ÚLTIMOS

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Memória, Limbo e Falso Despertar

    Existe um momento durante o estado mental dos sonhos em que percebemos estar sonhando, porém observamos que o cenário do sonho ainda não se estabilizou. Outra situação é quando lutamos para recordar o que planejamos no estado desperto(vigília) e ficamos em dificuldades para acessar essa memória. Por fim, as armadilhas do falso despertar. O texto abaixo é um relato da sucessão de sonhos lúcidos que tive e talvez possa auxiliar na superação dessas situações.


Imagem inspirada no livro Encontro com Rama, de Arthur Clarke. Imagem de Andre Freitas, e efeitosde  CGI produzidos pela Lightfarm Studios created "The Verge

      Meus últimos sonhos lúcidos aconteceram na semana passada, enquanto tentava realizar um "Desafio Lúcido", uma brincadeira entre os sonhadores lúcidos, na qual o objetivo era visitarmos um cenário de sonho com "O Mundo daqui 1.000 anos".

     Fiquei consciente num lugar extremamente escuro. O sonho ainda não havia se formado. Tentava tatear no chão para manter a consciência e de repente alcançar um lugar mais claro. Tateava pelo chão, corpo, paredes... resolvi fazer umas flexões também. Continuei a passar a mão pelas paredes até sentir o trinco de uma porta. Consegui.
     Abri a porta invisível - sentida pelo tato -  e fui para um lugar um pouco mais claro. Era uma sala grande. Procurei lembrar o que havia planejado fazer. Qual experimento ou plano... e caminhava, atravessando portas, corredores, porém a recordação não vinha. Acabei tendo um falso despertar.

Uso da Técnica das Portas sempre produzem a mais alta eficiência para mim em meus experimentos. Na imagem, capa de um dos excelentes livros de Stephen King, da Saga da Torre Negra.


 É interessante notar como ter um objetivo planejado no estado desperto, nos ajuda a manter firmes com a consciência durante o sonho. Trata-se de um foco, algo que serve de combustível para se embrenhar no sonho, aceitando a estrutura natural de nosso inconsciente, possibilitando se divertir com ele e fazer alguns experimentos, sem qualquer ação ou controle forçado. Mesmo submetido ao falso despertar, consegui voltar com consciência(veja abaixo)!...


     Era escuro novamente. Percebi estar ainda sonhando. Recomecei o processo de tatear o chão, o corpo e as paredes. Fiz assim até encontrar a maçaneta de uma porta. Abri-a desejando que o lugar estivesse claro.

A utilização do sentido do tato nos sonhos, parece ajudar sobremaneira, quando a estrutura do sonho ou o cenário, ainda não se encontram concluídos. Tenho anotado uma considerável quantidade de sonhos lúcidos, nos quais me utilizei dessa ferramenta para adentrar no sonho, mantendo estável a consciência.


      E consegui!... A casa estava mais clara e me esforcei para lembrar o que tinha planejado fazer. Dessa vez eu conseguiria. Tinha lembrado antes rapidamente, mas me escapou a lembrança... então veio forte. Era visitar o futuro daqui a MIL anos. Saí atrás de uma porta. Encontrei uma abertura de porta, sem ela que dava para fora. Desejei visitar o mundo daqui MIL anos e saí para uma floresta. Eram árvores enormes, com troncos bem compridos. Fui saltar por uma delas e dei um salto gigante. A gravidade do lugar era menor. Estaria numa nave, estilo RAMA(o livro de Arthur Clarke, Encontro com Rama)?! Saltei por várias daquelas árvores. Os galhos eram proporcionalmente bem menores e ficavam muito acima, mas os troncos grandalhões. Então despertei.




 

 Sonho lúcido, dois dias depois:

    Estava numa casa, tentando lembrar o que havia planejado fazer no sonho. Caminhava de um lado para o outro, martelando a mente em busca do que tinha planejado. Tudo muito claro e nítido. Esforçava-me para manter o foco e não despertar. E o foco era recordar o "Desafio Lúcido". Finalmente fui inundado com a lembrança de “visitar o mundo daqui 1000 anos”.

     Abri uma porta desejando encontrar aquele futuro e saí para uma grande sacada. Lá avistei prédios monumentais. Eram fortalezas várias vezes maiores do que os prédios de hoje. Alguns coloridos e com janelas gigantes. Via tudo com grande nitidez. Acordei. 











21 comentários :

  1. Olá Marlon e Pessoal.

    Ao Ler esta matéria fiquei surpreso com algo que aconteceu comigo na semana passada: na tentativa de colocar meu planos de sl para mais uma jornada onírica consciente, dentro de um sonho de repente me e tornei lúcido:
    """visualizava nitidamente Grandes construções e arquiteturas gigantescas ainda não presentes ou viáveis no futuro""". O QUE ME LEVOU A COMENTAR ISSO NO BLOG É O FATO DE QUE NÃO TINHA CONHECIMENTO DO SEU TEMA "Futuro daqui a 1000 anos", E O MAIS INCRIVEL É QUE A DESCRIÇÃO FEITA POR VOCE SE ENCAIXA 99,99%
    SE CASO FOSSEU EU DESCREVER O QUE LUCIDAMENTE SONHARA (Abri uma porta desejando encontrar aquele futuro e saí para uma grande sacada. Lá avistei prédios monumentais. Eram fortalezas várias vezes maiores do que os prédios de hoje. Alguns coloridos e com janelas gigantes. Via tudo com grande nitidez. Acordei. ) Conhicidencia ou Conexão compartilhada???.

    Forte abraço sou "fanático" por este blog - Parabéns
    Grato
    Benejeol@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência (na minha opinião), esse papo de "conexão compartilhada" ou "sonho compartilhado", esta mais para viagem astral e não para sonhos lúcidos.

      Excluir
    2. Boa tarde

      Caro onironauta, aconselho a pesquisar abordagens relacionadas a psicologia e parapsicologia, especialmente textos de Yung que tratam de "consciência coletiva".

      Ha uma discussão quanto quanto a diferenciação de sonhos e projeção, porem o site DREAMVIEWS.COM faz um evento mensal de encontro entre os onironautas no sonho. Este site indicado esta em inglês, mas os membros ajudam muito. Ha um forum e um xat que esta abaixo das postagens do BLOG, estou la para conversar a respeito (exceto essa semana que estarei sem internet).

      Tente buscar uma interpretação lógica para verificar se não há alguma ligação deste sonho com a realidade, uma vez que a incubação da perspectiva de futuro pode levar o sujeito a sonhar com o mesmo. =) Segundo Freud (19000) os sonhos são realizações de desejos. Para LaBerge trata da incubação como uma forma de pré-definir conscientemente parte do conteúdo do sonho a partir do desejo.

      Excluir
    3. Opa! Brigadão Bene! E master Hiriu!

      Parece-me que o bombardeio de informações que fica em nosso inconsciente no dia-a-dia, pode oferecer resultados parecidos. Aliás, não seria mais estranho se essas coincidências não ocorressem?

      Nossa mente recebe muita informação que acabamos não mantendo consciência no estado desperto, porém quando nos sonhos o inconsciente assume toda aquela estrutura, montando todo aquele mundo, parece-me natural que diversas informações, eventos, temas, personagens acabem coincidindo. As fontes como boa ficção científica de filmes e livros, documentários e claro reflexões do cotidiano, poderiam ser fatores para contribuir para esses nossos resultados :D

      Bons sonhos para todos nós!

      Excluir
  2. Marlon, eu não entendi por que você citou a palavra "limbo" no título do post. Você não chega a desenvolver o assunto. O que exatamente seria um "limbo" em um Sonho Lúcido? Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O limbo com relação aos sonhos, é um lugar que o sonho não esta formado, e na maioria das vezes você permanece e não consegue sair por algum tempo "dele" (já aconteceu comigo-triste-, você esta consciente no sonho mais não pode muda-lo e nem sair dele. Assista ao filme "A Origem"(Inception) no filme fala um pouco sobre o assunto, e aqui no blog também já foi explicado sobre o limbo. flws. espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Brigadão pelo elogio. O limbo ainda não li a respeito em literatura ou pesquisas. Só mesmo como bem comentou o companheiro(a) anônimo(a): no filme Inception - A Origem.

      Mas reparem que esse limbo que tenho denominado é exatamente esse que foi comentado. Trata-se de um período que antecede a estabilização de um cenário de sonho. Pelo menos pelo que tenho experimentado, podemos tocar diversas superfícies, como uma mesa, um chão, uma parede... e em meio a poucos estímulos, podemos criar rotinas para adentrar no sonho REM.

      O limbo afinal de contas, poderia ser muito bem um sonho Não-REM(NREM). Esse sim possui estudos e pesquisas identificando-o como tipicamente, nebuloso, pouco vívido, sem emoções, mais mecânico :D

      Excluir
  3. Olá, ficaria grata se pudesse me ajudar a esclarecer uma dúvida...
    Há alguns meses, algum tempo após eu me deitar, imagens começavam a se formar a minha volta. Em duas das vezes vi vários amigos rindo, dançando e interagindo, era como se eles estivessem de fato no meu quarto enquanto eu permanecia deitada com uma sensação de cansaço. Além do cansaço, eu não conseguia me mover e sentia uma pressão que me "empurrava" contra a cama, o que me deixava completamente desconfortável e querendo que aquilo acabasse logo. Isso aconteceu várias vezes durante mais ou menos um mês, sendo que em algumas dessas vezes eu conseguia obrigar meu corpo a se mover a tempo e procurava perambular pela casa para conseguir dormir tranquilamente, do contrário, a sensação voltava junto com as alucinações visuais e sonoras. A dúvida é: o que de fato eram essas alucinações? Já tive paralisia do sono ao adormecer antes e nenhuma paralisia poderia parecer tão real, tão vívida como essas. O mais estranho é que eu sabia quando isso ia acontecer, toda vez que me deitava e sentia meu corpo "pesado" acompanhado de uma sensação desagradável era certeza que viria tudo de novo. Seriam alucinações hipnagógicas acompanhadas de paralisia do sono? Ou alguma outra coisa? Realmente fiquei curiosa a respeito.
    Obs: parabéns pelo blog, é realmente ótimo, os sonhadores lúcidos e interessados no assunto agradecem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela,

      Brigadão pelo elogio. Seja sempre bem-vinda!

      Tua intuição está certa. Trata-se de alucinação hipnagógica/hipnopômpica que tivesse acompanhada de paralisia do sono. O livro "A Mente Assombrada" é excelente para esclarecer sobre essa área. O autor mergulha nos mais variados tipos de alucinações e estados mentais alterados que podemos adentrar, seja numa noite de sono, num cochilo ou mesmo acordados.

      Sobre o realismo das alucinações, podem de fato ser indistinguíveis da realidade. Significa que podemos estar até já fora da cama, com olhos abertos, mas ainda observando construtos mentais tão reais como a própria realidade.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  4. Olá Marlon. Há algumas semanas atrás comecei a me interessar por este assunto de sonhos lúcidos. Sabe como e uma coisa leva outra, estava pesquisando sobre paralisia do sono que e algo recorrente pra mim e consequentemente o assunto de sonhos lúcidos apareceu e resolvi treinar. Diariamente tenho feito os reality checks, até que há umas duas semanas mais ou menos no meio de um sonho resolvi fazer um reality check (contagem dos dedos). E aí percebi que estava sonhando, porém não senti muito controle sobre o sonho e a imagem do sonho estava meio escura e distante . Na verdade o que quero te perguntar e se quando vc fica lúcido no sonho, as imagens que se formam são como na realidade? Existe alguma técnica para aumentar a definição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como se você estivesse na realidade mesmo. Uma das poucas experiencias que tive, era tudo mais ou menos embasado mas nos outros a realidade era melhor. Acho que por conseguir estabilizar melhor o sonho, sei lá...

      Excluir
  5. Olá Marlon, primeiramente parabéns pelo site! Voltando a minha duvida...eu lembro claramente que quando era mais novo, acho que até uns 15 anos, tinha SL frequentemente sem nem mesmo saber sobre o assunto, achava normal...
    Lembro que meu Reality check era começar a correr e saltar...era fácil saber q sonhava pois logo os saltos eram MUITO altos...porém perdi essa sensibilidade, e estou querendo ter novamente essas experiências. Quanto tempo devo demorar até conseguir ter SL de novo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc dorme bem?Tem um Horário que permite seu sono ser saudável?
      Se sim vc ja tem um bom início, segundo passo é sempre se perguntar se o que você faz no dia a dia é real ou se aquilo é um sonho,( pra saber basta fazer um RC) depois de vc "calejar sua mente a sempre duvidar da realidade e testar se é real ou não vc deve encontrar um método, que basicamente consiste nesses outros passos que eu disse anteriormente e algumas coisas a mais...
      Alguns método podem não ser eficazes pra vc, vai depender, o negócio é vc ir testando, tem aki no Site e o Marlon explica muito bem eles... Crie um método só seu, por exemplo o meu é uma Mistura de Tholey com CAT com WBTB...
      Boa sorte com os SL's

      Excluir
  6. Olá Marlon e Onironautas, algum de vocês podem me ajuda?
    Há tempos atras passei duas vezes por uma paralisia do sono de forma involuntaria, e passei a pesquisar sobre o assunto porque achei interessante, na epoca nao tinha conhecimento de sonhos lucidos e infelizmente nao pude aproveitar a oportunidade para ter um rsrsrs. Mas agora já tem uns meses que venho tentando ter sonhos lucidos e ja usei varias tecnicas a melhor na minha opiniao da qual eu ja cheguei mais proximo foi a WILD, consigo relaxar todo o meu corpo, consigo manter minha mente vazia, sinto meu corpo vibrar de forma bastante parecida com o estado vibracional, mas nao chego a paralisia do sono nunca, tambem ja pensei que é possivel conseguir sem passar pela paralisia do sono, mas ainda nao obtive exito, me mantenho por bastante tempo no estado vigilia/sono, começo a ver imagens rapidas, deixo todas passar de forma imparcial, elas passam como se fosse o começo do sonho, mas só duram alguns segundos, o problema é que fico nisso por tanto tempo, tipo umas 2 hrs e nunca consigo nem a paralisia do sono e nem entrar em um sonho lucido, e depois de tanto tempo acabo adormecendo, acho que o meu problema está sendo em criar uma ancora para me manter focado e ao mesmo tempo cair no sono, vocês tem alguma dica de uma ancora? o negocio de imaginar uma lotus nao funciona muito comigo até porque nao consigo imaginar ela muito bem, o que mais da certo pra mim foi ficar repetindo um Mantra: FARAON, esse mantra é usado por pessoas para fazer viagem astral, meu objetivo é o sonho lucido, mas creio que o mantra funciona da mesma forma tanto pra um tanto pro outro, queria alguma dica, de como posso alcançar esse estado vigilia/sono, a dica de ancora tambem, e tambem de uma posição alguma alem da posiçao barriga pra cima, queria saber se existe alguma outra de lado, ou de barriga pra baixo que seja. Espero que possam me ajudar, grato desde ja.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Passei por algo essa madrugada que antes de começar a ler sobre achei a experiência mais assustadora que ja tive sonhando rs
    Eu havia tomado alguma coisa que deixou meu corpo todo mole, e em todo momento eu sabia que estava sonhando, tentava olhar para um ponto fixo e tudo meio que derreria. Eu falava pra mim mesma que precisava acordar, mas não conseguia sair daquilo. Foi que sai me arrastando, fui a cozinha, e tomei um copo de água e pedi ajuda a minha irmã. Meus sentidos foram voltando aos poucos e quando tava quase normal eu acordei. O interessante é que o lugar era o mesmo onde eu estava, era tudo exatamente igual. Recentemente eu tive umas crises de pânico relacionadas a estresse e minha psicologa me indicou não dormir sozinha, pq o apice das crises eram na hora de dormir e por isso a dois meses eu durmo na casa de uma irma. Essa mesma irma que me levava ao medico quando tive as crises, foi a mesma que me ajudou em sonho. Por ter uma especie de trauma por causa disso tudo, quando acordei as 3:25 essa noite eu entrei em desespero, senti a mesma falta de ar das crises e o coração acelerado. Demorei muito a consegui dormir, mas consegui sem precisar ir ao medico, pq tomo um fitoterápico antes de dormir e o sono enfim chegou. Acordei agora com o sonho completo na mente, detalhe por detalhe. Contei para oeu namorado e ele disse que ja teve isso e que é massa rs o meu episodio foi desesperador.

    ResponderExcluir
  8. Marlon
    primeiro parabéns pelo blog
    agora vou te contar minha experiência: uns meses atrás sonhei que estava correndo com algumas pessoas num corredor até que um parou e saltou pela janela. foi aí que eu percebi que estava sonhando. á partir daí eu controlei meus moviumentos por alguns segundos e acorde mas o mais intrigante foi que eu nunca tinha ouvido falar em sonhos lúcidos antes. como você me explica isso ? obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  9. kkkk
    tá de sacanagem né, é instintivo =D
    também já tive a mesma experiencia e só fui saber de sonho lúcido bem depois.
    se quiser se aprimorar ou saber mais pesquise sobre o assunto, aqui no site por exemplo ;)

    ResponderExcluir
  10. Era bem novo na minha esperiencia. A minha ancora pra saber se estava sonhando ou não, foi ganhar um abraço de uma garotinha que eu gostava na escola, logo pensei " Isso é impossível... Perai... To sonhando" Comecei a imaginar o que poderia fazer e acho que essa foi a minha ruína, logo depois eu acordei. Mas foi bem legal.

    ResponderExcluir
  11. Olá,desde pequeno tenho paralisia do sono (descobri o nome disso a pouco tempo) .Antes eu tinha com mais frequencia,agora que ja li bastante a respeito são raras as vezes que tenho. Por que será?

    Embora eu não soubesse que isso era possivel,e apesar dum certo medo que sentia,eu as vezes deixava rolar ,e para minha surpresa tinha consciencia que saia do corpo,mas eu não sabia o que fazer e então ficava ali mesmo no quarto. Quando finalmente pesquisando na internet sobre o assunto,descobri que é mesmo possivel que eu saia do meu corpo, então eu tentava atravessar a porta,do quarto para outra partes da casa, mas fazia um esforço danado para atravessa-la porque a porta se esticava como se fosse feita de borracha.

    A minha dúvida é; eu simplesmente sonhava isso ou estava mesmo fora do corpo tentando atravessar a porta?

    ResponderExcluir
  12. Qnd imagino sonho lucidoblogo penso em um lugar td branco em qual agente pode criar td q quiser mulheres mestres de kung fu monstros para lutar guerras construçao de cidades etc

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...