bagagem imagino q tu tbém tenha experimentado sonhos nesse sentido, em que até dominava bem a narrativa, mas sem de fato estar a consciência bem acionada.

      Ao contrário do senso comum, parece-me bem mais razoável que esse tipo de sonho em que até controlamos ou exercemos fortes interferências no sonho, sem lembrarmos, por exemplo, de coisas que planejamos no estado desperto; nesse tipo de sonho, mal chegaria a ser um sonho lúcido. Talvez um sonho lúcido com baixo grau de lucidez.

      Enquanto um sonho lúcido onde o sonhador, consegue raciocinar, lembrar de planos que traçou no estado desperto, mas sem conseguir controlar coisa alguma... para esse caso sim teremos um sonho lúcido evidente, com a consciência presente em definitivo. :)

      Excluir
  2. É verdade disse tudo agora, sabe hoje em dia quando olho para trás os meus diários vejo que já fiz tantas coisas nos sonhos lúcidos quanto na realidade, até de paraquedas já saltei certa vez :D mas voltando então umas das minhas atividades mais divertidas é procurar uma certa pessoa, tanto que uma das formas de saber que estou realmente consciente é de lembrar-me desse personagem nos sonhos lúcidos e se devo seguir o plano de sonho ou enredo natural do sonho lúcido, tenho que ressaltar que tem sonhos lúcidos que compensam seguir a história, já preencheram relatos excepcionais em meu diário!
    Abraço Marlon! Está fazendo um ótimo trabalho no site e no fórum! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão Reizen e parabéns pelo teu trabalho no Fórum tbém! Teu Diário lá tá show brother!

      Abração!

      Excluir
  3. Disponha brother, eu que agradeço, estamos aí se precisar é só chamar! Prometo começar a interagir mais por aqui é que acabei apegando-me muito ao fórum. :D

    ResponderExcluir
  4. 50 euros só pra dormir e sonhar?? hahahahaha adorei!

    ResponderExcluir
  5. Legal mas tenho uma ideia sobre isso .acho que a melhor maneira de se ter sonhos lucidos e fazer testes de realidade no servico ou em apenas um lugar.porque se eu sonho bastante com meu servico a chance da minha conciencia dar uma guinada e grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa idéia é um dos passos do Método de Tholey.

      Excluir
  6. Gostei do post, mas tenho uma dúvida: é possível ter Sonhos Lúcidos dormindo apenas 6 horas por dia? É que eu me interessei pelo tema e gostaria de tentar, mas por causa da faculdade e do trampo só posso dormir 6 horas. Será que consigo ter sonhos lúcidos? Márlon você dorme quantas horas por dia?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí André! Dormir menos do que o corpo pede pode ser mto prejudicial. É importante analisar se esse tempo de sono está mesmo sendo suficiente ou te fazendo mal.

      Caso de fato precise dormir mais, pode-se utilizar das sonecas ou de mais de um período de sono por dia. As "sonecas" do Churchill eram de até 2h. rs

      Por fim, é possível sim ter sonhos lúcidos dentro do período de 6h, mas as fases REM tardias(após esse período) são as melhores(até 45 min de sonhos intensos e vívidos). Não deixe de aproveitar ao máximo pelo menos nos feriados e fins-de-semana ;)

      Além de trabalhar para melhorar a qualidade do teu sono(prioridade sempre), vale a pena procurar métodos que estão mais de acordo com a tua rotina, nesse caso: WILD, CAT, DEILD, FILD e VILD.

      Excluir
  7. Olá, Marlon! Tenho tanta coisa pra falar sobre sonhos lúcidos que é até difícil começar, haha. Eu costumo ter esses sonhos desde os meus 11, 12 anos (hoje tenho 17) e eu nem sabia que existia um termo pro que era isso. Eu simplesmente sonhava, e sabia que eu estava sonhando, tendo assim dentro dos meus sonhos a total liberdade pra me mover, falar, ou agir. Aliás, durante muito tempo, eu aproveitei os sonhos lúcidos como uma forma de fazer o que eu não faria na vida real. Já estive em cruzeiros, casas abandonadas, apocalipses zumbis... Na maioria dos meus sonhos, alguma coisa sempre me deixava agoniada demais e eu tinha que acordar e (acredite se quiser) pra isso eu sempre bati minha cabeça muito forte no chão, umas duas ou três vezes. Sempre funcionou. A verdade é que eu nunca achei que isso fosse algo irreal... eu achava que todo mundo sonhava desse jeito. E eram raríssimas as vezes em que eu tinha um sonho normal, sem estar "acordada" dentro dele. Depois de um tempo, um amigo meu veio me falar sobre um filme e então eu descobri que o nome do que eu vivia desde os 11 anos era "sonho lucido". Pesquisei um pouco sobre isso, e quando eu fiquei estupidamente curiosa pra ter mais sonhos assim, eu simplesmente parei de sonhar. Hoje em dia é raro que eu tenha qualquer tipo de sonho, só às vezes quando eu vou dormir realmente muito cansada e pego no sono bem rápido. Eu queria muito voltar a ter sonhos lúcidos, em um ano mais ou menos eu tive uns dois sonhos. E em todos eles, quando eu percebia que estava lucida eu ficava tao ansiosa que acabava acordando. Adorei o seu blog, por que nele eu entendo um pouco mais sobre o que é isso, e posso também utilizar as técnicas de indução pra que eu volte a sonhar assim. Mas eu tenho uma pergunta, Marlon, é possível se morrer num sonho lúcido? Isso já aconteceu comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, grato pelo relato! Esse tipo de troca de experiência sempre é mto bem-vinda por aki viu. E não se sinta estranha. Apesar de não ser tão comum encontrar pessoas do nosso cotidiano para conversarmos sobre o tema, por aqui(e pelo nosso Fórum) tu vai perceber a vasta quantidade de sonhadores lúcidos que estamos reunindo :)

      Sobre morrer no sonho lúcido, vale o mesmo que no sonho comum. Sempre vamos estar dentro de toda uma criação mental nossa e portanto não há absolutamente o que temer. O mais provável é que acabe tendo um falso despertar(continuando num novo sonho) ou que de fato acorde.

      Brigadão pelo elogio e seja sempre bem-vinda! :D

      Excluir
  8. Olá, eu sou novo neste site, e gostaria de saber por que não consigo ter acesso ao controle total nos meus sonhos lúcidos. O meu subconsciente sempre me impede, geralmente me causando medo ou um susto(geralmente é a Samara do chamado). Eu já consegui algumas façanhas como levitar objetos ou invocar demônios para me servir. também estou em duvida sobre qual método aderir, mas já estou me simpatizando com o FILD.

    ResponderExcluir
  9. Brother anônimo no inicio é difícil compreender sobre o controle total dos sonhos, para ser sincero até hoje nunca tive controle total de um sonho e acho absurdo pessoas que dizem poder fazer tudo que quiserem em seus sonhos. Na verdade estamos sempre em um empasse entre controle e consciência, deveras estamos lúcidos e não temos o controle total que desejamos, somos como marionetes influenciadas pelo subconsciente, mas de fato podemos tomar certas decisões e virar a mesa em muitos enredos de sonhos lúcidos.

    Precisará de experiência e com o tempo você irá adaptando-se com o mundo onírico podendo alterar as leis da física com mais facilidade e utilizando cinesias ou de conjuração por exemplo.

    Comece aderindo o MILD, Tholey, Reality's Check's e o DEILD essas sãos as primeiras técnicas a serem desenvolvidas por um sonhador lúcido.

    Boa Sorte :)

    ResponderExcluir
  10. Fala Marlon! Primeiramente queria parabenizá-lo pelo site. Estou lendo diversos posts excelentes! Eu resolvi procurar mais sobre sonhos lúcidos porque uns anos atrás eu experimentei algo bizarro. Eu estava sentado na cama com sono, comecei a olhar para o armário e de repente eu acho q dormi.. eu fui parar em outro lugar só que eu estava totalmente consciente e sabia disso e fiz várias coisas até que voltei e "acordei" olhando para o armário. Não sei se isso foi um sonho lúcido.

    O fato é eu tive isso sem nunca saber que existiam sonhos lúcidos e recentemente eu tive uma experiência que nem eu acredito muito que isso ocorreu. Eu realmente dormi e de repente eu tava fora do meu corpo, eu conseguia ver o meu corpo deitado na cama e conseguia ver minha mãe sentada ali perto. Nisso me bateu um desespero, eu achei que estivesse morto, "deitei" sobre o meu corpo novamente e fiquei tentando acordar, eu tentava gritar minha mãe e ela não me ouvia ou era eu que não emitia som, não sei... eu sei que fiquei lá tentando voltar e de repente eu acordei e minha mãe estava la sentada na mesma posição. Acordei com o coração batendo muito forte, parecia que eu ia morrer. O que será que é isso?

    Outra.. eu sempre fui sonâmbulo, não sei se isso tem a ver, mas quando descobri os sonhos lúcidos, eu comecei a praticar desde quinta aquela pergunta "estou sonhando ou não?" E de sabado para domingo eu acho que tive alguma coisa de sonho lúcido. Eu pulei de uma montanha e no meio eu pensei: "Estou sonhando, vou voar" .. e comecei a voar.. tava divertido até que eu bati a barriga no chão e acordei..Será que foi um sonho lúcido?

    Desculpe o tamanho do texto, é que gostei muito do site e vi que você é super atencioso, talvez pudesse me ajudar com algumas dúvidas. Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Rafael!

      Bela experiência heim! Nosso cérebro é capaz de gerar sensações e experiências assombrosas. Existem um mundo de estados dissociados, distúrbios ocasionais e inofensivos.

      Esses estados mentais alterados podem provocar resultados como:

      - sensação de sair do corpo, incluindo a visão do corpo e muito comum o lugar onde dormimos, a casa, pessoas etc..

      - alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas, especialmente essas últimas, ao despertar são praticamente impossíveis de se distinguir da realidade e podemos passar por loucos, caso alguém nos flagre interagindo com a alucinação.

      - sensações de corpos gêmeos. Imagine ver outra versão tua!... Mas na forma de uma alucinação perfeita kkkkkk e ainda existem os membros fantasmas etc..

      - sensação de "presença". Normalmente acompanhando estados dissociados como paralisias do sono e alucinações hipnagógicas.

      O estímulo em certas regiões ou a falta de, em certas regiões do cérebro, podem provocar efeitos como esses e mto mais. Existem ainda as alucinações auditivas q podem nos fazer ouvir uma melodia, um grito, um ruído etc..

      Teu caso q tu conseguiu voar, talvez seja de um quase sonho lúcido, pois tu foi capaz de perceber ser capaz de voar. Porém, essa percepção de capacidade de controle da narrativa do sonho não significa que a gente de fato ficou "consciente".

      A consciência no sonho, de acordo com um grande psicoterapeuta alemão, Paul Tholey, envolve uma reunião de elementos como:

      - memória autobiográfica. Lembrar onde mora e coisas por exemplo, como onde está dormindo.

      - capacidade de recordar coisas que planejou no estado desperto.

      - capacidade de raciocínio, considerando o fato de saber que tudo é meramente um sonho. Isso leva a reflexões como: "pode disparar essa arma contra mim, pois sei que tudo isso é apenas um sonho meu".

      Como tu tens dúvida se ficou consciente ou não naquela situação do vôo, é mais provável que apenas tenha exercido "controle" sobre a narrativa e aproveitou para decolar :)

      Excluir
  11. Só uma coisa.. eu escrevi ali em cima que sempre fui sonâmbulo e esqueci de falar. Será que eu tenho alguma probabilidade maior de ter sonhos lúcidos por conta disso? Será que eu já tenho alguma pré-disposição a acontecer alguns fatos bizarros como esses mencionados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sonambulismo ocorre numa fase do sono divergente da fase REM que é quando normalmente a consciência nos sonhos acontece. De fato até pode ocorrer um sonho lúcido fora da fase REM, mas é menos comum. Nesses casos os sonhos tendem a ser mais nebulosos e bem menos emocionantes.

      São dois eventos bem distintos e não existe, a princípio, qualquer relação de um com o outro.

      Grande abraço e ótimos sonhos Rafael!
      ps: não deixe de participar tbém do nosso Fórum. Estamos reunindo um Exército de Onironautas heheheheheh
      http://sonhoslucidos.forumeiros.com/

      Excluir
  12. Essa Noite Quando Comecei A Sonhar Percebe Que Estavá Sonhando E Tentei Me Controlar No Sonho Enquanto Tentava Parecia Que Minha Cabeça Estava Chacoalhando Daí Eu Acordei Gostaria De Saber Se Cheguei Perto De Ter Um Sonho Lúcido?

    ResponderExcluir
  13. Nossa tive uma experiência sinistra assim e não faz muito tempo, mas foi bem no termino do sonho lúcido. Chegou sim brother só que acabou acordando logo de inicio, pode ser ansiedade, tente manter a calma, observar o cenário e faz um aprofundamento através dos sentidos antes de começar o sonho lúcido, tocar objetos, visualização minuciosa, etc que da próxima vez você consegue. :D

    ResponderExcluir
  14. Ha um mes adotei um diario de sonhos e consegui ter um sonho lucido ha uns tres dias.
    No sonho estava na minha casa com duas mulheres comentando sobre um disco novo,de repente meus movimentos começaram a ficar lentos demais,so conseguia abrir um olho e enxergava tudo brilhante e colorido entao olhei para minhas maos e haviam carinhas nos meus dedos e pensei "Ual! Estou sonhando! Mas por que pq esses efeitos?" como nao sabia o que fazer fiquei la por um minuto + ou - e entao percebi que iria acordar,entao fechei meu olho e acordei,é a segunda vez que isso acontece,a 1º vez foi quando conheci os sonhos lucidos,de repente meus movimentos ficaram lentos e ouvia e via imagens vindo em minha direcao,imagens tipo bebes sorrindo,chorando,cachorros latindo,passaros... E entao acordei. Alguem sabe me explicar por que isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sonhos Tulipa! rsrsrs podem ser de uma realidade absurda ou de um psicodelismo monumental!... :)

      Excluir
  15. Sou nova aqui e tenho muitos sonhos lúcidos e às vezes fico pensando se tê-los não vai prejudicar a minha mente, pois o subconsciente está tentando me mostrar algo através de, muitas vezes, símbolos e metáforas. Há símbolos que eu já tenho a ciência que ele associou a algo e "mandando" no sonho me faz perder essas coisas. Ah! Outra coisa: posso participar do fórum? Como ele funciona? Obrigada, gostei muito do seu blog!

    ResponderExcluir
  16. Seja bem vinda Ariane e pode ficar tranquila você não terá uma mudança de personalidade critica lidando com o tema dos sonhos lúcidos, mas uma coisa é certa, um passo a frente dentro do tema e caso se aprofunda mais a respeito garanto que nunca mais verá o mundo com os mesmos olhos!
    Seria um prazer ter você no fórum compartilhando experiências >
    http://sonhoslucidos.forumeiros.com/

    ResponderExcluir
  17. Sei muito pouco sobre sonhos lúcidos na teoria, mas acredito que tenho esse tipo de sonho praticamente todas as noites e achava tão comum perceber que estou sonhando e assim, conseguir modificar o "enredo" do sonho que nem sabia que era tão fantástico assim. Por vezes sinto medo, quando estou voando por exemplo e sinto medo de cair. Mas logo me vem à consciência de que estou sonhando e consigo continuar voando, dessa vez mais alto, livre do medo de me machucar. Ou quando sonho que alguém está me fazendo mal, um assalto ou coisa parecida e qdo percebo q é um sonho, sou tomada por uma coragem e uma força enorme já que percebo que o sonho é meu e quem controla sou eu. Certa vez sonhei com meu pai falecido. Qdo vi que era sonho, resolvi só aproveitar a presença dele o máximo q eu pudesse antes de acordar. Infeluzmente, logo q tomo consciência, o sonho não dura muito. Hoje procurei sobre o assunto (apesar de já ter ouvido falar), porque sonhei que estava no que parecia ser uma expedição com o que poderia ser um professor ensinando algo e eu dizia pra mim mesma que eu tinha que me lembrar de tudo que ele estava dizendo quando acordasse e por mais que eu repetisse internamente tudo o q ele dizia e que no sonho era maravilhoso, ao acordar não me lembrei de nada do que foi dito. Talvez esteja armazenado no meu inconsciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, seja bem-vinda!

      Aqui ou no Fórum tu vai encontrar um exército de sonhadores lúcidos para poder trocar experiências como essa que tu relatou.

      Um bom macete para evitar que o sonho acabe mto rápido é utilizar o que chamo de Técnica das Portas. Elas servem tanto para manipular o sonho, como para prolongar a experiência.

      É interessante saber que ao tentarmos forçar o controle sobre o sonho estamos também aumentando as chances de acordar. :)

      Excluir
  18. Cheguei aqui hoje porque tive um sonho esta noite gostaria de relatar. Sonhei ter visto um avião com uma asa menor que a outra. Ele fazia acrobacias que mais dava a impressão que estava caindo, so que não. Derrepente surgiram muitas aeronaves em voos entre predios em voos simultaneos. Aquilo me chamou muito atenção e pensei que queria desfrutar daquilo com maior intensidade, pois a sensação era de muita realidade. Mais uma vez surpreendido uma dessea máquinas. Se aproximou de mim e percebi que ela tinha o tamanho de uma geladeira só que mais fina. Ela tinha vários painéis de interatividade e eu os manuseie trazendo a solução de uma necessidade imediata minha no sono. Não posso precisar, porem ela materializou meu pedido ali. Muito muito real. Aprendi em outros sonhos a voar com controle de velocidade e direção e altitude, dando rasantes acompanhados por alguem que me instruia. Levitar foi o começo de tudo. Era tão real que achava que podia realizar mesmo depois de me levantar e comprei ate livroa sobre levitação e para quem eu relatava me chamava de louco.
    Meu nome e Sergio Rodrigues e moro em São Bernardo - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ehehehehehe belo sonho Rodrigues! Interessante como alguns onironautas parecem ter muita facilidade para voar eqto outros já penam um bocado rsrs

      Seja sempre bem-vindo Rodrigues! :)

      Excluir
  19. Ola eu antes a alguns anos atrás tinha vários sonhos lúcidos com frequencia quase todas as noites eu estava lá consciente no meu sonho mas eu me sentia agoniado e procurava logo acordar mesmo que embora fosse bastante difícil querer acordar em um sonho lucido. mas eu não sabia a vantagem desta experiencia eu não tinha ideia de como era bom isso. então começei a pesquisar sobre sonhos lúcidos e não passou me na ideia durante todo esse tempo de que eu poderia fazer o que quiser mas para minha decepção hoje em dia como não aproveitei tudo que eu tinha naquele tempo o tanto de sonhos lúcidos hoje em dia e bastante raro eu ficar consciente dentro de um sonho e quando me dei conta de aproveitar foi tarde demais :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,

      Sempre é tempo de voltar as atenções para os sonhos. Comece anotando o que conseguir num Diário de Sonhos. E siga as orientações básicas contidas aqui no blog. Certeza q logo logo tu voltará a acionar tua consciência durante os sonhos ;)

      Excluir
  20. Eu geralmente percebo que to sonhando na metade dele, eu odeio quando acontece, porque eu perco todos os sentidos principalmente o tato, isso estraga tudo DX

    ResponderExcluir
  21. Oi queria saber se o que sao os sonhos q tenho pois posso modifica-los da forma como quiser. Nao sei se é apenas um controle do sonho ou se estou lucido. O primeiro desses sonhos ocorreu quando tinha 7 anos. Estava fugindo de um tipo de demonio e nao pude ver seu rosto, so via algumas partes dele como o tronco e pernas, todos q o olhavam morriam e com medo eu me escondia isso durou um tempo e quando ele me encontrou eu fechei os olhos e me apavorei. Nessa hora eu acordei com muito medo e vi q estava no meu quarto e fiquei tranquilo e dormi novamente. Ate ai foi um sonho normal mas quando dormi eu sonhei novamente com o mesmo sonho e dessa vez eu pude modificar algumas coisas. O demonio ainda me perceguia porem quando eu vi ele no jardim ao lado de uma cerca de metal branca eu pude olhar sua cara e entao comecei a modifica-lo, mudei sua pele q era uma espece de placas q lembravam escamas para uma pele de couro deformada, modifiquei seus chifres e seus olhos eram redondos e negros, eu os deixei ovais e vermelhos, ele nao tinha rabo mas eu coloquei porem mudei de ideia e tirei. Apos isso ainda me perseguia e dessa vez com novas habilidades, ele reduziu meu tamanho e ria de mim eu fugi por entre as frestas de uma parede e me escondi. Quando encontrei novamente ele eu o encarei e ele desapareceu como um spectro, voltei para minha casa e reparei q ninguem da minha familia estava la o que era incomum na minha casa. Depois eu acordei. Nao sei se é apenas eu controlando o sonho mas isso ja aconteceu muitas vezes e geralmente é apos eu sonhar e acordar assustado ai sonho novamente com o mesmo sonho so q uma continuaçao, mas tbm posso estar sonhando e acordar sem estar assustado e ocorre da mesma forma. Nao sei o q é e nem sei se é sonho lucido pois tive contato com esse assunto a um mes. Por favor ajudem a entender esses sonhos pois nunca falei para ninguem e nunca os escrevi para lembrar mas lembro de cada detalhe deles. Mas sonhos normais esquece pouco tempo depois q acordo

    ResponderExcluir
  22. Recomendo visitar o nosso fórum e compartilhar suas experiências em nossa seção dos relatos e experiências/diários etc, de qualquer forma sua experiência foi notável como um sonho lúcido seguido de falsos despertares, sonhos contínuos através de deild etc.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...