ÚLTIMOS

quinta-feira, 5 de junho de 2014

'Como cheguei até aqui?' - Um teste de realidade fascinante.

Uma cena surpreendente e espetacular, no filme A Origem(Inception), quando Cobb está conversando com Ariadne, numa lanchonete e em meio a conversa, questiona-a: "como você chegou aqui?"



    Olhar para as mãos, acionar interruptores, puxar o dedo da mão, prender o nariz e a boca e continuar respirando, olhar para o relógio... todos esses testes de realidade se utilizam da fragilidade da estrutura do sonho, no que se refere a presença da lógica ou mecanicismo. Vale lembrar que quando sonhamos, o que funciona mais forte é nossa criatividade ou imaginação. Por isso é tão difícil ler textos ou números.
 
     Dentre os Reality Checks ou Testes de Realidade mais conhecidos, questionar-se "Como cheguei aqui?" é um dos mais consagrados entre os sonhadores lúcidos. Para quem ainda não sabe, um reality check é uma ferramenta que auxilia na indução da lucidez no sonho. Funciona com base na falta de continuidade da maioria dos sonhos.

    No caso da questão "Como cheguei aqui?", direciona-se para um ponto fraco especial dos sonhos que é essa fragmentação, falta de linearidade tão comum de se encontrar por lá. Durante os sonhos, quando saímos de uma aula e vamos para casa, raramente temos que fazer todo o trajeto. Em um momento estamos em meio a uma aula e como num salto/flash, pulamos para uma cena já em casa.



     Bruno Grego, um sonhador lúcido experiente - com entrevista publicada aqui no blog -  o qual participou da pesquisa de doutorado do Dr. Sérgio Rolim é um adepto dessa técnica. Sua eficiência, era na época, de média de 2 sonhos lúcidos por semana.

     Minha sugestão é unir dois Reality Checks em um só. Ao observar sua mão durante o dia(de 5 até 10 vezes por dia está ótimo), questione-se: "Como cheguei aqui?". Serão dois pontos sensíveis dos sonhos sendo analisados ao mesmo tempo. Continuidade da narrativa e a lógica do número e forma dos dedos nas mãos.

     
    

  

42 comentários :

  1. Na noite de quarta, me vi em um sonho não muito agradável. De repente, me deu um estalo e percebi(ou deduzi) que estava sonhando. Tentei fazer com que aparecesse certa pessoa, o que aconteceu de forma confusa. Logo depois comecei a fazer força para acordar, então pude sentir meu corpo na cama e meus olhos não queriam se abrir e ao mesmo tempo sentia meu corpo no sonho. Enfim, despertei. No outro dia, tive uma série de sonhos coerentes, o que não ocorre comigo normalmente. No último deles, sonhei que acordei e fui escrever meus sonhos anteriores num caderno. Logo depois, despertei de fato. Ah, sim, depois do sonho do primeiro dia, dei uma pesquisada sobre o assunto e encontrei este site e outros, onde li a respeito do caderno. E aí, será que só fiquei impressionado?

    ResponderExcluir
  2. Marlon obrigado por adicionar no face sou o rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Olá Marlon

    BINOOGOOO! CONSEGUI TESTAR E PROVAR DOS MARAVILHOSOS “REALITYs CHECKs”
    Numa dessas manhãs de junho/ 2014, por volta das 8:00 hrs, já acordado , com Janela e porta do quarto fechadas, ainda assim permanecia em minha cama. Foi quando adormeci e comecei a “sonhar” me encontrando num hospital de médio porte, pelas características deste, parecia ser até conhecido por mim. Com muita gente na recepção , um alto trânsito de pessoas nos largos corredores e salas médicas. Não se tratava de um centro hospitalar com instalações precárias, percebia-se paredes bem cuidadas, pintura a óleo - até a metade destas: tons creme ou amarelo claro - bem típico de área de saúde. DE REPENTE, PERCEBI QUE AO OLHAR PARA UMA OU MAIS PESSOAS DESSE SONHO , ELAS DESAPARECIAM COMO SE FOSSE NUMA ESPÉCIE DE DE MÁGICA..Opppa!...pensei comigo:: estou num SONHO LUCIDO.
    Imediatamente pensei nos RCs, os quais, na medida do possível,procuro ler ou estudar neste Portal, (sonhoslucidos.com) fui logo efetuando testes que sempre faço quando desperto em algum sonho: passando a mão nas paredes , logo PERCEBÍ que mão e braço penetravam e atravessavam-nas sem nenhum obstáculo. Continuei olhar e cada pessoa simplesmente desaparecia como que desintegrando-se no ar. Entrei numa das sala e vi um técnico fazendo manutenção, este não me lembro bem...acho que também desapareceu. Sai da sala, andando pelos corredores já vazios de contingente, olhei pra trás e vi uma enfermeiro. Este tenho certeza que ao mira-lo desaparecera como “vapor”. Nesse momento, despertei com minha euforia “a mil, além de perplexo, maravilhado com, sei lá... se posso chamar de: o “acontecimento”.
    O ponto chato da questão é o de não saber como prolongar por mais tempo na experiência, sem que tenha um retorno espontâneo, Mas Valeuuuuu.......
    Abraços e boa sorte e muitos SLs a todos.
    Oliveiro
    SP, SP.
    benejeoli@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que leio em este blog para prolongar um sonho voce pode usar a técnica das portas girar seu corpo ou ate esfregar as maos se nao me engano

      Excluir
  4. galera preciso de ajuda, tive 3 sonhos lúcidos e em todos tive muita dificuldade de abrir portas,nos 2 primeiros nem consegui, girava a maçaneta e a porta não abria, só no ultimo sonho lucido que consegui,mas só depois de mto esforço que a porta abriu alguem pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Moedas, as ações dos sonhos são frutos de nossos intentos, e não podem ser executadas se a mente não acreditar na possibilidade de o fato ocorrer, mesmo que seja tão simples como abrir uma porta.

      Para facilitar use uma ponte mental que ligue você direto ao objetivo. Para ser mais direto, ignore a porta e vá logo pensando no que esta atrás dela, isso torna a ação quase passiva e normal, afinal... o que tem demais em abrir uma ponta, ainda mais nos sonhos que e tudo possível.

      Desbloqueie sua mente, você pode fazer tudo que quiser dentro dos sonhos. Leia com atenção... VOCÊ PODE FAZER TUDO QUE QUISER DENTRO DOS SONHOS.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, é o seguinte, tenho paralisia do sono desde adolescente e sempre fico com medo e oro muito, na maioria das vezes minha mulher me acorda por causa da minha respiração forçada. Ainda não sabia que atrávez da paralisia do sono eu poderia ter um sonho lucido, e gostaria de saber como chegar a conquistar esse momento, visto que por várias vezes tenho essa paralisia do sono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá yExXe, procure no nosso Fórum, sobre a técnica WILD. Certeza q tu vai encontrar material excelente de outros onironautas bem experientes com essa técnica :)

      Excluir
  7. Oi, eu comecei a tentar sonhos lúcidos a pouquissimo tempo, na verdade, eu estou me focando em melhorar minha memória de sonhos, através do diário (Celular)
    Pergunta - No método de Tholey, o que "Visualizar" quer dizer? Eu simplesmente descrevo todo o ambiente, e depois repito que tudo aquilo é um sonho (Tudo mentalmente) ai eu abro os olhos e me pergunto se estou sonhando, para então fazer reality checks (Olhar Pras Mãos, me perguntar como cheguei onde estou e olhar o passado, prestando atenção para coisas estranhas, Tapar O Nariz E Respirar) estou fazendo certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa - tem dias que eu vou dormir e após um tempo deitado eu me sinto extremamente exausto, tipo na porta de um abismo para cair ao sono... Porém eu já fiquei umas 2 horas desse jeito, mas sem consegui "Descer" para o sono, tem algum modo de me ajudar com isso?

      Excluir
    2. Visualizar significa se imaginar. Tens que se imaginar em alguma situação de acordo com o que estiver tentando fazer :)

      Evite ficar rolando na cama. É pura perda de tempo.

      Tbém é altamente recomendável fazer um bom ritual p ir dormir. Qdo estiver chegando próximo do horário de dormir, comece desligando computadores, tablets, notes... luzes... experimente dar uma boa lida sobre Higiene do Sono. Tem bom material aki no site :)

      Excluir
  8. Essa do "como cheguei aqui?" não funciona pra mim, já que quase todos os meus sonhos são na minha casa, então eu já estava nela e não tem como eu questionar "como cheguei aqui?", eu uso mesmo o "estou sonhando?"

    ResponderExcluir
  9. Quando eu era pequeno tinha algumas vezes um sonho constante de que um mago me levava para outra dimensão onde tudo era diferente. Sempre sabia durante o sonho que n era minha realiadade, teve um que eu realmente sabia que era um sonho, mas n conseguia controla-los. Qnd adolecente lembrando desses sonhos resolvir começar a tentar estar consiente nos sonhos e consegui depois de um tempo. Hj quando eu quero quase sempre consigo ter um sonho lucido. Eu meio que tinha parado, pois tive um muito real, eu n fazia reality checks, e tinha o costume de tentar voar durante um sonho lucido. Eu realmente sabia que era um sonho lucido, pois a frente da minha casa estava diferente, mas tive muito medo de tentar voar e cair se fosse real, morava no 2nd andar. Teve algo que eu vi e me deu coragem e voei depois fiz tudo o que queria kkk. Mas nunca mais tentei realmente ter sonhos lucidos, um por causa disso e outro por falta do que fazer durante os sonhos. Tive uns dois depois disso um pq eu quis, um desafio com um amigo e ontem que tive um falso despertar. Esse ultimo foi muito pouco pous realmente n tinha oq fazer durante o sonho. So resolvir pesquisar na net durante o soho para ver alguma coisa. Lembro que durante os sonhos sempre consigo ler o que esta escrito, mas quando eu fui escrever as palavras estavam bagunçadas e n lembro se digitei ou so pensei e as palavras foram surgindo na tela. Mas oq eu realmente queria saber eh como ter um sonho bem realista sem que eu saiba que esteja sonhando. e como eu treino o controle do sonho lucido, pois as veses eu n conseguia controlar certas coisas como, uma vez me teletranportei para um outro lugar, durante outro sonho tentei fazer a mesma coisa e n consegui mesmo sabendo que estava sonhando que deveria conseguir fazer isso.

    ResponderExcluir
  10. Esse teste de realidade é realmente muito eficaz, pois quando estamos sonhando dificilmente pensamos nesse ponto de como chegamos a determinado local, se por ventura começacemos a pensar a respeito dentro do sonho encontraríamos a explicação lógica de que simplesmente não há explicação alguma ou seja não chegamos ali e sim surgimos dentro daquele enredo de história como um clique em avançar, salto de vários frames, blecautes etc. É importante fazer também mais do que um teste de realidade por contra medida, pois a mente é muito fácil de ser enganada ou seja mais uma vez você foi enganado e não sabe como chegou ali e ainda sim continua seguindo em frente, por isso de vez em quando tenha o costume de fazer mais do que um reality check ou uma visualização mais minuciosa. Outro conselho que deixo também é no estado acordado se lembrar do ultimo teste de realidade que fez e se tem costume de utilizar bip de relógio ou celular de tempo em tempo recordar o horário e tipo do reality check. Combinar métodos, técnicas estar sempre renovando irá deixar sua mente ocupada o bastante e ela não conseguindo se adaptar trará mais surpresas em seus sonhos do que possa imaginar.
    Bons sonhos a todos : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Reizen! Essa de recordar quando fez o último reality check é nova pra mim. Vou experimentar! Abs brother!

      Excluir
  11. Olá amigos, criei um grupo sobre sonhos lúcidos no Whatsapp, quem quiser participar deixe o seu número aí ou me mande uma mensagem...
    Quero que um ajude o outro a lembrar de fazer reality checker e tirar dúvidas.
    24 99966 9241

    ResponderExcluir
  12. Mais Posts Marlon. Please ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tow entrando de férias do trabalho iuupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii vai sobrar mais tempinho. Xacumigo! ;D

      Excluir
    2. Hey Márlon, eu li no "Dreamviews" um WILD + fácil, onde você baixa um alarme que se desliga sozinho (eu improvisei) e um som calmo p/ tocar, coloca p/ tocar 1 hora antes do horario normal de acordar, quando o alarme tocar, não se mova, seu cerebro assumirá que você não acordou e rapidamente te joga de volta ao sonho assim como wild faz, porem em questao de minutos! vou tentar hj, caso vc se interesse a tecnica ta aqui! Abraços. - P.S: essa tecnica provavelmente causará falso despertar, lembre-se de reality check após uns 5 minutos depois do "choque" da paralisia.

      Excluir
    3. Ah! E esta tecnica não é minha, ela é chamada CAMWILD e foi criada por CrazyInsane no DreamViews

      Excluir
    4. Ah! E esta tecnica não é minha, ela é chamada CAMWILD e foi criada por CrazyInsane no DreamViews

      Excluir
  13. Tópicos todos os dias só no fórum mesmo, aqui no blog geralmente o Marlon deixa um espaço para tópicos mais completos sobre algum assunto que ele queira levantar em questão. Mais informações visite-nos! http://sonhoslucidos.forumeiros.com

    ResponderExcluir
  14. Aí galera!
    Criamos um grupo no Whatsapp onde discutimos sobre experiências e técnicas para de desenvolvimento de um sonho lúcido. Quem se interessar, adicione um desses contados, que adicionaremos vc no grupo. 2499966924 _ +5517992066953 _ 3791515537

    ResponderExcluir
  15. Gostaria muito de saber qual a melhor hora (durante a noite) para se ter um sonho lucido, e se poder, o que tenho que pensar na hora de dormir (de ter o sonho lucido), por que tipo, sempre quando vou dormir e quero sonhar com algo, fico pensando e quando me concentro bastante eu sonho com o que pensei, mas muitas vezes é difícil, pq minha mente é realmente difícil de se concentrar com apenas uma coisa... mesmo se eu não consigo controlar minha mente, posso ter um sonho lucido?
    Ah gostei muito do blog, descobri ele hoje, e com certeza vou tentar ler todos os posts passados e os futuros... : )

    ResponderExcluir
  16. O melhor horário é após a 6a hora de sono, portanto capriche em dormir bem. Mesmo com tua dificuldade de concentração, um bom Diário de Sonhos, aliado a um método simples e eficaz como o MILD vão te dar boas chances de ficar consciente nos teus sonhos.

    ResponderExcluir
  17. olha ai .... eu tinha sonhos lucidos e nem sabia ... eu fazia muito isso quando eu era mais novo ... eu tinha muitos pesadelos quando eu era criança e em uma noite, pra evitar algo ruim no pesadelo, n lembro oq agora, eu consegui me controlar no sonho, de forma consciente ... ai o tempo foi passando e eu ja tava craque nisso... tinha total consciencia de que eu estava sonhando e eu conseguia fazer tudo! Eu me lembro de um sonho que eu tive, em que eu tava num apocalipse zumbi, nessa epoca eu jogava muito resident evil sabe, aee eu fiz a festa, eu fazia armas aparecerem nas minhas maos do nada ... teve uma hora que eu fiquei encurralado e consegui sai voando pra escapar dos zumbis ... era muito locoo ... eu cheguei a um ponto de conseguir acordar na hora que eu quando eu quisesse, como eu sabia que tava sonhando eu simplesmente fala pra mim mesmo : acorda ae ... e eu acordava ... bons tempos ... faz tempo que eu faço isso ... hj em dia eu nem sonho mais =\

    ResponderExcluir
  18. Velho esse site é demais! Conheci faz duas semanas e já li todos os posts. Muito massa bro! Parabéns ao dono.
    Aguardo novos tópicos ansiosamente :D

    ResponderExcluir
  19. Muito Obrigado Wallace, seja muito bem vindo ao nosso blog se quiser buscar mais informações como também relatórios de experiências dos onironautas sinta-se a vontade para visitar o nosso fórum!

    ResponderExcluir
  20. E normal ter sonhos lucidis so quando dou uma cochilada durante a tarde pq a noi eu nao tenho nenhum sonho lucido
    desculpe o portugues e pq to pelo celular
    ass: Felipe Guerra

    ResponderExcluir
  21. É normal sim, alias os cochilos durante certos períodos podem ter um melhor desempenho do que o despertar natural da consciência durante a noite, ou seja seria quase como induzir um sonho lúcido, os sonhos surgem mais rápidos devido a proximidade do período REM e a facilidade em atingir consciência é maior do que o normal. Não é necessário aplicar um WILD, talvez uma paralisia do sono o ajude ou um DEILD ao final da experiência já que pode despertar e voltar ao sonho cochilando facilmente.

    ResponderExcluir
  22. Olá. Venho a um certo tempo acompanhando seu site. Agora, gostaria de saber se você ja realizou algum teste de indução comportamental usando os sonhos lúcidos.
    Como nesse estado temos um maior contato com nosso inconsciente me pergunto se não é possivel induzi-lo a algo.
    Se isso for possivel a ideia seria interessante para a inducao de melhoria no desempenho no trabalho, nos estudos, ou mesmo na reducao no vicio em alguma droga.
    Espero alguma resposta, mesmo que negativa.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  23. Já realizei sim e é perfeitamente possível fazer quaisquer experimentos que desejar sejam em relação a trabalhos, científicos, atividades físicas de impacto, etc. Convido-o para visitar o nosso fórum e visualizar a seção dos diários dos onironautas.

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal,

    Há alguns anos tenho sonhos lúcidos induzidos com frequencia, que aos poucos fui desenvolvendo algumas práticas próprias para alcançar diferentes experiências no sonho.

    Após o almoço, deito em minha cama, faço uma breve respiração que me acalma ainda mais, e em cerca de minutos estou sonhando conscientemente. Porém li que sonhos lúcidos assim que se adormece pode ser uma doença. E realmente, durmo por cerca de 20 minutos, nos quais tenho consciência dos sonhos para inclusive abrir os olhos enquanto durmo e ter alucinações que se misturam com meu quarto..

    Hoje não busco mais ter alucinações, que são divertidas, mas sim sair do meu corpo para dar uma passeada rs..talvez o que alguns chamam de projeção astral.. Hoje inclusive, ao começar a deixar meu corpo na cama, e levitar sobre ele (não consegui ir muito mais longe ainda), senti mãos em minha perna e mão como se estivessem segurando meu corpo para não ir junto rs..

    Parecia tão real que fiquei com vontade de abrir o olho para ver se não tinha ninguém mesmo me segurando. Ai vem minhas dúvidas:
    1) Sentir coisas físicas, na pele, é normal?
    2) Há algum problema em induzir sonhos lúcidos em um cochilo de 20 minutos somente?

    Obrigado, abraço!! =)
    Zum

    ResponderExcluir
  25. Sou mulher e tenho sonos lúcidos todo final de semana pois são os dias que durmo mais. O mais frequente ultimamente é sonhar que acordei e estou no meu quarto e saber que é sonho e fazer meu namorado aparecer na minha cama, eu fico impressionada como os detalhes do rosto dele ficam tão reais, fazer amor durante o sono lúcido é tão tão intenso, o orgasmo é muito muito mais forte que o orgasmo real, a tensão na região é fora do comum. Acho que eu estou num momento tarada pois sempre que percebo que é sonho quero agarrar alguém, lembro de um que sai beijando todo homem que via na rua e outras coisas a mais por ai kkkk fazer sexo é melhor que sair voando pois eu tenho medo de altura até em sonhos. Adoro esse site, descobrir hoje. Rs

    ResponderExcluir
  26. Venizia Almeida Macedo21 de setembro de 2015 07:42

    Em alguns sonhos, por mais que eu comente sobre sonhos lúcidos e fale das técnicas, olhe para minhas mãos (nãos com a intenção de saber se é um sonho) não tenho sonhos lúcidos, mas basta me perguntar se estou sonhando para eu saber se estou ou não, outra coisa que nem sempre funciona é me perguntar como vim parar ali, pois em alguns sonhos estou acordando em casa e outros eu estou indo para um lugar que me lembro de conhecer, mas quando acordo percebo que eu conheço esse lugar de outros sonhos e não na vida real e que o sonho é uma sequência de outro que já tive, por isso fica difícil duvidar da realidade,

    ResponderExcluir
  27. Olá tenho sonhos lucidos raramente e sempre que tenho relato os mesmos problemas:

    1: Não dura muito tempo (Sempre que Imagino algo perco a lucidez)

    2: Cansaço Mental EXTREMO e quando acordo sempre levanto cansadissimo.

    (Observação: apenas tenho 12 anos)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...