ÚLTIMOS

sábado, 30 de novembro de 2013

Maiores Dificuldades para ter Sonhos Lúcidos II: Reality Checks

    Prosseguindo o tema sobre as maiores dificuldades para ter um sonho lúcido, vamos recordar o que foi reunido até aqui:




1º - Diário de Sonhos: crucial para exercitar a capacidade de recordar os sonhos e reconhecer a estrutura do próprio sonho, aumentando as chances de flagrar conscientemente o estado mental do sonho.

2º - Qualidade do Sono: tema de capa da revista Superinteressante desse mês: "Nunca dormimos tão mal".

   É interessante comentar ainda sobre a qualidade do sono, do grande calcanhar de aquiles da maioria dos sonhadores lúcidos(eu incluído) com quem mantenho contato. Fica difícil dar atenção ao sono e aos sonhos quando nossa vida desperta está sempre naquele ritmo alucinante. Porém tão importante quanto a alimentação, o sono também vai ser protagonista em nos dar disposição e força mental para tudo.


Reportagem de capa da Superinteressante de novembro de 2013.



     Reality Checks ou Testes de Realidade

    Avançando um pouco e tratando dos Reality Checks. É uma ferramenta auxiliar ou suplementar ao Diário de Sonhos e a um bom Método de Indução, mas que pode trazer ótimos resultados se acompanhados de uma boa carga reflexiva e autossugestão.

    O termo "Teste de Realidade" cai perfeitamente bem, pois ao nos condicionarmos em realizar essas ações no estado desperto, acabamos executando essas mesmas ações durante os sonhos. E por lá a realidade poderá se comportar de maneira bem diferente...

    Sabe-se que os mais consagrados costumam trazer algum resultado: olhar para as mãos, acionar um interruptor, puxar um dedo da mão tentando esticá-lo, observar um relógio etc..




    São ações simples, capazes de nos fazer perceber durante os sonhos que estamos apenas sonhando. A grande mágica é que no sonho a lógica e o mecanicismo não vão funcionar direito e por se tratar de um simulação mental, por vezes tentando emular a realidade desperta, resultará em erros, seja um interruptor que em vez de acender e apagar a luz quando o acionamos, resolve disparar luz estroboscópica, seja ainda uma mão com dezenas de dedos pequeninos, gigantes ou deformados.

     Para aumentar a eficiência dos testes de realidade, é recomendável em primeiro lugar, escolher um que te seja de mais afinidade, capaz de ser realizado pelo menos umas 5x ao dia,  e claro, sem constrangimentos.

     Por exemplo, no meu caso, eu utilizo o Reality Check das mãos. Costumo olhar para uma delas, algumas vezes ao dia, em momentos especiais que considero mais apropriados. Na fila de um supermercado, disfarçando que estou olhando a hora(relógio com o visor para baixo), numa viagem, ao encontrar alguma situação estranha, surpreendente ou bizarra.

     Reality checks também são fenomenais para quem tem sonhos com temas repetitivos. Se os sonhos costumam acontecer dentro de casas, aproveite para fazer os reality checks quando estiver dentro de uma ou olhando para ela.


Sonhos recorrentes com casas, podem servir como ferramenta na indução de sonhos lúcidos. O Mètodo de Tholey ensina bem a aplicar isso. Reality checks também podem ser feitos quando estiver em uma que costume aparecer nos sonhos. O ideal é fazer junto o questionamento "estou sonhando ou não?".



     Caso seus sonhos aconteçam muito no trabalho ou com algum animal doméstico, aproveite e aplique quando estiver vivenciando essas experiências.

      Por fim, é altamente recomendável que os Reality Checks sejam realizados com os questionamentos: "Estou sonhando ou não?" ou "Como cheguei aqui?". Esse tipo de reflexão é que pode te catapultar de um sonho comum para um sonho lúcido.
 
      Existem pesquisas com resultados animadores sobre a importância da reflexão, autossugestão e intenção/propósito, na indução da consciência nos sonhos. E os Reality Checks são uma excelente oportunidade para concretizar esses elementos. Já publiquei alguns desses resultados aqui no blog, em que há um "rankeamento" fascinamente, das mais diversas técnicas de indução.

     
 

40 comentários :

  1. O dificil e lembrar de de fazer os reality checks.
    O ritmo corrido nos faz entrar num frenezi e agirmos como zombies, acho que os reality checks alemd de despertar nossa consciencia dentro do sonhos, nos faz fircarmos mais despertos na realidade tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado Hiriu. Saber observar esses momentos chaves no nosso cotidiano, para aplicar essas reflexões e procurar não levar uma vida tão no automático, indubitavelmente nos trarão vantagens para induzir a lucidez nos sonhos. :)

      Excluir
  2. Preciso contar isso!
    Tinha ido dormir com a ideia de sonhos lúcidos em mente.
    Deitei, coloquei um fone de ouvido tocando umas músicas bem empolgantes (drum n bass).
    Fiquei de olhos fechados prestando atenção nas batidas, bem relaxada.
    Meus braços ficavam pesados e logo minhas pernas também. Continuei calma, só ouvindo aquela seleção épica e meu coração começou a acelerar MUITO, totalmente do nada. Pensei "é hoje" e tentei relaxar mais, afinal meu corpo devia estar sendo desligado.
    De olhos ainda fechados, comecei a TREMER. Não de medo, pois estava bem na boa. Sei lá.
    Eu "via" e "sentia" meu corpo caindo, girando. Fiquei nisso por um bom tempo, o "escuro" dos olhos fechados ficava mais nítido, até que abriram. Meu quarto estava escuro e eu conseguia enxergar tudo nítido, mas um pouco embaçado, não sei explicar. Fiz o reality check das mãos, do relógio entre outros. Nada estranho. Fiquei decepcionada. Consegui usar o interruptor e vim aqui postar. hahaha
    O que fiz de certo e errado? Achei muito diferente, senti que reamente iria ter meu primeiro SL, mas nada. Ah, mais um detalhe! Depois de acordar, minhas mãos estavam realmente tremendo muito. O negócio foi forte! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sam! Esse teu experimento segue a linha do Método WILD e seus derivados. Resumidamente é induzir a consciência nos sonhos, diretamente, do estado desperto até o sono, sem que ela se perca.

      Recomendo a leitura desses métodos, para que tu encontre algum que seja de maior afinidade contigo: WILD, VILD, FILD e DEILD.

      Ao que parece tu chegou a ficar consciente, mas não foi ainda dentro de um sonho REM. Nesses sonhos da fase REM, as experiências são intensas e vívidas. Enquanto os sonhos fora da fase REM são nublados e bem pouco vívidos.

      Parabéns pela experiência! :)

      Excluir
  3. No meu primeiro sonho Lúcido concreto, o reality das mãos não funcionou, estava completamente normal, até meus calos de academia estavam la, mas tinha interruptor em todas as cenas, esses sim me ajudaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Storm! Interruptores possuem uma eficiência esmagadora mesmo! Parabéns!

      Excluir
  4. Bem lembrado Marlon está aí a primeira forma e a mais simples de ser aplicada que é através dos testes de realidade, depois partimos em DEILD e WILD as duas ultimas induções conhecidas até o momento, o restante são apenas métodos e técnicas distorcidas dos mesmos.

    "Qualquer dúvida pessoal temos o nosso fórum com todas as respectivas técnicas, métodos elaboradas até o momento"

    Lembrando a importância de fazer um teste de realidade em uma determinada ação por exemplo quando incubado para realizar um teste de realidade ao urinar ou escovar os dentes não que necessariamente essa ação terá que se repetir no sonho como um reflexo, mas sim que só o fato de estar exercitando a mente de uma forma consciente já é meio caminho andado para começar a tomar suspeitas a qualquer momento que estiver sonhando. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Master Reizen! A do xixi é uma boa heim! Quem volta e meia não se depara com uma vontade louca de fazer xixi nos sonhos rsrsrsrs

      Excluir
  5. as vezes olho para as minhas mãos e não consigo ve-las. oque seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o Reality Check FUNCIONANDO heheheheh afinal era pra ti ter feito o questionamento "Estou sonhando ou não?" lembra?! :)

      Excluir
  6. Vinicius isso é normal, pois nem sempre conseguimos ver as partes de nosso corpo com realismo e nitidez. Esse efeito invisível ou fantasma é mais raro de se observar em experiências, pois na maioria das vezes as mãos tendem a apresentar mais dedos, ficarem distorcidas, gosmentas, alterarem o tom de cor etc.

    Não se preocupe quanto a isso e se acontecer novamente experimente mudar o seu angulo de visão em direção a outro ponto ou cenário e mentalizar ver suas mãos em perfeitas condições, depois volte a observa-las que vai dar certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reizen, eu nunca tive um sonho lúcido, desejo ter, tenho 14 anos, acontece com adolescentes também?, se eu acabar sonhando tipo, eu me olhar no espelho e ver que no espelho estou paralisado, cara vo entrar em desespero, não vo me aguentar!, isso é muito assustador e improvavel, eu irei logo pensar em sei la, filmes de terror etc, kk, não sei se vc me entende!, e tipo, se
      eu notar que estou sonhando, cara, oque eu faço???, irei ficar tipo, O.O, Oh My God.. kkk ajuda ai cara, estou muito curioso, com medo e desejo de ter um!!!

      Excluir
    2. hahahahaha sem stress Rodrigo! Uma boa idéia dessa surpresa que a gente sente é a reação do Neo no filme Matrix, quando levanta da banheira e vai lá pra nave do Morpheus :)

      Talvez seja uma boa então lembrar desse filme. Nesse caso quando tu adentrar a tua "Matrix Mental". Lembre-se que ali será possível tu quebrar inúmeras leis. Sem jamais querer forçar o controle, ou tentar "dobrar a colher", mas lembre-se que na verdade... não há colher! ;D

      Excluir
  7. Eu estava olhando esse blog, que eu considero um dos melhores do mundo no assunto, e fiquei espantado com a falta de uma matéria sobre a Silene capensis, a raiz africana dos dos sonhos. O povo Xhosa a usa para induzir sonhos"vívidos e proféticos". Em todo caso, vai uma dica de um visitante assíduo do blog. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um pouco dificil achar artigos ou materias sobre o efeito de plantas nos sonhos. Talvez a substancia presentes nela sejam mais pesquisadas do que elas em si. Silene capensis e dificil ate de achar a semente para comprar. Creio que sobre a Salvia divinorum ha mais informacoes, porem ela tambem esta associada a projecao astral. Fiquei interessado nessa planta, e para falar a verdade, nunca tinha ouvido falar antes sobre a Silene. Mas quanto a substancias que ajudam nos sonhos, ha um POST relacionado sobre algumas substancia que podemos encontrar, como suplementos.

      Excluir
    2. Oi Izaque

      Brigadão pelo elogio viu!

      Ainda estou pesquisando bastante os diversos tipos de suplementos, chás e ervas que temos a nossa disposição. Seja a Galantamina, Calea Zacatechichi, Huperzine A e outros... sobre a Galantamina já coloquei posts. Certeza q virão sobre os outros ok?

      Abs e bons sonhos pra ti!

      Excluir
  8. Cara esses dias tive um sonho em que eu estava dormindo em uma casa da minha infância. Acordei (no sonho) levantei e sentei na cama de frente para um espelho de um guarda - roupas a minha frente. Então, ao fazer um movimento para o lado percebi que minha imagem no espelho ficava estática, paradona mesmo! Me movia de um lado para o outro e nada. Então percebi que estava sonhando e fiz mais um teste para confirmar. Para minha surpresa, quando olhei para as mãos elas estavam perfeitas. Achei muito bizarro e só acreditei que estava sonhando por causa do espelho. Engraçado, se eu dependesse do teste das mãos para ter lucidez nessa hora eu tava perdido rsrsrsrsrs... Graças ao espelho curti meu sonho lúcido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro sonhar com espelhos e no meu último sonho observei uma versão zumbi minha rsrsrsrs

      Excluir
  9. Num sonho lúcido,como eu faço pra usar meus poderes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe

      Vai ser de acordo com a tua criatividade. Tu pode experimentar gritar "SHAZAM" e receber o relâmpago que vai te transformar no Capitão Marvel...

      Tu pode rasgar tua roupa, fazendo aparecer o S do Super-Homem, dar um salto e sair voando...

      Pode também experimentar se transformar num Supersayajin dando um grito :) o teu limite é tua imaginação ;D

      Excluir
  10. Eu descobri a existência dos sonhos lúcidos antes das minhas ultimas ferias, por isso decidi me dedicar aos sonhos lúcidos nesse período. Viajei para a fazenda dos meus avós e comecei a seguir o método tholey juntamente com o wild, tentei todas as noites, anotando os sonhos quando acordava no meio da madrugada, usando um despertador, fazendo reality checks, etc. Não consegui nada em todas as férias. Voltei de viajem e um certo dia fui dormir e comecei a pensar em como seria se eu tivesse meu primeiro sonho lucido, passei muito tempo pensando nisso e por causa da ansiedade levei um tempo para dormir. De manha fui acordado mas voltei a dormir, e foi ai que finalmente eu tive o meu primeiro e único sonho lucido. Esses dias eu estou desanimado mas quero continuar tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Anônimo! Sugiro seguir as dicas do nobre e honrado sonhador lúcido Reizen :)

      Excluir
  11. Anônimo desde já convido-o a participar do nosso fórum e a criar um diário dos sonhos, lá podemos lhe dar uma ajuda em seu recomeço e também compartilhar experiências oníricas! Seja bem vindo! :D

    ResponderExcluir
  12. Ola, eu sou novo nesse assunto, e gostaria de compartilhar aqui, foi assim, eu estava na rua em frente minha casa com meus familiares, quando derrepente eu simplesmente comecei a voar, e fiqyei com um pouco de medo, mais ai eu falei comigo mesmo: Eu estou so sonhando. Ai logo depois sabendo que eu estava sonhando eu comecei andar pela rua e tentando fazer alguma coisa so que meus parentes nao deixavam, tudo que eu queria fazer eles nao deixavam, ficavam me seguindo pra todo lado. Se eu sabia que estava sonhando e eu podia fazer o que eu queria porque meus parentes nao deixavam?

    ResponderExcluir
  13. Mistério interpretação de sonhos sempre é um assunto delicado aos olhos dos outros que observam por que um sonho pode ser visto também como uma página de um diário em códigos enigmáticos...
    Mas vendo seu sonho também temos que relevar que você pode ter passado por certos picos de graus de lucidez e influencias do subconsciente já que de certa forma não estava conseguindo tomar suas decisões ou agir de acordo com os seus planos de ação.
    Pode ser também que de sua parte psicológica, sentimental e emocional também tenha uma certa limitação ou submissão aos seus familiares, digo isso lendo a ultima parte do seu comentário, mas não sei se você é menor de idade ou de maior por isso fica aí a dúvida.
    Agora tudo isso também pode ser uma questão de auto-controle e domínio do seu subconsciente, experimente da próxima vez ser mais audacioso e tomar suas próprias decisões, além do mais você está dentro da sua mente, do seu sonho e não na realidade, abraço :D

    ResponderExcluir
  14. Olá, não conhecia nada sobre sonhos lúcidos até cerca de dois meses atrás, quando estava navegando na internet e resolvi pesquisar sobre curiosidades em relação aos sonhos, então, me deparei com o termo, quis saber mais e acabei vindo parar nesse blog incrível (sério, vocês estão de parabéns).
    Tendo 13 anos, fica difícil aplicar um método de indução interessante e acordar 5:30 para ir à aula. Mas, agora que estou de férias, resolvi aplicar o método WBTB, até eu poder ver qual surtirá mais efeito.
    Agora são 2:50 e eu acabei de acordar após seis horas de sono. Liguei o meu notebook e fui tentar me lembrar do meu sonho e digitá-lo em um diário do sono virtual, já que me esqueci de pegar papel e caneta e não quero acordar meus pais. Não consegui me lembrar do sonho, então aproveitei que estava conectado e entrei aqui no blog para ler o post mais recente. Daqui uns 10 minutos vou voltar a dormir.
    Eu raramente consigo me lembrar dos meus sonhos, e gostaria de saber se isso fica mais fácil ou natural com o tempo, anotando meus sonhos.
    Desde já, agradeço pela ajuda e espero que continuem mantendo esse blog ótimo como ele está, amanhã, provavelmente, eu vou deixar uma mensagem no post mais recente. Até lá,
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  15. Em dois sonhos Lúcidos meus o Reality Check da mão falhou, ela apareceu perfeita. Uma dessas vezes foi quando eu sonhei que estava em uma moto e com um homem me perseguindo querendo tomar ela de mim, achei tudo aquilo estranho e então olhei pra mão, ela estava sem nenhuma deformação , então eu descartei a possibilidade daquilo ser um sonho e continuei correndo. Aí eu acordei !!

    ResponderExcluir
  16. Recomendo fazer dois testes de realidade seguidos de vez em quando por que em alguns momentos de lucidez pode vir bem a calhar, hoje mesmo quase quebrei minhas juntas para esticar meus dedos então usei uma telecinese avançada para ter certeza de que estava sonhando, derrubei alguns quadros que estava sobre uma parede e percebi que realmente estava sonhando, mas você pode tentar outros testes de realidade alternativos e combinados para resolver esse probleminha, abraço ; )

    ResponderExcluir
  17. Eu to com uma outra duvida, além do sonho que eu tive que sabia que estava sonhando mais meus familiares não deixavam eu fazer nada, eu às vezes tenho um sonho assim, eu to em qualquer lugar aleatorio no sonho, ai derrepente começa a tocar uma música de "fundo" no sonho, e sempre que toca essa musiquinha que eu n sei dizer qual é, um avião sempre cai. Estranho né? Eu tambem acho. Isso aconteceu comigo varias vezes desde que eu era pequeno, e algum tempo atras, esses sonhos agora eu com 18 anos acontecem raramente, mais se eu to no sonho e a musica toca, sempre um avião cai. O que isso poderia significar? desde já obrigado
    Obs: no meu ultimo post eu tava com o nome de "mistérios" :v

    ResponderExcluir
  18. Lougan... então interpretação de sonhos é um assunto meio delicado como disse antes, o recomendável seria você fazer uma análise minuciosa de todos os seus sonhos com esse mesmo tema juntando assim as peças e terminando o quebra cabeça.
    Mas a queda de um avião "acidente em si" é algo raro de acontecer é bem mais fácil sofrer um acidente com um veículo terrestre... A música fica difícil dizer já que você não lembra com exatidão, mas pode ser uma música alegre ou triste de que da início ou encerra um tema/fase.
    O avião também pode signifcar viagem não literalmente ligado ao mesmo, mas sim mudanças...
    Voar também lembra a ser liberdade, sonhar... e a sua queda pode também ser uma fase de transformações psicológicas, mudanças do gênero etc.
    Pode ser uma premonição ja pensou nisso rs? Quem sabe neh
    Ou talvez seja apenas um sonho que foi ganhando cada vez mais estrutura dentro do seu mundo onírico e você absorvendo seu conteúdo com o tempo não percebeu que na verdade estava incubando um mesmo tema infinitamente...
    Espero ter ajudado, abraço : )

    ResponderExcluir
  19. Gente preciso contar a minha experiência aqui. Eu li sobre sonhos lúcidos pela primeira vez a um mês mais ou menos, mas nunca apliquei nenhum método, so vez ou outra q eu fazia o reality check das mãos. Aconteceu uma vez a umas 2 semanas mas pra falar a verdade nem lembro do sonho só lembro q olhei minhas mãos e tinha 6 dedos cada mão e eles estavam grossos foi ai q percebi q estava sonhando. Ontem, achei esse blog e li uns 4 artigos mas estava com muito sono então fui dormir. Tive um sonho comum no qual estava na escola e estava com as minhas amigas e tudo mais. Eu acordei e pensei, putz, como esqueci de olhar minhas mãos?? Vi que era 12:05 (sim, acordo tarde hahaha) e voltei a dormir. Depois acordei e olhei minhas mãos estava faltando um dedo e pensei que não estava sonhando, afinal eu estava no meu quarto, acordando, coisa q acontece todos os dias. Vi minha mão de novo e todos os dedos estavam longos e o que estava faltando agora estava torto como se eu tivesse quebrado, então fui ligar a luz e ela não ligou foi ai que percebi q estava sonhando. A experiência foi incrível, flutuei, zoei com a cara de algumas pessoas, fui para lugares incríveis. Acordei (de verdade dessa vez) e vi que era 12:16. Tudo foi muito fácil pra mim agora vou experimentar seguir algum método mais fielmente para ficar mais legal ainda. Ahh, por ultimo mas nao menos importante, adorei o blog, vcs ganharam uma leitora fiel :) bjs

    ResponderExcluir
  20. Rsrs As primeiras experiências são sempre fascinantes gostaria de lhe convidar a visitar o nosso fórum e compartilhar suas próximas aventuras oníricas.
    No fórum temos um material tão amplo quanto o do blog e de mais fácil acesso podemos ajudá-la a desenvolver suas habilidades oníricas.
    Obrigado pelo apoio e seja bem vinda! :D

    ResponderExcluir
  21. Olá Senhores

    Conheci faz poucos dias esse fascinante mundo dos sonhos lúcidos ... desde então venho seguindo todas as dicas, fazendo todas as recomendações e métodos, assistindo a vídeos indutivos, porém ja é minha 6° noite sem sucesso, gostaria de saber se minha ansiedade esta atrapalhando no processo e se tem algo que eu poderia fazer, para me tornar cada vez mais propício a ter um SL.

    Claro que nesses 6 dias de tentativa eu tenho notado melhorias na qualidade de meu sono. Todas as noites eu sonho, lembro deles pela manhã e anoto em meu diário de sonhos. Também tenho conseguido elevar o relaxamento do meu corpo, porém ou eu durmo direto e caio em sonho piloto automático, ou perco o sono.

    Poderiam me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá onironauta

      É importante fazer reality checks durante o dia, por exemplo olhando para as mãos e se questionando "estou sonhando ou não?"

      Programar teu despertador para tocar pela 6a hora de sono. Fazer mais um reality check e voltar a dormir desejando serenamente fazer o proximo reality check no sonho seguinte ;)

      Excluir
  22. Já estou a quase 1 ano tentando ter um SL, mas o máximo que eu tenho são lampejos de lucidez em que eu me ligo de fazer Reality Check (olho para as mãos e puxo todos dos dedos), mas aí tudo fica escuro ou embaçado e volta ao normal e eu volto a ser conduzido pela narrativa do sonho. E outro fato estranho é que entre fevereiro e dezembro de 2013, meu diário dos sonhos teve intervalos muito grandes (sonhos em fevereiro, março, maio e novembro), e agora em janeiro de 2014, já tem anotações de sonhos diretos da madrugada do dia 4 até hoje. Demora muito até consegui transformar esses lampejos de lucidez em um SL? E na madrugada do dia 4, eu estava tendo um sonho e acordei, fui no banheiro e voltei pra cama, e quando voltei a dormir, parecia que era uma continuação do sonho anterior, e nem foi intencional isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel

      É importante dar uma olhada nas dicas que dei no comentário ali em cima. A despertada na 6a hora ajuda MTO.

      Além disso, no teu caso, recomendo caprichar na qualidade do sono, para q as anotações voltem a bombar no teu Diário.

      Escolha um Método de indução e siga ele por aproximadamente 1 mês e dpois analise os resultados. Caso esteja bom, aproveite mais, do contrário experimente outro.

      Por fim, uma ferramenta mto valiosa é sempre ter um "grande plano" ou experimento em mente, para realizar assim q tu se flagrar sonhando. Isso vai te ajudar a manter um foco e prolongar o sonho.

      Abraços e bons sonhos Daniel!

      Excluir
  23. oi, eu tenho 15 anos e venho tentando ter sonhos lúcidos desde a minha primeira paralisia do sono (q foi em março do ano passado). eu consigo ter aproximadamente 2 ou 3 SL por mês mas eles nunca duram mto tempo. na maioria das vezes só duram 1 ou 2 minutos, acho q dure tão pouco pq fico meio eufórica qd consigo kkkk. eu queria saber se dá pra aumentar esse tempo.

    ah e eu n sei q metodo uso, na vdd nunca tentei usar nenhum mas vou começar a tentar o método da contagem (eu ja fazia ele mas só recentemente descobri q realmente é um "método"). todos os meus SL ate hj ocorreram no meio da noite msm, eu n tinha acordado nem nada.

    ps: qd exatamente eu tenho q fazer os reality checks no meio do sonho? e qts devo fazer? eu fico olhando pras mãos e conto os dedos de 1 a 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nat,

      O Diário de Sonhos está fazendo? E recomendo tbém utilizar um método. Tholey e MILD são excelentes. Não deixe de programar a despertada pela 6a hora de sono e voltar a dormir em seguida(vide MILD).

      Para prolongar o sonho lúcido é uma ótima ferramenta, ter sempre algum experimento em mente para realizar. Planeje coisas simples. Como por exemplo abrir uma porta e encontrar alguém em especial ou algum objeto como uma pintura fantástica, um alienígena ou um espelho... :)

      Excluir
  24. Oi, eu comecei a um dia a ler o blog e estou amando , só queria saber o que acontece com nós quando damos um soco nos sonhos , mas ficamos com aquele agonia de tudo ficar em câmera lenta, sem força. O que seria isso ?

    ResponderExcluir
  25. Pode estar relacionado a percepção dos seus sentidos, as vezes nossos movimentos parecem estar mais lentos como se estivessem em slow motion, caso esteja em um sonho lúcido experimente realizar a mesma ação mais vezes seguidas focando em sua visualização e sensação dos movimentos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...