ÚLTIMOS

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Motivos fascinantes para ter Sonhos Lúcidos ou Sonhando o Sonho do Futuro.

    O interesse na área é inevitável. Recentemente nosso Fórum e Grupo do Face vem recebendo nova onda de pessoas interessadas nessa "macumba doida" que é ficar consciente, durante os sonhos. Eis alguns motivos, passíveis de serem experimentados por qualquer pessoa dotada de um cérebro de Homo Sapiens:

Acionar e manter a consciência no estado mental dos sonhos, abre uma vasta quantidade de possibilidades a serem exploradas. Mesmo que o maior front das pesquisas estejam nos laboratórios de sono, ainda assim, cada sonhador lúcido, pode desenvolver seus próprios experimentos. Para isso, basta um bom colchão, travesseiro e aquela merecida noitada de sono.


    => Quem não quer brincar de deus na sua própria realidade? Uma vez atingida a consciência durante os sonhos, deixamos de ser tragados pelo fluxo natural dos sonhos, sob a égide do subconsciente e passamos a poder navegar por livre escolha e até controlar aquele universo mental.

    => Ou explorar a própria mente de uma maneira tão esmagadora? Quando se consegue ficar consciente no sonho, adentramos toda uma realidade criada por nossa mente. Ali passamos a ter acesso a um tipo de mundo, dotado de memórias, subconsciente, criatividade, emulação do cotidiano de nosso estado desperto...

    =>Experimentar desenvolver habilidades artísticas?



     =>Resolver problemas? Kekulé encontrou a solução para seus estudos com a cadeia de benzeno em seus sonhos. É dele a célebre: "Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade." *


     =>Aprimorar habilidades locomotoras? Existem estudos, já com resultados pioneiros acerca do aprimoramento de habilidades motoras, através dos sonhos lúcidos.

     =>Conhecer mais sobre seu subconsciente? Nossos sonhos são totalmente estruturados pelo nosso subconsciente. Toda informação para criar aquele mundo advém não de nossa consciência, mas do que fomos capazes de armazenar em nosso cérebro. Claro que vai ser mais interessante chegar lá estando em paz com esse lado interno...

     =>Transformar o cérebro num surpreendente "oráculo probabilístico" .

Touro Sentado experimentou um cálculo de previsão assombroso, em seus sonhos, de uma realidade próxima e possível. Foi um dos raros e sublimes momentos da História em que os índios humilharam militarmente os invasores brancos.


     =>Quem sabe recuperar memórias perdidas no estado desperto?

    => Experimentar "Supersonhos Lúcidos"?

    =>Superar traumas ou enfrentar pesadelos?


     Parece bem claro que o ritmo do interesse por essa área de estudo/desenvolvimento de habilidade tende a acelerar ainda mais. Com tantas possibilidades, fica difícil não querer pelo menos experimentar que brincadeira mais doida é essa.

     Considerando se tratar de um caminho de acesso direto à mente, livre de estímulos do estado desperto, com possibilidades fascinantes de mergulho em memórias, criatividade, desenvolvimento de habilidades... fica difícil não imaginar como será aproveitado todo esse potencial no futuro. Dentre essa miríade de novas fronteiras a serem desbravadas, uma das mais relevantes é a compreensão da consciência.

     A consciência já foi alvo em recentes estudosCom o auxílio de experientes sonhadores lúcidos, submetidos a exames de ressonância magnética no cérebro, eles acionavam e sustentavam a presença da consciência durante o estado mental dos sonhos de REM. Fase do sono essa em que normalmente estamos inconscientes.


Sonhador lúcido sendo submetido a exame de ressonância magnética, para pesquisa sobre as áreas ativadas no cérebro durante os sonhos conscientes.



Sobre a descoberta de Augusto Kekulé:
Eu estava sentado à mesa a escrever o meu compêndio, mas o trabalho não rendia; os meus pensamentos estavam noutro sítio. Virei a cadeira para a lareira e comecei a dormitar. Outra vez começaram os átomos às cambalhotas em frente dos meus olhos. Desta vez os grupos mais pequenos mantinham-se modestamente à distância. A minha visão mental, aguçada por repetidas visões desta espécie, podia distinguir agora estruturas maiores com variadas conformações; longas filas, por vezes alinhadas e muito juntas; todas torcendo-se e voltando-se em movimentos serpenteantes. Mas olha! O que é aquilo? Uma das serpentes tinha filado a própria cauda e a forma que fazia rodopiava trocistamente diante dos meus olhos. Como se se tivesse produzido um relâmpago, acordei;... passei o resto da noite a verificar as consequências da hipótese. Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade." - Augusto Kekulé, 1865.1

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_August_Kekul%C3%A9_von_Stradonitz

11 comentários :

  1. Hehehe.
    Ótimo post, Marlon! xD
    São mesmo muitos motivos para entrar pra esse time.
    Pessoas que esperam pelo lançamento do GTA V, realmente não conhecem o nosso simulador. Outro nível. u.u
    rsrs
    Eu andei parado. Mas acabei de voltar com as anotações e os reality checks. :3

    Glauber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Glauber!

      Uma experiência com consciência nos sonhos é covardia se comparar com qualquer jogo ou filme da mais alta tecnologia em 3D.

      Simplesmente não existe tecnologia no mundo capaz de reproduzir nossas percepções, prazer, sentidos e a experiência mental. Sem falar da nossa capacidade de emular o real e interferir, seja manipulando ou criando nele ;)

      Abração brother!

      Excluir
    2. cara isso nasce com a pessoa? ou é adquirida?

      Excluir
  2. Proponho um desafio lucido.que tal sonhar que esta indo pro futuro e ver uma maquina e pra que serve e tentar fazela.ou entao a cura da aids rzzz.bem e um desafio lucido pratico meu nome e rodrigo e eu vejo seu blog desde o inicio.

    ResponderExcluir
  3. sonho lucido ou não = alucinação e perca de tempo nada mais.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber mais sobre depressão e os sonhos lúcidos. Vi em outro post que existe alguma relação e fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Tô começando a ler sobre esses assuntos.....achei interessante.... Alguém pode me dizer que tipo de sonho eu tive ??? Quer dizer acho que não era sonho .....eu tava dormindo e acordei assustada, abri os olhos e virei minha cabeça para o lado da parede, olhei assustada umas placa com letras egípcia.....letras não......símbolos egípcios ....os símbolos eram reluzentes e nítidos......como uma placa de palavras .....e só as palavras eram luminoso. .....tava tão apavorada de tã acordada e vendo nitidamente no escuro isso que a única coisa que estava preocupada era conseguir acender a luz......e quando fiz isso tudo desapareceu instantaneamente......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece alucinação hipnagógica. Isoladamente é totalmente inofensivo, ainda mais se tiver isso apenas esporadicamente :)

      Excluir
  6. pessoal, eu era um master em SL, tinha um toda noite ate ser obrigado a parar. Agora tou tentando voltar mas preciso da ajuda de vc's.
    me adcionem no face pfv
    https://www.facebook.com/8192610821rmr
    ai esta meu link,
    gostaria de conversar principalmente com vc Márlon.
    obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. EU QUERIA SABER MAIS SOBRE ISSO SE ALGUEM PODER ME AJUDAR....ME ADICIONEM NO FACE....https://www.facebook.com/hugo.badini

    ResponderExcluir
  8. Eu recomendo você fazer-nos uma visita aqui no fórum terá mais pessoas compartilhando informações sobre o tema e qualquer coisa também tem o xat no blog e fórum, abraço :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...