ÚLTIMOS

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pesquisa aponta Sonhadores Lúcidos com maior poder de Intuição

    Uma instigante pesquisa envolvendo insight na resolução de problemas mostrou que sonhadores lúcidos possuem maior habilidade no alcance dos resultados.



    A pesquisa foi realizada na Universidade de Lincoln - Reino Unido, envolvendo a participação de 68 voluntários, entre 18 e 25 anos, dos quais 20 eram sonhadores lúcidos. As pessoas com capacidade de ficarem conscientes em seus sonhos, conseguiam índice 25% maior de acerto nos problemas apresentados.

    A natureza das questões propostas eram acerca da determinação de uma palavra específica, numa sequencia de quatro palavras. Sequencia como: "areia, milha e idade", sendo o resultado "pedra". Os voluntários que conseguiam ficar conscientes em seus sonhos, apresentaram performance 25% superior e o pesquisador Dr. Patrick Bourke especula motivos para esse resultado:

"É  possível que para o sonhador lúcido ficar consciente enquanto dorme, deva ver além daquela realidade esmagadora do seu estado de sonho e reconheça que está sonhando".

"A mesma capacidade cognitiva de pensar de uma forma diferente foi demonstrada quando se trata de resolver problemas durante o estado desperto."

Fonte:
http://www.sciencedaily.com/releases/2014/08/140812121839.htm

4 comentários :

  1. Márlon, faz uns 5 ou 6 dias que venho estudando melhor sobre SL, nem sei como acabei chegando a esse tipo de pesquisa no google.com. Enfim, estou bem feliz de ter descoberto que esse tipo de técnica existe, e o seu blog é muito bom, tem me deixado bem a vontade a respeito do assunto. Meus sonhos são sempre muito vagos: não consigo identificar totalmente o ambiente ao redor e as vezes eu não estou incluso no sonho, apenas assito o fato (sonhei que assistia um jogo de futebol, por exemplo), e raramente me lembro dos sonhos. Talvez a causa esteja na minha pergunta que vem a seguir:

    Eu tenho tido pouco tempo de sono. Como li aqui que o "auge" dos sonhos ocorrem lá pelas 6 horas de sono comecei a me questionar, porque tenho em média 5 horas de sono, mas posso dormir mais cedo, é que é costume dormir as 2h e acordar as 7h e depois cochilar uma ou duas horas durante a tarde. Isso pode ser o motivo dos meus sonhos tão vagos?
    Estou fazendo RC's e mantendo um diário dos sonhos (nas últimas 3 noites), tenho certeza que no momento que eu tiver um SL "vou botar pra quebrar".
    Desde já agradeço a atenção Márlon, forte abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, obrigado pelo elogio e seja sempre bem-vindo!

      Teu tipo de problema é o que venho enfrentando ultimamente. Má qualidade de sono. Como andam tuas anotações no teu Diário de Sonhos? É necessário ter um e persistir nas anotações. Só assim tua capacidade de familiaridade/reconhecimento com a estrutura do sonho vai ganhar força e tua recordação será boa.

      O ideal é dormir mais que 6 horas, conforme tu comentou. O sono da noite sempre é o melhor. Casos tenha a opção de dormir mais a noite aproveite! Se for o caso de ter que dividir o sono, tudo bem, mas apenas procure estabelecer uma boa rotina que te favoreça dormir mais(o ideal que te faz sentir bem) e melhor.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigado por responder Marlón.
      Venho fazendo 11 reality checks por dia (olho para as mãos, dou uma beliscada na mão esquerda e reflito: "como cheguei aqui?"). Pois é, meu diário está bem vago, tem sido uma grande dificuldade anotar os sonhos, o que me deixa louco é que venho mantendo o diário desde o dia 17 (tinha mais umas duas noites, mas perdi as anotações do dessas) e basicamente não lembro dos sonhos. Por exenplo: dias 17 e 18 eu não me lembro de nada, dia 19 tive um baita sonho e me lembro de tanta coisa que cansei de digitar, dias 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26 não me recordo dos sonhos. No dia 24 lembro vagamente, mas é um flash de 5 segundos dentro do sonho. E na maioria desses dias tenho dormido pelo menos 6 horas. É normal sonhos vagos assim?
      Olha, eu durmo por volta da meia noite, e acordo 7:15, qual técnica devo usar para alcançar esses tão sonhados sonhos lúcidos?... Kk.

      Ah,! Queria falar uma coisa, eu uso um app para android que foi desenvolvido especialmente para sonhos lúcidos, talvez vc já conheça, o nome é AWOKEN.
      Desde já agradeço a resposta.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...