ÚLTIMOS

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Propósito na indução de Sonhos Lúcidos: Don´t think you are... know you are.

     Um caminho bem simples para conseguir ficar consciente num sonho é saber se utilizar do "Propósito ou "Intenção". Foi pesquisada como técnica de indução, num estudo realizado por Tadas Stumbrys, Daniel Erlarcher e outros, conforme artigo publicado sob o título "Indução de Sonhos Lúcidos: Uma Sistemática Revisão de Evidências" (fonte abaixo).

A intensidade como desejamos realizar o propósito de ficarmos consciente num sonho é proporcionalmente determinante à eficiência de ter um sonho lúcido. Na imagem, um dos personagens criados em meus sonhos, durante minha infância: o "Doutor Psí".


    A aplicação da técnica, realiza-se da seguinte maneira:

    - Antes de dormir, procure se imaginar, intensamente, experimentando um sonho ou vivenciando um sonho como se já estivesse nele. Ainda durante esse exercício imaginativo - acordado - reconhecendo que está sonhando.

     Trata-se de uma maneira bem direta de induzir um sonho lúcido e de acordo com essa pesquisa é capaz de produzir bons resultados. Pode-se perceber uma flagrante semelhança com a técnica  MILD ou até mesmo com o THOLEY. Porém não aborda a memória da maneira como recomenda LaBerge e também não requer um empenho mais extenso e com outros elementos como sugere Paul Tholey.

     O índice de eficiência, em alguns experimentos, superou diversas outras técnicas. Parece haver uma semelhança no índice de ocorrência com a Autossugestão.

     Essa técnica me remete dramaticamente ao trecho do filme Matrix, impostado logo abaixo. "Não ache que você é... SAIBA que você é."  Transportado para nosso tema "Não ache que você pode ficar consciente num sonho... SAIBA que você consegue!"







     O Diário de Sonhos sempre é um aliado para exercitarmos nossa familiaridade com a estrutura do sonho. Assim, como nessa técnica é importante se imaginar e se reconhecer num sonho, sugiro dar uma boa caprichada nas anotações dos seus sonhos.

     Vale ressaltar que foi percebido uma grande eficiência dessa técnica, especialmente como ferramenta para controle de pesadelos.

     Para quem quer realizar algum experimento em especial nos sonhos, sugiro uma boa lida na Técnica da Incubação.


Fonte Bibliográfica:

STUMBRYS, Tadas e outros. Induction of lucid dreams: A systematic review of evidence. 2012. Conciouness and Cognition 21.

18 comentários :

  1. Acerca da tecnica...eu devo imaginar que estou num sonhos lucido?mas nao teremos assim na fase rem e nem sequer recordaremos o sonho muito bem nao faz muito sentido enfim, pode-me explicar um bocadinho melhor a tecnica estou com muita duvida mesmo...ja me ia esquecendo eu tive meu 2 sonho lucido mas infelizmente nao consegui voar nem fazer tecnica das portas. E também ja vi o filme waking life algumas partes chatas mas a história no geral está excelente! Obg e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André! Isso mesmo. Precisa se imaginar que está num sonho e reconhecer, perceber que é um sonho. E assim, vivenciando um sonho lúcido. :)

      Parabéns pelo teu segundo sonho lúcido! E teu Diário de Sonhos como está? É mto importante manter ele ativo para fazer funcionar essa técnica da Intenção(assim como para mtas outras).

      Excluir
    2. Vai bom de vez em quando lembro de meus sonhos mas raramente nao mr lembro
      Abraços

      Excluir
  2. Essa é minha deixa para pedir um post sobre formação de imagens mentais. Incrível como tantas técnicas de indução se apoiam na imaginação e eu que tenho péssima concentração e capacidade de visualização mental fico sem poder testar métodos que parecem bastante eficientes. Tem algo que vcs fazem pra imaginar com mais clareza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vegeta Jr,

      Experimente rever tuas anotações, no teu Diário de Sonhos. Isso vai te ajudar a melhorar tua imaginação/criatividade nesses exercícios que a técnica requer.

      Excluir
  3. Eu usava o "Eu posso".. Mas perdi o foco dos sonhos, parei de pensar muito, mas ainda anotava e anoto os sonhos no diário. Recentemente consegui ter um sonho lúcido, curto, mas consegui. Apenas com o uso do diário...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Márlon, como vai?
    Há algum tempo, venho estudando sobre sonhos lúcidos e suas técnicas. Já li diversas postagens suas, inclusive, e muitas foram esclarecedoras. Porém, se tem algo que me deixa um pouco confusa é a informação de que ter sonhos lúcidos e controlar os sonhos são coisas distintas.
    Eu sempre imaginei que o maior barato de ter um sonho lúcido fosse, justamente, poder controlá-lo. Como uma coisa acaba estando intrinsecamente ligada à outra, não consigo desassociá-las, afinal, se tenho um sonho lúcido, posso controlá-lo, e por outro lado, não consigo controlar um sonho se não souber que estou sonhando. Esse meu raciocínio está certo?
    Quando comecei a estudar sobre o assunto, foi justamente com o interesse de poder controlar os meus sonhos.
    Um reality check que é recorrente e sempre funciona para mim é respirar embaixo d'água. Imediatamente percebo que estou sonhando e tento, a partir de então, tomar as rédeas do sonho. É aí, porém, que quase sempre falho.
    Uma vez que adquiri a consciência de estar sonhando, posso controlar o sonho, não posso? Venho tentando isso já há um bom tempo e já tentei algumas técnicas de indução também. O que percebo é que fico eufórica demais ao perceber que posso controlar o rumo do sonho e acabo metendo os pés pelas mãos. O rosto de uma pessoa que quero ver, por exemplo, se transforma em outro, mesmo eu dizendo "sei que estou sonhando, quero que isso ou aquilo aconteça, essa pessoa é fulana de tal e poderei vê-la". Quando dá errado, fico frustrada e nada mais segue como eu tento planejar.
    Gostaria que você me ajudasse a entender onde estou errando. A consciência, que é o mais difícil de adquirir, eu já consigo com facilidade. Raramente tenho sonhos não lúcidos. O que tenho dificuldade, porém, é controlá-los.
    Muito obrigada desde já!
    Giovanna Cóppola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna,

      Como tu já pode experimentar. Existe uma diferença bem clara entre saber que está no meio de um sonho/estar consciente que tudo naquele estado mental é um sonho e CONTROLAR a narrativa de um sonho.

      No teu caso relatado por ti tu sabia que estava consciente, mas não conseguia realizar as coisas que desejava. O controle sobre um sonho pode muitas vezes causar um despertar precoce.

      É um erro bem comum de quem está começando a explorar os sonhos lúcidos, fazer experimentos e pensa que pode manipular ou controlar o sonho ao seu bel prazer. O próprio LaBerge chama a atenção para esse tipo de comportamento prejudicial a experiência do sonho lúcido.

      Tentar forçar o controle num sonho é proporcionalmente eficaz para provocar o despertar. Por isso sempre sugiro, não para controlar a narrativa do sonho - mas para experiências mais sutis - a Técnica das Portas.

      É importante deixar correr o sonho e apenas pontualmente se utilizar das portas para atender um pequeno desejo ou outro. Por exemplo, desejar encontrar alguém em especial, um objeto etc..

      Uma pequena pesquisada pela internet e tu verá como é um erro bem comum de compreensão, dessa associação de que consciência significa controle. Pelo contrário, existem muitos relatos de pesadelos lúcidos. Mesmo mantendo a consciência no sonho, muitos onironautas relatam a impotência diante de certos personagens/construtos mentais ou cenários tristes que o Inconsciente lhes oferece.

      Grato pelo comentário e a dúvida!
      Mande notícias!

      Excluir
  5. Olá, estou impressionada com essa estória de sonhos lúcidos. Estava pesquisando sobre sono Rem e achei teu blog, achei super interessante e já li vários posts...
    Bom, pelo que observei e li, já tive sonho lúcido e a tal da paralisia, mas claro, sem saber o que era.
    Todos os dias eu sonho e me recordo fielmente de todos, e sempre interajo neles...
    Vou estudar as técnicas, arrumar um diário e tentar o sonho lúcido..
    Dá pra controlar os pesadelos? Ultimamente tenho tido vários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adria, brigadão pelo elogio!

      Sobre os pesadelos, mais importante do que dominar eles, é procurar entender a causa de acontecerem.

      Fiz post aqui no blog me referindo a uma grande psicóloga, a Gayle Delaney que defende muito bem a idéia de que precisamos analisar esses pesadelos.

      Especialmente se tu conseguir ficar consciente durante um pesadelo, não deixe de se questionar durante o sonho, porque aquilo pode estar acontecendo, afinal quem oferece o tema ruim é teu próprio inconsciente :)

      Excluir
  6. Ola meu nome é Joao tenho 13 anos queria saber uma coisa n sei se eu tive ou n tive pq sonho lucido quando nos sonhamos nos so assistimos n consigmos se mover como quando estamos acordado quando tivemos sonho lucido nos se movemos ou so assistimos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gamer

      No sonho lúcido o grande diferencial não é o "controle" como vem sendo divulgado erroneamente. A grande distinção é "saber que está sonhando" ou a consciência em si.

      Num sonho comum até podemos assumir controle do sonho. Voar, enfrentar monstros, realizar feitos mirabolantes e até assumir a narrativa. Porém isso não significa, necessariamente, estar consciente de que toda aquela experiência é meramente um sonho.

      Estar consciente num sonho envolve: saber que tudo é uma estrutura montada pela mente do sonhador, capacidade de raciocínio(envolvendo essa consciência) e memória(recordando por exemplo onde estava dormindo e coisas que planejou fazer no estado desperto).

      :)

      Excluir
  7. Eu estou um bocadinho confuso acerca de recordação de sonhos .
    Devo acordar à sexta hora de sono para recordar melhor? É que eu se acordar de manha eu irei recordar melhor? Fiquei mesmo confuso!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi sou novo nesse assuto de sonhos lucidos ainda nao tive mas achei mto interessante e nesse momento to tentando usar a tecnica WBTB e eu lembro uma parte do q estava sonhando. E eu lembro de até ter tentado usar a tecnica das portas ( sem sucesso) e é a unica parte do sonho que lembro mas nao parecia que eu estava conciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi miquéias , no meu entender acho que deverias começar por lembrares-te de sonhos e testes de realidade do que começar pelas técnicas...mas você é que decide...

      Excluir
    2. Olá amigos, criei um grupo sobre sonhos lúcidos no Whatsapp, quem quiser participar deixe o seu número aí ou me mande uma mensagem...
      Quero que um ajude o outro a lembrar de fazer reality checker e tirar dúvidas.
      24 99966 9241

      Excluir
  9. uma técnica que da certo comigo é acordar entre 3 e 4 da madrugada e dormir de novo comigo funciona 100% das vezes tenho sonhos lucidos e gosto de explorar a cidade e olhar o detalhe das coisas no sonho é um efeito fantástico so preciso melhorar minha permanência no sonho, as vezes não consigo ficar dormindo quando percebo que é sonho. tbm fico com medo quando encontro entidades nos sonhos lucidos, como anjos, Deus, nossa senhora, fico com medo e acordo antes de ter qualquer dialogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUPER CJ, isso aconteceu comigo.. a unica maneira de reverter isso é olhar pra suas mãos e esfregá las bem forte e virar de costas e abrir uma porta! Se tentar conversar pode causar pânico pq a imagem vai se distorcer e você vai perder o foco! Da muito medo!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...