ÚLTIMOS

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Incursão Mental em Memórias Antigas através dos Sonhos Lúcidos

         Em 1994, sentado em um banco de escola, fiz uma pausa e refleti sobre o tempo. Pensei em como seria poder retornar para aquele momento, do futuro. O experimento a seguir, objetivou alcançar memórias de décadas atrás, aproveitando o exercício de reflexão criado na época. A brincadeira foi realizada por um sonho lúcido, no qual ao ficar consciente, fui visitar essa lembrança.

Experimento em sonho lúcido com memórias antigas. Será possível acessar memórias do inconsciente, inacessíveis pelo estado desperto? Na imagem, a brilhante obra de Jim Starlim: Dreadstar.


As técnicas que utilizei foram, o uso de Diário de Sonhos, a técnica de indução MILD, Reality Checks das mãos e o Tato.

O Sonho Lúcido:

       Quando percebi, estava num ambiente escuro, procurei manter a consciência e fui sentindo o ambiente do sonho se formar, tateando primeiro pelo chão, passei para uma parede e desejei encontrar uma porta.
       Percebi estar na casa dos meus pais, lembrava a mesma da época em que estudara na Tupy. Olhei-me no espelho e brinquei de virar o Hulk. Meus músculos inchavam de acordo como eu queria. Sai do quarto e estava escuro. Percebi que ia acordar. Estava consciente, sentindo o chão e fui tateando no ambiente. , passei por algumas paredes e senti uma porta. Encontrei a maçaneta e abri desejando o cenário mais claro. O ambiente lembrava mesmo a casa dos meus pais. Porém ainda estava escuro. 



        Decidi comer alguma fruta para curtir a experiência. Passei pela cozinha e peguei da fruteira uma pêra. Também outra fruta eu mordi e parecia maça. Continuei a andar e o ambiente foi escurecendo. Procurei uma porta. Abri desejando o cenário de vinte anos atrás, onde fizera minha reflexão no banco da escola. Abri, vi a grama, o dia claro e a direita o banco o qual recordava estar sentado décadas atrás, refletindo sobre o tempo e como seria interessante poder voltar do futuro para aquele momento. A esquerda havia o corredor, com as salas de lado de um lado e a grama de outro.
        Caminhei e  num espelho vi meu reflexo de adolescente, com o rosto magro. Mais uma vez achei que ia acordar, mas mantive a consciência e  deixei o ambiente do sonho se reestruturar, tateando pelo chão, passei para uma parede e desejei encontrar a porta. Abri e fui rapidamente para garagem. Também escureceu rápido e achei q fosse acordar.  Fiz umas flexões no novo ambiente tateei e despertei.

26 comentários :

  1. Ótimo post, tenho uma sugestão para o próximo, que tal falar sobre a interação com alguns personagens dentro do sonho, tipo como encontra alguém especifico, os tipos de personagens pois alguns são meio burros e outros parecem mais inteligentes, e como reencontrar eles em outros sonhos.

    ResponderExcluir
  2. Márlon, porque você não compartilha lá no fórum seus sonhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou voltar! Fim de curso na faculdade, trabalho e casório me deixando em ritmo alucinante rsrsrs nosso Fórum é show!!!

      Excluir
  3. Pessoal, nunca tive sonho lúcido, estou a 4 dias a treinar e preparar me para um, já tenho o diário dos sonhos sempre ao meu lado, algumas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplique o MILD e mantenha um plano ou experimento para realizar assim que conseguir ficar consciente no sonho. Isso vai te ajudar a manter o foco. Lembre-de ilusão a Técnica das Portas para manipular o sonho sem forçar a barra e despertar.

      Abs e bons sonhos para todos nós!

      Excluir
  4. Sou novo aqui e me interessei pelo assunto mas tenho muito medo da paralisia deve teme ou em frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paralisia do sono acontece normalmente para quem já tem propensão e uma vez compreendida do que se trata não precisa causar medo. O mesmo para alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas. Basta um lida com calma sobre os temas. Saber que existe, mas ter em mente que talvez nunca venha a acontecer contigo. ;)

      Excluir
  5. Hey Márlon,
    Acompanho seu blog já faz um ano ou mais e tive meu primeiro sonho lúcido e foi mais ou menos assim:
    Há umas duas semanas me deitei pra dormir e me lembrei o quão incrível seria ter um sonho lúcido mas sem esperanças de que acontecesse. Pela madrugada acordei meio assustado com barulhos e me forcei a dormir já que não era nada. Eu estava deitado no chão e eu comecei a puxar minha consciência ou pra fora do meu corpo. E lá estava eu de pé e deitado haha foi estranho, mas eu queria explorar o cenário. Abri a porta e fui em direção ao portão só que tava bem escuro, então tentei fazer com que o sol aparecesse mas sem sucesso, e então estiquei minhas mão e projetei feixes de luz e finalmente acho o portão. Alcancei a rua muito fácil e o céu tava incrível, vi as estrelas perfeitas nunnum céu claro e eu queria aproveitar aquilo e fiz o que todo mundo faz e impulsionei em direção ao céu só que tudo ficou instável e eu me lembrei que muitos disseram que voar é excitante demais e isso pode te acordar então desci do céu como o Hulk e então apenas pulei, e foi muito louco sentir o chão rachando sob meus pés toda vez que batia asfalto. Eu tinha uma experiência programada pra quando ficasse lúcido: liberar poder igual naqueles animes e destruir tudo. Então começou a fluir poder a minha volta e tudo saia voando pra longe conforme eu andava e tudo se quebrava, vidros e casas carros. Como moro próximo a uma rodovia desci pra lá correndo e comecei a andar no meio dela com vários carros passando e eles mal podiam me acertar, era como se houvesse uma barreira, tipo a Jean do filme do Xmen quando ela pira e destrói tudo hahahaha Depois de brincar mais um pouco mergulhei no asfalto e simplesmente acordei devagar e super excitado pelo sonho. Depois quando fui escrever percebi que meu sonho lá dentro deve ter durado uns 15 minutos e eu fazia reality checks sempre que ia fazer algo perigoso então foi a melhor experiência possivel..
    Pra um primeiro sonho lúcido meio que sem querer tá incrível né? Kkkkkkk E eu só usei o método de Tholey esporadicamente já que a chance de ter paralisias com os outros é bem grande ou não?
    Abraços e valeu pelo super blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei parabéns pelo sonho! Foi divertido demais heim! Seja sempre bem-vindo! Gostei muito do teu auto-controle e virar o Hulk aterrizando rsrs e principalmente recordar o experimento planejado. Abração!

      ps: não deixe de compartilhar tuas experiencias no Fórum. Há link aki no blog para lá.

      Excluir
  6. Oi Marlon sou o Rodrigo de mandirituba acompanho o blogue desde o início. Tive meu primeiro sonho lúcido aos 7.que tal marcarmos um encontro de sonhadores lúcidos para trocarmos experiência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, vamos fazer sim. Bem provável no ano que vem. Só precisamos reunir uma quantidade interessante de pessoas e aí bolamos o evento que tal? Grande abraço!

      Excluir
  7. Olá... Desculpe perguntar anoniamente mais, você sabe o por quê em sonhos as mãos não ficam "normais?" Sempre estão bizarras, com dedos a mais, dedos cortados e etc... e eu nunca entendi isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Sem problemas. Isso tem relação com o estado mental do sonho, em que nosso cérebro mantém a parte mais racional ou lógica menos ativa. Por isso a existência tão conveniente dos reality check ou testes de realidade ;)

      Excluir
  8. Legal marcamos uma data.tenho certeza que o pessoal vai comparecer em peso.

    ResponderExcluir
  9. Olá Marlon, ontem tive um sonho com uma musica que ouvi pouco antes de dormir, no sonho a musica parecia muito mais linda do que a do mundo real, você já teve um sonho parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aconteceu comigo tbem de ouvir nos sonhos melodias bem encantadoras! Descrevi algumas experiências no site.

      Excluir
  10. Boa noite, pessoal! Esse site tem alguma parte de chat?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tem sim. Experimente a versão da página que não é para mobile.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Tive meu primeiro sonho lucido!! Nunca consegui sempre tentei mas até que emfim tive um!! Foi bem rápido mais foi uma das melhores experiências, eu percebi que está num sonho quando olhei para minha mão (deitado na cama) e tinha um dedo no pé nela kkk, outra coisa que percebi que quando comanda algo ele não eh imediato e as vezes sai errado.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde
    Interessante tais experiências, especialmente o fato de resgatar ou vivencia memórias antigas. O tema sonho é tão vasto, gostaria que houvesse mais documentos relacionados a práticas.
    Já criou algum artigo a respeito?

    ResponderExcluir
  14. Olá. Sou o Junior, moro em Santarém -Pará. Comecei a ter sonhos lúcidos a pouco tem, mas até então não sabia do que se tratava. Ainda tenho muitas dúvidas. Existe algum canal de msg instantânea para que possamos nos comunicar???

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Ola este site ou blog e muito antigo e eu estou comentando em 2016 espero que tenha alguem pra me responder eu sempre tive muitos sonhos quando mas novo 6 ao os 8 sonhos ruims sempre fiquei acordado com medo pq eu tinha pesadelos com serias killer de filmes de terro e agora tenho 13 e quero saber mas sobre isso porque nunca mas tiver pesadelos e hoje tive um sonho que vao vazer vcs ficarem assustados ja falei muito contarei sobre o sonho se alguem me responder para me ajuda pois procurei na net e falam uma coisa e outros falam diferentes

    ResponderExcluir
  17. Ola este site ou blog e muito antigo e eu estou comentando em 2016 espero que tenha alguem pra me responder eu sempre tive muitos sonhos quando mas novo 6 ao os 8 sonhos ruims sempre fiquei acordado com medo pq eu tinha pesadelos com serias killer de filmes de terro e agora tenho 13 e quero saber mas sobre isso porque nunca mas tiver pesadelos e hoje tive um sonho que vao vazer vcs ficarem assustados ja falei muito contarei sobre o sonho se alguem me responder para me ajuda pois procurei na net e falam uma coisa e outros falam diferentes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...