ÚLTIMOS

sexta-feira, 14 de março de 2014

Hipnose para indução de Sonhos Lúcidos

Artigo por Túlio Athélio (edição do Coruja).  

     Hipnose é um tema sempre interessante. Túlio Athélio, estudante de medicina e sonhador lúcido, tem uma bela contribuição para o nosso tema dos Sonhos Lúcidos, com o post que segue:

     "Você acredita em hipnose?

     Hipnose é a indução de um comportamento ou estado mental, em que a pessoa se torna altamente sugestionável, tanto para aceitar quanto para negar sugestões.

Imagem do excelente filme Ecos do Além, com Kevin Bacon.


     O "transe" ou estado de relaxamento que pode ser atingido, não é uma espécie ou forma de sono. Os dois estados mentais são claramente diferenciados e as pesquisas com uso de aparato tecnológico, podem comprová-lo por vários meios, como por exemplo, no uso de resultados eletroencefalográficos de ambos, que apresentam ondas cerebrais de formas, frequências e padrões distintos para cada caso. O estado hipnótico é também chamado transe hipnótico.

     Por algum motivo, muitas pessoas acham que a hipnose não é possível, tem medo ou a compreendem erroneamente. Hipnose é uma prática muito antiga, com possibilidades de aplicação e estudos bem interessantes. Principalmente pela possibilidade de acesso ao inconsciente, o que traz uma grande proximidade com o estado mental dos sonhos lúcidos, afinal o sonho é todo estruturado pelo inconsciente.

     Não, hipnose NÃO é controle de mente! Nenhum hipnólogo é capaz de fazer você fazer algo que não queira. Essa crença é fruto da indústria de entretenimento que faz dramatizações em que pessoas sob transe fazem das coisas mais absurdas e violentas.



Sleep
Stir of Echoes — MOVIECLIPS.com


      Outra situação é a chamada hipnose de palco onde a ironicamente a hipnose é usada com finalidade de entretenimento. São aqueles shows em que as pessoas ficam imitando galinha, algum cantor, poeta, levantam peso com um dedo, tem parte do corpo paralisada, e por ai vai. Em nenhum desses casos a mente da pessoa está sendo controlada - a pessoa está ali sabendo que é uma brincadeira então na mente dela porque não imitar uma galinha? E Não, a pessoa hipnotizada não dorme - ela entra em transe. Mas é bem fácil ir de um transe para um sono.


    Uma coisa muito importante que diferencia transe e sono é a presença de consciência no transe. E transe não é sonho lúcido pelo mero fato de não ser um sonho. Entretanto é possível passar de um transe para um sonho lúcido, que é a técnica WILD. Hipnose não pode controlar sua mente mas ela pode te ajudar à tomar maior controle da sua mente na finalidade de alcançar os seus objetivo. Ela é capaz de vários feitos como ajudar a parar de fumar, emagrecer, lidar com ansiedade, medos e fobias até mesmo entrar em estados de hipermnésia para lembrar de faces e placas de carro que podem ser usados em investigação policial



André Noir, poderoso mutante da série alemã Perry Rhodan, com extrema capacidade de hipnotizar, rastrear emoções e telepatia.


    Assim, fica claro que a hipnose pode te ajudar na indução de Sonhos Lúcidos. Várias técnicas, em sua essência, possuem fortes elementos de hipnose como Tholey, VILD, e MILD com suas sugestões pós-hipnóticas. Eu tenho duas sessões de hipnose em aúdio: Perfect Lucid Dreaming (Sonho Lúcido Perfeito) Recall Your Dreams (Lembre dos Seus Sonhos) Infelizmente elas são em inglês e necessário ter uma certa fluência e prática do inglês pra funcionar. Mas um dica é relaxar bastante ao realizar as outras técnicas conhecidas e sempre fazer a sugestões pós hipnóticas como "Eu vou ter um sonho lúcido hoje a noite".

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipnose

http://www.reocities.com/Area51/corridor/5967/prmenu0.htm

http://prskspedia.de/illustration/dkrueger.php

9 comentários :

  1. Uma diferença que notei e que na auto hipnose a sugestão parece mais difícil de ser aceita ja que, o hipnotizador tem a ideia do efeito tornando menor a chance de resultado devido a expectativa estar suprida antes do próprio feito. Isso e o mesmo que quebrar aquele estado de excitação provocado pelo desejo de ter um sonho lúcido após fazer algo a respeito.

    E interessante e conseguir um estado próximo ao estado que acontecem os sonhos, ou passar de um transe para um sonho lúcido. A meditação parece ser uma ótima forma de levar a mente a um estado propicio para tais experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu já reparei isso também com auto hipnose mas com um pouco de prática isso é superado.. Por mesmo que eu prefiro os áudios prontos..
      Meditação é bom sim mas eu tenho muita preguiça e falta de paciência pra fazer porque pra mim é meio que uma hipnose só que não direcionada, sem um objetivo.. dai eu penso: Se é pra estar em transe, que seja logo direcionado ué kkkkkkkkk

      Excluir
  2. Autossugestão para alguns pode ser bem forte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! foi exatamente essa parte que eu coloquei no final ;)

      Excluir
  3. Olá, sou novo aqui, achei esse site bem enteressante, quero fazer uma perguntas, primeiro, eu tenho 12 anos, eu mim interessei bastante em sonhos lucidos assim que comecei a ler(pouco tempo) então a pergunta é, eu com 12 anos já consigo fazer? e não tem problema em fazer com essa idade? outra coisa é que eu acho que ja tive um sonho lucido mais não tenho certeza até porque eu nem sabia que existia isso naquele tempo... bom se eu fosse fazer, eu queria entrar para o mundo de um anime(animação japonesa) que eu gosto muito, mais será que se eu conseguisse, eu já ia aparecer do nada lá ou não? e ultima coisa, os personagens seriam assim como são no anime ou iria mudar(ficar como na vida real) ou será que é impossivel esse tipo de sonho lucido? Se puderem mim respondam, tambem se conseguirem mim entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soniq Gamer,

      Fique tranquilo com relação a idade. Não há contra-indicação alguma. Os monges tibetanos por exemplo praticam essa habilidade de manter a consciência nos sonhos há séculos e sem quaisquer efeitos colaterais :)

      Minha sugestão para ti experimentar mais rapidamente um sonho nível Anime é aplicar a fabulosa "Técnica da Incubação". Vai fundo brotherzinho e por favor traga notícias dos teus resultados ;D

      Excluir
  4. Eu senti o transe quando o cara começou a falar do cubo no áudio, só que depois acordei ��

    ResponderExcluir
  5. Bom dia , eu queria pergunta se um adolescente de 13 a 14 anos pode ter sonho lucido ou não e se é difícil ou não , obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  6. Marlon por favor coloca alguma coisa que induz ao sonho lúcido que nao seja em inglês por favor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...